Início / TEMA JOVEM 2019 / Ministério Jovem Adventista: Lançou o Novo Manual Jovem 2019

Ministério Jovem Adventista: Lançou o Novo Manual Jovem 2019

image_pdfFazer Downloadimage_printхэвлэх


Novo site para liderança jovem, desenvolvido pelo Ministério Jovem da DSA…

NOVO SITE LIDERJA.COM

O Ministério Jovem da DSA, tendo em conta o novo programa de liderança jovem, lançou um site para você se manter informado sobre tudo.

A nossa intenção aqui é divulgar essa plataforma e vamos usar das palavras do próprio Departamental do Ministério Jovem da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Pr. Carlos Campitelli:

No site liderja.com “você vai encontrar recursos, materiais para ajudar você a desenvolver melhor a tua liderança. E em conjunto com o Novo Manual do Ministério Jovem, você encontrará muitos recursos, ferramentas, que estão alinhadas ao programa de desenvolvimento de líderes, atualizado para você poder fazer, realmente, o melhor para a tua igreja e pela tua juventude.

Aproveite as várias ações, áreas que tem o site que também nos direciona para outros sites e outras ferramentas para melhor desenvolver a nossa liderança.

Nesta jornada, mergulhe profundamente e entre na vibração do que significa ser um líder para o ministério jovem hoje.

Deus te abençoe sempre, Maranata!

Até o Manual for divulgado, saiba algumas informaçõesXCHARX Fonte do artigo: blog Guia do Líder 2019 chegou e várias novidades. E com certeza a mais aguardada de todas é o lançamento do novo Manual do Ministério Jovem para a Divisão Sul-Americana!

A equipe Guia do Líder (participante ativa das atividades nas Uniões de Norte a Sul do Brasil) teve acesso ao novo Manual Jovem, e neste artigo vamos compartilhar com você algumas das novidades e impressões iniciais.

Disponibilidade e Lançamento

O novo Manual Jovem foi recebido nas Associações e Missões de toda DSA no ultimo mês de novembro e, atualmente, está sob a guarda do Departamento Jovem local. Ele ainda não foi “lançado” oficialmente ao público jovem, ou seja, não está disponível para aquisição, acesso ou download pelos diretores, regionais ou distritais. No momento ele está em “fase de internalização” pelas equipes de coordenação geral dos diversos campos, e sua previsão de lançamento oficial é para o início de 2019, em sua maioria no mês de fevereiro, mês em que alguns campos tem marcado os treinamentos de Regionais e Distritais.

Enquanto isso, apenas os líderes e coordenadores de jovens diretamente ligados ao Departamento Jovem das Associações e Missões receberam acesso ao manual a fim de se familiarizarem com o novo manual e desenvolverem os conteúdos a serem apresentados nos treinamentos de lançamento.

Sendo assim, a ordem é aguardar o lançamento oficial para ter acesso ao conteúdo na íntegra do material. Por esse motivo, nossa equipe não está autorizada, ainda, a divulgar informações privativas do manual ou alguns trechos/reproduções de seu conteúdo.

Principais novidades e mudanças

Agora o Manual Jovem é dividido em 10 seções, sendo estas correspondentes a cada uma das competências abordadas no novo curso de 10h do ministério jovem, como será descrito mais abaixo na seção de desenvolvimento de liderança. É fácil perceber que o principal foco do novo manual é desenvolvimento (capacitação) para o Discipulado.

Os primeiros dois capítulos tratam sobre a história, filosofia e ideais do Ministério Jovem, com o objetivo de situar os novos líderes e relembrar aos veteranos qual a base de nossa fé, objetivos e propósitos. Essa seção também trata como deve ser a visão do líder e o modo de discipulado para as novas gerações.

Nessa seção também contamos com dicas e planejamentos dos principais projetos realizados regularmente pelo ministério jovem, desde uma Escola Sabatina Jovem, até ao planejamento de uma Vigília ou Congresso de Jovens.

Os demais capítulos são compostos pela tríplice fundamental do fortalecimento da igreja nos últimos anos – Comunhão, Relacionamento e Missão – e o desenvolvimento de Liderança, este último é composto pelos capítulos finais do manual, acompanhado do novo Cartão de Líder.

