Diaconato Masculino

Print Friendly, PDF & Email

Diaconato Masculino

O cargo de diácono é descrito no Novo Testamento (1Tm 3:8-13), onde se emprega o termo grego diáconos, do qual deriva o vocábulo português “diácono”. A palavra grega é interpretada de várias maneiras como “servo, ministro, servidor e servente”, e nos círculos cristãos adquiriu o significado particular que agora se atribui a “diácono”. A Escritura confirma claramente esta função na igreja do Novo Testamento: “Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.” (1Tm 3:13). Com base nessa autoridade, a igreja elege alguns dos seus membros para que prestem serviços eminentemente práticos, cuidando de diversos aspectos das reuniões, assim como da propriedade da igreja.
As diaconisas estavam incluídas no grupo daqueles que trabalhavam oficialmente nas primeiras igrejas cristãs. “Recomendo-vos Febe, nossa irmã, diaconisa da igreja de Cencreia, para que a recebais no Senhor de modo digno, como convém a santos, e a assistais em tudo o que ela de vós precisar, porque também ela ajudou a muitos, a mim inclusive.” (Rm 16:1-2, Bíblia de Jerusalém).
O chamado para o cargo de diácono abrangia mais do que cuidar dos negócios da comunidade cristã em rápido crescimento. Os diáconos estavam empenhados numa parte importante da obra do Senhor, que requeria qualificações quase tão exigentes como as do ancião. (Ver 1Tm 3:8-13.) “O facto de terem sido esses irmãos ordenados para a obra especial de olhar pelas necessidades dos pobres não os excluía do dever de ensinar a fé. Ao contrário, foram amplamente qualificados para instruir a outros na verdade; e se empenharam na obra com grande fervor e sucesso.” – Atos dos Apóstolos, pág. 90.
Algumas funções dos diáconos e diaconiasa:
  1. Apoio a Serviços e Reuniões
  2. Visita aos Membros
  3. Preparação dos Serviços Batismais
  4. Apoio aos Serviços da Santa Ceia
  5. Cuidar dos Doentes e dos Pobres
  6. Cuidado e Manutenção da Propriedade da Igreja

sobre Baixoguandu

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

A cada cinco segundos, uma pessoa fica cega – 13/10/2018

  Se você está lendo este artigo, agradeça a Deus por sua visão. Cuidar dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco!