Início / REAVIVADOS POR SUA PALAVRA - PRIMEIRO DEUS / Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 16/03/2019 – Meditando em Deuteronômio 02

Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 16/03/2019 – Meditando em Deuteronômio 02

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



  • CINCO NAÇÕES: Israel avança rumo ao norte, às primeiras grandes conquistas. Deveria passar por cinco nações e invadir Canaã pelo noroeste. A este ponto, os capítulos 2 e 3 relatam: (1) as instruções para que os israelitas contornassem pacificamente os territórios de Edom (2:2-8), Moabe (2:9-16) e Amom (2:17-30), pois Deus havia dado aos descendentes de Esaú e de Ló a posse daquelas terras; (2) as batalhas contra os amorreus, Seom, rei de Hesbom (2:26-37) e Ogue, rei de Basã (3:1-11). Os amorreus haviam infligido a última derrotada aos israelitas, quando estes decidiram lutar sem o Senhor. A primeira conquista deveria começar pela última derrota, desta vez, porém, com o Senhor.

 

  • GUERRA CONTRA SEOM: “Esse formidável exército aterrorizou os israelitas, que estavam mal preparados para um encontro com forças bem armadas e disciplinadas. […] Segundo toda a aparência humana, Israel teria um fim imediato. Mas Moisés conservava seu olhar fixo na coluna de nuvem e incentivava o povo com o pensamento de que o sinal da presença de Deus ainda estava com eles. Ao mesmo tempo, determinou-lhes fazerem tudo que a força humana podia fazer no preparo para a guerra” (Patriarcas e Profetas, p. 433, 434).

MEDITANDO EM DEUTERONÔMIO 2

1 – Leia o seguinte texto e reflita: Por que Deus nos dá a chance de passar em uma prova na qual já falhamos? Como Ele ajudou Israel e nos auxilia hoje a alcançarmos a vitória? (Dt 2:24, 25; Jo 16:33)

[…] o povo fora trazido sob a mesma prova debaixo da qual seus pais fracassaram tão assinaladamente. Entretanto, a prova era agora muito mais severa do que quando Deus ordenara a Israel que avançasse. […] É assim que Deus ainda prova Seu povo. E, se deixam de resistir à prova, Ele os traz de novo ao mesmo ponto; e a segunda vez a prova será mais rigorosa e mais severa do que a precedente (Patriarcas e Profetas, p. 437).
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – A primeira conquista de Israel foi sobre os amorreus, um povo ao qual Deus havia concedido quatro séculos de graça e misericórdia (Gn 15:16). Caso houvessem permitido Israel passar, ainda teriam sido poupados (Patriarcas e Profetas, p. 434). Por que a obstinação do pecado leva à destruição?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 3 – Embora os moabitas fossem idólatras e perversos contra Israel, Deus ainda os preservava por amor a Ló (Dt 2:19; comparar com Êx 20:6). Por que Deus é tão misericordioso e concede tantas chances ainda hoje? (Jr 9:24; 2Pe 3:9)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“Foi o Capitão do exército do Senhor que venceu os inimigos de Seu povo; e teria feito o mesmo trinta e oito anos antes, se Israel houvesse Nele confiado”.

(Patriarcas e Profetas, p. 435).



sobre Baixoguandu

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Noticias Adventistas: ADRA continua a fornecer assistência em Moçambique, Malawi e Zimbábue – 25/03/2019

Fazer DownloadImprimir  Tão rapidamente quanto veio, o Ciclone Idai passou por Moçambique, Malawi e Zimbábue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!!