Início / REAVIVADOS POR SUA PALAVRA - PRIMEIRO DEUS / Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 28/02/2019 – Meditando em Números 22

Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 28/02/2019 – Meditando em Números 22

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



  • CONTEXTO:  Israel tinha conquistado terras a oeste do rio Jordão e fazia preparativos para a ampla invasão aos territórios do leste. Pela primeira vez, o foco da narrativa sai de Israel e passa para um povo estrangeiro que observa Israel. Esse olhar externo a Israel é positivo, tanto da parte dos inimigos, que enxergam poder, quanto da parte de Deus, que enxerga Sua bênção.

 

  •  O TEMOR DE MOABE:  Balaque, do hebraico, “o destruidor”, temia pela proximidade de Israel. Entendia que os israelitas eram mais fortes, pois haviam se libertado do Egito e derrotado grandes reis. Eram muito numerosos. Poderiam devorar suas plantações e invadir suas cidades. Por medo, Balaque buscou desesperadamente ajuda para amaldiçoar Israel, a fim de que pudesse atacá-lo e expulsá-lo.

 

  • BALAÃO: “Balaão já havia sido um bom homem e profeta de Deus; mas apostatara e entregara-se à cobiça; todavia professava ainda ser servo do Altíssimo. Não ignorava a obra de Deus em prol de Israel” (Patriarcas e Profetas, p. 439). Deus lhe ordenou claramente que não fosse com os príncipes moabitas e que não amaldiçoasse Israel, pois era um povo abençoado. Ainda assim, Balaão os recebeu em sua casa e fez mais uma consulta a Deus, tentando forçar uma mudança de situação, para que fosse beneficiado.

MEDITANDO EM NÚMEROS 22

 1 – Balaque lisonjeia Balaão, afirmando “quem tu abençoares será abençoado e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado” (Nm 22:6). Essa frase lembra o chamado de Abraão (Gn 12:3). Por que Balaque estava errado e o que isso significa para nós, hoje? (Rm 8:31)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2 – Balaão “amou o prêmio da injustiça” (2Pe 2:15). Fazia declarações de submissão a Deus, mas, logo em seguida, dava margem à cobiça. Por que dar espaço para a cobiça, seja ela qual for, é mortal para a vida cristã?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 3 – A jumenta de Balaão enxergava mais do que ele (Nm 22:23). Como o pecado nos cega para as realidades espirituais? Por que precisamos do colírio divino? (Ap 3:18)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Os inimigos dos israelitas os observavam com certo respeito e temor; Deus mantinha uma bênção inquebrantável sobre eles. Como somos vistos hoje? Deus ainda cuida de nós? (Ap 3:19)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

🌅
“O tentador está sempre a apresentar lucros e honras mundanas para aliciar os homens do serviço de Deus. Diz-lhes que são os seus demasiados escrúpulos de consciência que os impedem de alcançar a prosperidade. Assim muitos são induzidos ao risco de saírem do caminho da estrita integridade. Um passo errado torna o outro mais fácil, e eles se tornam cada vez mais presunçosos”

(Patriarcas e Profetas, p. 439, 440).


sobre Baixoguandu

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Noticias Adventistas: ADRA continua a fornecer assistência em Moçambique, Malawi e Zimbábue – 25/03/2019

Fazer DownloadImprimir  Tão rapidamente quanto veio, o Ciclone Idai passou por Moçambique, Malawi e Zimbábue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!!