Início / REAVIVADOS POR SUA PALAVRA - PRIMEIRO DEUS / Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 11/03/2019 – Meditando em Números 33

Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 11/03/2019 – Meditando em Números 33

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



  •  OS ACAMPAMENTOS:  O texto inicia com a expressão ’elleh (“estes”, “estas”), característica de introduções a listas de localidades, nomes ou leis (Gn 36:15, 20, 31; Nm 3:3; 1Cr 2:1). Números 33:1 a 49 relata as “jornadas”, “partidas” ou “estadas” das peregrinações dos israelitas, passando por 42 localidades divididas em três partes: (1) de Ramessés ao deserto do Sinai (v. 5-15); (2) do Sinai a Cades (v. 16-36); e (3) de Cades às campinas de Moabe (v. 37-49). O elevado número de partidas sugere a impossibilidade de sobrevivência no deserto por meios normais. O cuidado divino foi crucial para a sobrevivência de Israel.

 

  • A MISSÃO: Os preparativos tinham sido feitos para a invasão, com o fim de desapossar “todos os moradores da terra” (Dt 33:52), o que não implicou genocídio ou a morte de todos eles, mas sua expulsão. Pela guerra, conquistariam a posse (reshet, do verbo yarash) da terra a Israel. Yarash também é empregado com o sentido de “desapossar”, sugerindo transferência e não apropriação indevida do direito de posse da terra por Israel. A posse da terra era uma concessão divina e não o direito perene de nenhum povo, nem mesmo de Israel. Se os israelitas não expulsassem completamente os cananeus, também poderiam perder a posse da terra (Nm 33:56; Dt 4:26).

MEDITANDO EM  NÚMEROS 33

1 – Mesmo com o poder de Deus atuando em nossa vida, precisamos ter coragem para agir (Nm 33:3, 4). Que situações ou decisões em sua vida espiritual exigiram ou estão exigindo coragem?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Toda uma nação passou por mais de 40 “mudanças de casa” em 40 anos. Imagine as dificuldades e lutas do povo nesse período. Cabe a nós julgá-los ou aprender com suas lutas, virtudes e falhas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Que coisas ou situações você precisa eliminar de sua vida? (Nm 33:55, 56) O que vai acontecer se você não agir? (Mt 5:29, 30)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Olhando para sua história pessoal, por quantas “paradas” você passou? Quem você era e quem é hoje? O que seria de você se Deus não fizesse parte de sua vida?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“Quando jornadeava pelo deserto, o povo de Israel louvava a Deus com cânticos sacros. Os mandamentos e promessas de Deus eram postos em música, e durante toda a viagem cantavam-nos os viajantes peregrinos. […] Assim Seu caminho deveria se tornar conhecido na Terra, e ‘em todas as nações’, a Sua ‘salvação’ (Sl 67:2). Assim deve ser agora. O povo do mundo está adorando deuses falsos. Devem ser desviados do falso culto, não por ouvir denúncia contra seus ídolos, mas vendo alguma coisa melhor. A bondade de Deus deve se tornar notória”.

(Parábolas de Jesus, p. 298, 299).



sobre Baixoguandu

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Noticias Adventistas: ADRA continua a fornecer assistência em Moçambique, Malawi e Zimbábue – 25/03/2019

Fazer DownloadImprimir  Tão rapidamente quanto veio, o Ciclone Idai passou por Moçambique, Malawi e Zimbábue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!!