Vários projetos, o mesmo objetivo

O novo manual agora traz a centralização dos principais projetos evangelísticos e de discipulado presentes na Divisão Sul-Americana: G148, OYiM (Um Ano em Missão), Missão Calebe, DNA.Com, PG My Style, A Sociedade, Estilo Life, GPS…Rota de Amizade, Conexão PG. Todos estes projetos, tem como princípio a organização dos jovens para salvar os jovens, e o manual expõe como cada um destes projetos tem transformado vidas e sido relevantes na vida e comunidade dos jovens adventistas.

Todo o conteúdo do manual se integra, desenvolve e culmina com foco no PDL JA. O Programa de Desenvolvimento de Líderes da DSA é, como já mencionado anteriormente, voltado para capacitar os líderes em formação que estão envolvidos no ministério jovem, assim como para atualização daqueles que já foram investidos nas classes de liderança jovem.

O PDL estará disponível para aplicação, conforme o manual, presencialmente através do curso de 10 horas oferecido pela Associação/Missão ou em ambiente virtual, que contará com interações e videoaulas especiais.

Dentro do PDL JA serão desenvolvidas as 10 competências do líder JA, que possuem parte de seu conteúdo teórico presente no manual, e baseadas em 5 propósitos básicos descritos no capítulo de liderança no manual.

Novo cartão de liderança

O novo manual traz em si, além do novo regulamento de uniformes e cerimônias de liderança, também o novo cartão do Líder (clube de líderes) do qual falaremos mais detalhadamente no futuro. Nele estão elencadas as atividades a serem realizadas pelo líder em formação para que ao fim alcance o direito de ser investido em Líder Jovem.
O que vem por aí?

Como dito no início do post, não podemos, até o momento, dar muito spoiler sobre o conteúdo do novo Manual Jovem, mas tenham certeza que podem esperar muita coisa boa, muito conteúdo realmente relevante, e acima de tudo, um Guia do Líder JA completo, há muito aguardado e que vai sim fazer toda a diferença nessa nova geração.

Que através deste novo instrumento, possamos todos juntos apressar ainda mais a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Maranata!

FONTE: Blog Guia do Líder

Novo Manual de Formação de Líderes do Ministério Jovem

Novo Manual de Formação de Líderes do Ministério Jovem

A formação de líderes sempre foi uma marca registrada do Ministério Jovem, porém os tempos e o perfil da juventude têm mudado de maneira acelerada. Por esta e outras razões era de caráter imperativo ter um manual que auxiliasse todo aquele que lidera a juventude adventista. O manual do Ministério Jovem é um guia de orientações, um recurso de consulta, um norte claro na hora de planejar e executar os projetos. Esse manual contém as linhas gerais de como fazer e liderar o Ministério Jovem nos tempos de hoje, bem como despertar a criatividade e inovação dos líderes e suas comunidades locais.

O manual contém o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL JA), por meio do qual o líder mergulhará, em dez capítulos, numa jornada de aprendizagem e aperfeiçoamento dos seus dons. Cada um dos capítulos visa ser também uma competência a ser desenvolvida pela liderança jovem na América do Sul.

Além do manual, outros materiais de apoio foram produzidos, como vídeo-aulas, apresentações e diversos outros recursos, e tudo isso estará disponível na íntegra pelo site liderja.com, ou pelo aplicativo lider JA. Através das redes sociais também será possível saber de todas as atualizações de conteúdo para a liderança JA.

Diante dos desafios da liderança jovem, é vital que o ancião de igreja estude o material com profun – didade, a fim de atender e apoiar de maneira mais expressiva as iniciativas dessa área .

A seguir apresento a visão geral que marca o conteúdo do manual e o programa de desenvolvimento de líderes.

Visão Geral

Sempre houve preocupação em relação à espiritualida – de e futuro dos jovens. Hoje, com toda mudança cultural trazida pela revolução tecnológica em curso, os pais e os líderes da igreja ficaram ainda mais apreensivos acerca da vida religiosa da juventude. Enquanto muitos falam que os jovens estão perdidos, outros acreditam no grande potencial dessa geração.

