Início / REAVIVADOS POR SUA PALAVRA - PRIMEIRO DEUS / Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 25/02/2019 – Meditando em Números 19

Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 25/02/2019 – Meditando em Números 19

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



 

  • CONTEXTO:  O capítulo 19 trata da água purificadora, obtida pelo sacrifício e queima completa de uma novilha vermelha. As cinzas deveriam ser dispersas em água, a qual serviria para a purificação pelo contato com a impureza dos mortos. A última rebelião havia levado mais de 14 mil pessoas à morte (Nm 16:49), e Arão tinha se colocado “entre os mortos e os vivos,” para interceder por eles (Nm 16:48).

 

  • NOVILHA VERMELHA: Sua cor vermelha simbolizava o sangue. Ela deveria ser morta fora do acampamento e queimada ali, como um dos bodes do Dia da Expiação (Lv 16:27). Entre os judeus, reservou-se um tratado inteiro para orientar a realização desse rito. Seu sacrifício e ação purificadora simboliza a morte expiatória de Cristo pela humanidade (cf. Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 121).

 

  • ÁGUA PURIFICADORA: A expressão original (mey niddah) pode ser entendida, literalmente, como “águas da impureza” (Nm 19:9) ou “purgação”, no sentido de remover a impureza (Zc 13:1).

 

  • HISSOPO:  O sacerdote deveria lançar um pau de cedro, hissopo e estofo carmesim no mesmo fogo que queimava a novilha (v. 6). No mundo antigo, tanto o cedro quanto o hissopo eram usados por suas propriedades antissépticas e medicinais; também eram utilizados na purificação de leprosos (Lv 14:4, 6).

MEDITANDO EM NÚMEROS 19

1 – Deus tomou providências sérias sobre o contato com os mortos, pois, além dos perigos à saúde, a morte representa a gravidade do pecado (Rm 6:23). Por que às vezes percebemos tarde demais que o pecado é coisa séria?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 2 – O sacrifício da novilha estabelece vários paralelos com Jesus, o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29). Por que somente a morte de Cristo podia nos livrar da morte eterna?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Tudo o que uma pessoa contaminada tocasse se tornaria impuro, fossem pessoas ou mesmo o tabernáculo (Nm 19:13). Ou seja, a impureza física e cerimonial foi apresentada como algo transmissível. Como esse princípio é verdadeiro ainda hoje?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 4 – A água purificadora eliminava toda a imundícia (Nm 19:19). Você já se sentiu imundo(a), por alguma coisa que fez? Que esperança você encontra no sacrifício de Jesus? (Sl 51:7; Hb 9:13, 14)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

🌅
“O sangue de Cristo é eficaz, mas precisa ser aplicado continuamente”

(Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 122).*


sobre Baixoguandu

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Noticias Adventistas: ADRA continua a fornecer assistência em Moçambique, Malawi e Zimbábue – 25/03/2019

Fazer DownloadImprimir  Tão rapidamente quanto veio, o Ciclone Idai passou por Moçambique, Malawi e Zimbábue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!!