Início / REAVIVADOS POR SUA PALAVRA - PRIMEIRO DEUS / Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 26/02/2019 – Meditando em Números 20

Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 26/02/2019 – Meditando em Números 20

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



 

 


  • CONTEXTO:  No início de suas peregrinações, Israel havia chegado a Cades. Devido à sua rebeldia, o povo acabou condenado a vaguear no deserto por 40 anos. Exatamente no primeiro mês do 40° ano eles se encontraram na mesma região, a ponto de entrar na Terra Prometida. A geração rebelde ficava para trás, e com ela, tragicamente, os filhos de Joquebede: Miriã, Arão e o próprio Moisés.

 

  •  MIRIÃ:  Era a irmã mais velha e morreu aos 132 anos (Êx 2:4, 7). Sua morte é mencionada de passagem; não há lamento como houve por Arão (Nm 20:29). Ambos se rebelaram contra Moisés (Nm 12; Patriarcas e Profetas, p. 382-386).

 

  •  ÁGUAS DE MERIBÁ:  O capítulo 20 começa narrando que não havia água para o povo, que murmurou. A situação foi a mesma de Refidim no início das peregrinações: não havia água, o povo murmurou, e água saiu da rocha (Êx 17:1-7). Em Refidim, Deus orientou Moisés a ferir a rocha. Em Cades, Deus ordenou que Moisés falasse à rocha, porém ele se exaltou e feriu a rocha, que era um símbolo do Salvador (1Co 10:4). Isso custou ao líder de Israel a entrada na Terra Prometida. Tanto em Refidim quanto em Cades, o lugar ficou conhecido como “Contenda” (merivah), porque os filhos de Israel “contenderam” (ravu) contra o Senhor (v. 13).

MEDITANDO EM NÚMEROS 20

1 – O povo de Israel poderia ter entrado na Terra Prometida 40 anos antes. O que atrasou os planos de Deus para eles? Você já teve a sensação de andar em círculos, sem progressos em sua vida? Isso pode acontecer com a igreja?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Deus guiou os israelitas para um lugar seco duas vezes, e contenderam contra Ele. Você já se indignou contra a direção divina? Foi obrigado a caminhar por “lugares secos”? Jesus foi levado a um lugar bem seco, e ali foi tentado, como Israel (Mt 4:1-10). Qual foi a atitude Dele?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Junto ao monte Hor, Deus deu instruções sobre a morte de Arão, que reagiu serenamente. Qual é o segredo para uma atitude como essa nos momentos mais sombrios da vida? (2Tm 1:12)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Moisés amargou uma grave consequência por ter desobedecido a Deus (Nm 20:12). Por que os erros dos líderes têm consequências mais graves do que os das pessoas em geral? Eles precisam mais de nossas críticas ou de nossas orações?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

🌅
“Da experiência de Moisés, o Senhor quer que Seu povo aprenda que, quando eles fazem o que dá preeminência ao próprio eu, Sua obra é negligenciada e Ele é desonrado. O Senhor Se oporá aos que trabalham contra Ele. Seu nome, e só este, deve ser engrandecido na Terra”

(Fundamentos da Educação Cristã, p. 509).



sobre Baixoguandu

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Noticias Adventistas: ADRA continua a fornecer assistência em Moçambique, Malawi e Zimbábue – 25/03/2019

Fazer DownloadImprimir  Tão rapidamente quanto veio, o Ciclone Idai passou por Moçambique, Malawi e Zimbábue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!!