Início / REAVIVADOS POR SUA PALAVRA - PRIMEIRO DEUS / Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 27/02/2019 – Meditando em Números 21

Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 27/02/2019 – Meditando em Números 21

image_pdfFazer Downloadimage_printImprimir

 



  •  CONTEXTO:  Em Números 21, Israel está para entrar na Terra Prometida e sofre uma intensa frustração ao ter que contornar o território de Edom. O povo conquista suas primeiras vitórias ao derrotar três reis.

 

  •  O ATAQUE DO REI DE ARADE:  Em um momento de fragilidade, Israel é pego de surpresa pelo rei de Arade, que dominava a região do Neguebe (sul de Canaã). Em vez de murmurar, o povo se levanta determinado e faz um voto de herem (“banir”), ou seja, os israelitas destruiriam suas cidades e não tomariam nada para si, devotando qualquer despojo a Deus; por isso, após a vitória, chamaram aquele lugar de Horma, “destruição”.

 

  •  SERPENTE DE BRONZE:  O povo murmurou diretamente contra Deus, por ter saído do Egito e por sua alma estar enjoada do “pão leve”, “insubstancial”, “insignificante” (lehem haqqeloqel, v. 5). Deus, então, enviou “serpentes abrasadoras”, que atacaram muitos do povo e os levou à morte. Note-se que, até ali, Deus os havia protegido desses animais venenosos (Dt 8:15; Patriarcas e Profetas, p. 429). Em desespero, o povo confessou o pecado, e Moisés prontamente intercedeu por eles. O Senhor, então, ordenou que Moisés fizesse uma serpente abrasadora de bronze. Todos os que tivessem sido mordidos e olhassem para ela seriam curados.

 MEDITANDO EM NÚMEROS 21

1 – Ao sofrer o ataque do rei de Arade, o povo não murmurou, mas decidiu lutar. Israel amadureceu e encarou o problema com responsabilidade, sem perder de vista a dependência de Deus. Que diferença essa atitude faz em sua vida espiritual?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Quase ao entrar em Canaã, o povo sofreu uma frustração terrível por ter que contornar o território de Edom. O que fazer para evitar o risco de desanimar justamente quando estamos para obter nossa maior vitória?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Observe a sequência: o povo murmurou contra Deus, sofreu com as serpentes e clamou a Moisés, que orou a Deus. Isso não se parece com o que ocorria nas pragas que caíram sobre o Egito? Precisamos sofrer primeiro para nos submetermos a Deus?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Cristo disse que Ele próprio deveria ser levantado, assim como a serpente no deserto (Jo 3:14, 15). Na cruz, Jesus foi feito “maldição em nosso lugar” e “pecado por nós” (Gl 3:13; 2Co 5:21). O que essa mensagem significa para você?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

🌅
“Não é por meio de debates e discussões que a alma é iluminada. Devemos olhar [para a cruz] e viver”

(O Desejado de Todas as Nações, p. 175).


sobre Baixoguandu

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique

Noticias Adventistas: ADRA continua a fornecer assistência em Moçambique, Malawi e Zimbábue – 25/03/2019

Fazer DownloadImprimir  Tão rapidamente quanto veio, o Ciclone Idai passou por Moçambique, Malawi e Zimbábue …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Fale Conosco!!