A Igreja Adventista está atenta também às mudanças e exigências do mundo contemporâneo. Prova disso é que a transmissão de valores para as novas gerações é uma das quatro ênfases da igreja sul-americana neste quinquênio. Como líder de jovens, costumo ser questionado sobre como podemos lidar com os principais desafios e o que podemos sonhar para eles e com eles. Vejo a nossa juventude como um grande exército do bem. Eles são curiosos, conectados, proativos, inconformados com as injustiças, avessos à hipocrisia. Tudo isso faz com que essa geração tenha um grande potencial para se engajar em movimentos em favor do semelhante.

Por isso, como igreja, devemos continuar estimulando cada jovem a abraçar o ideal do serviço, mas pautar essa mobilização pela intimidade diária com Deus por meio da oração, do estudo da Bíblia e da lição da Escola Sabatina. Creio que o ser sempre precede o fazer.

Essa vida devocional que move os jovens para a ação poderá ser estimulada por meio de encontros semanais presenciais, onde a vida em comunidade possa ser experimentada. O advento das redes sociais e o intenso uso que os jovens fazem delas, mostram a sede dessa geração por relacionamentos. Não precisamos sair da internet, mas intensificar os encontros pessoais face to face. Neles, os relacionamentos são aprofundados e os dons são desenvolvidos, e com uma comunhão diária forte e relacionamentos saudáveis, o engajamento na missão será algo natural.

Os desafios de ministrar aos jovens são grandes, e um dos principais é mudar de uma cultura de “consumo de programas” para o envolvimento em projetos de curta e longa duração, especialmente os que têm como foco a comunidade de fora da igreja. Além do impacto social e evangelístico, projetos de missão transformam a mentalidade dos voluntários ao colocá-los diretamente no campo missionário. Eles descobrem que trabalhar pela salvação do próximo os aproxima de Jesus. Eles voltam com o amor ao próximo aflorado, mais generosos e parecidos com Cristo.

No entanto, os eventos também têm seu espaço, não como um fim em si mesmos, mas como partes de um todo, como momentos de celebração e inspiração que sirvam para mostrar o que Deus tem feito por meio dos jovens, motivando outros a se engajarem tendo em vista o que Ele vai fazer. Nesse sentido, é importante olhar para a juventude como protagonista em fazer a igreja, e não ser apenas meros espectadores. Se nosso foco estiver na missão, a balança entre eventos e projetos duradouros estará equilibrada na dinâmica da congregação local.

Requisito imprescindível para a liderança do ministério jovem é ser e fazer discípulos, processo cuidadoso em que um grupo de jovens é aconselhado e conduzido por alguém com mais vivência, que carrega em si marcas mais profundas da jornada cristã. Para alcançar esse objetivo queremos ter mais líderes preparados para influenciar essa geração, que ousem novos métodos com uma linguagem mais atual sem perder o essencial, e que encarem o discipulado um a um e em pequenas comunidades como indispensável para um pastoreio intencional.

Os altos índices de apostasia entre os jovens são uma realidade no contexto adventista ao redor do mundo. Por isso, o discipulado das novas gerações não pode ser encarado como uma tarefa meramente institucional. Sem dúvida, é um desafio coletivo da igreja, mas vai além disso: é responsabilidade pessoal. O discipulado não pode ser feito por atacado, decreto ou documento. Ele envolve poucas pessoas, pois é artesanal e pessoal.

Entendemos que a maior marca de um discípulo de Cristo é o amor (Jo 13:35), e quando este dom de Deus se manifesta na vida de alguém, ele transborda para outros. É por isso que o discipulado com as novas gerações será efetivo quando o amor pelos jovens for maior que nossos próprios interesses.

Baixoguandu тухай

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Үүнээс гадна, шалгах

Série da Semana Santa: Episódio 6 – Renascidos Novo Coração

Fazer DownloadImprimir Ás vezes o melhor jeito de recomeçar é nascer de novo.

Deixe Ума resposta

Таны и-мэйл хаяг хэвлэгдсэн байх болно. Шаардлагатай талбарууд нь тэмдэглэгдсэн байна *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Холбоо барих !!
G|translate Your license is inactive or expired, please subscribe again!