Início / REAVIVADOS POR SUA PALAVRA - PRIMEIRO DEUS / Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 20/03/2019 – Meditando em Deuteronômio 06

Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 20/03/2019 – Meditando em Deuteronômio 06

image_pdfFazer Downloadimage_printхэвлэх



  • SHEMA: “Ouve, Israel, Yahweh nosso Deus, Yahweh é um” (Dt 6:4, tradução literal). Essa frase, mais conhecida como Shema (“Ouve”), constitui a essência da fé monoteísta, central para o judaísmo e não menos importante para o cristianismo (Mc 12:29, 30). Deuteronômio 6:4 e 5 expressa o maior dos mandamentos: amar o Deus que é um. Aliás, esta é a primeira vez nas Escrituras em que se ordena amar a Deus. Em uma tradução bem literal, poderíamos ler o verso 5 da seguinte maneira: “E amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração [levavekha] e com toda a tua pessoa [nafshekha] e com todo o teu muito [meodekha]”. A aliança com o Senhor não deve ser formal nem movida por interesse. Envolve todo o ser, o todo e o tudo do que somos.

  • INCULCAR: O verbo original transmite a ideia de afiar, preservada nas versões bíblicas alemãs; tem o sentido de ensinar, conforme a passagem paralela (Dt 11:19). Em português, o sentido de “inculcar” está mais próximo ao de “gravar”, ensinando pela repetição.

  • NÃO ESQUECER: Lembrar era uma questão vital para Israel. Lembrar aos filhos (Dt 6:7, 20-23), lembrar no lar (v. 8, 9), lembrar da escravidão (v. 12), lembrar de guardar os mandamentos (v. 17, 24, 25). O esquecimento os afastaria de Deus e da Terra Prometida.

MEDITANDO EM DEUTERONÔMIO 6

1 - No evangelho de João, Cristo afirma “Eu e o Pai somos um” e quase é apedrejado por isso (Jo 10:31-33). Biblicamente, a Divindade pode ser uma unidade de três Pessoas?(Gn 1:26;2:24; Mt 28:19)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Você já experimentou amar a Deus na integridade e na intensidade proposta por Deuteronômio 6:5? Que impacto isso tem ou teria em sua experiência religiosa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - “Não esquecer” é essencial para nossa identidade e a missão. Que memórias precisamos guardar sempre conosco para manter nossa fé viva?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - O amor ao Deus da aliança não deve constituir uma busca egoísta, mas ser transmitido como um legado aos filhos, em um discipulado familiar. Você recebeu esse legado como filho(a) ou o tem transmitido como pai ou mãe?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“Sua própria família é o primeiro campo missionário em que os pais devem labutar. Os que abandonam o jardim do lar para que nele cresçam espinhos e cardos […] estão desprezando a Palavra de Deus”.

(Fundamentos da Educação Cristã, p. 66).



Baixoguandu тухай

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Үүнээс гадна, шалгах

Notícias Adventistas: Professora Exibe Série Renascidos em Escola Pública – 22/04/2019

Fazer DownloadImprimir Os dias que antecederam a Páscoa foram muito especiais para os alunos do …

Deixe Ума resposta

Таны и-мэйл хаяг хэвлэгдсэн байх болно. Шаардлагатай талбарууд нь тэмдэглэгдсэн байна *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Холбоо барих !!
G|translate Your license is inactive or expired, please subscribe again!