Início / REAVIVADOS POR SUA PALAVRA - PRIMEIRO DEUS / Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 08/03/2019 – Meditando em Números 30

Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 08/03/2019 – Meditando em Números 30

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



  • VOTOS:  O capítulo 30 está ligado ao anterior, por Números 29:39: “estas coisas oferecereis ao Senhor […], além dos vossos votos”. Em geral, votos envolviam sacrifícios (Lv 7:16). Voto (neder) tem um significado semelhante ao de juramento (shava‘), por envolver uma promessa. Contudo, o voto se distingue, pois sempre se faz mediante uma condição. Por exemplo, se o Senhor fosse com Jacó, este O elegeria como seu Deus e Lhe devotaria o dízimo (Gn 28:20-22). Segundo a Bíblia, uma vez feitos os votos, eles devem ser cumpridos, não importando as consequências, a não ser que contrariem a vontade de Deus. O que “sai da boca” deve ser cumprido, literalmente, no hebraico, “conforme tudo o que sair de sua boca, fará” (Nm 30:2). Essa linguagem é notada no diálogo de Jefté com sua filha (embora não justifique sua intenção): “Ah, minha filha! […] abri a minha boca a Yahweh e não poderei retornar!” A filha responde: “Meu pai, faze de mim conforme saiu de sua boca” (Jz 11:35, 36, tradução literal).

 

  • VOTOS FEMININOS:  Votos feitos por mulheres deveriam ser confirmados pelo pai ou esposo. Isso pode ser entendido pela via cultural, da acomodação da lei divina ao predomínio masculino na sociedade patriarcal, ou pelo princípio da liderança masculina no lar, como um valor bíblico. Cabe estudar, orar e refletir sobre o tema.

MEDITANDO EM NÚMEROS 30

1 – Na sociedade atual, a palavra “voto”, no sentido de “propósito”, carrega o mesmo peso do conceito bíblico dessa palavra?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Como Jesus, Tiago exorta: “Não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo” (Tg 5:12). Por que é melhor não fazer um voto do que não cumpri-lo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 –  A submissão feminina envolvida no voto em Números 30 é apenas uma questão cultural ou envolve princípios bíblicos, sem diminuir o valor da mulher? Por outro lado, a cultura atual está apagando o papel masculino como sacerdote e líder do lar? (Gn 2:18; 3:9; Cl 3:18, 19)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – O que dizer dos votos de batismo, de ofertas especiais, de casamento e daqueles que envolvem os ministérios pastoral, médico ou missionário? Eles têm sido encarados devidamente? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“Por que havemos de buscar ser dispensados de nossos votos a Deus? Considerará o homem seu voto menos obrigatório pelo fato de ser feito ao Senhor? Porque esse voto não será levado a juízo nos tribunais de justiça, é menos válido? Há de um homem que professa estar salvo pelo sangue do infinito sacrifício de Jesus Cristo, roubar a Deus? Não são seus votos e suas ações pesados nas balanças da justiça nas cortes celestes?”

(Conselhos Sobre Mordomia, p. 315).



sobre Baixoguandu

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Noticias Adventistas: ADRA continua a fornecer assistência em Moçambique, Malawi e Zimbábue – 25/03/2019

Fazer DownloadImprimir  Tão rapidamente quanto veio, o Ciclone Idai passou por Moçambique, Malawi e Zimbábue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!!