Inițiere / REAVIVADOS POR SUA PALAVRA - PRIMEIRO DEUS / Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 24/03/2019 XCHARX Meditando em Deuteronômio 10

Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 24/03/2019 XCHARX Meditando em Deuteronômio 10

image_pdfFazer Downloadimage_printimprimare



  • AS SEGUNDAS TÁBUAS: Não eram como as primeiras, lavradas por Deus, que não fez outras, talvez indicando Seu desprazer com a rebeldia do povo. Preparadas por Moisés (Dt 10:1), o Senhor inscreveu nelas os Dez Mandamentos. Foram postas na arca da aliança (Dt 10:8), chamada assim justamente por conter a aliança, os Dez Mandamentos (Dt 4:13).

  • CIRCUNCIDAR O CORAÇÃO: “E agora, Israel, o que Yahweh teu Deus pede de ti?” (Dt 10:12, tradução literal). Moisés procura extrair lições e apelar ao coração. Suas palavras têm uma cadência poética, buscando mostrar ao povo seus elevados privilégios, convidando-o ao louvor (v. 21) e maravilhando-o com as promessas já alcançadas (v. 22). O Senhor dos Céus Se afeiçoou aos pais “para os amar” e escolheu Israel dentre tantos povos (v. 15). Reconhecendo esse privilégio, os israelitas deveriam, conforme o texto original, “circuncidar o prepúcio do coração”, ou seja, eliminar tudo o que impedia sua comunhão com o Senhor (Dt 10:14-16).

  • O ESTRANGEIRO: Nos versos 17 e 18, Moisés revela o caráter de Deus que, apesar de “poderoso e temível”, não aceita suborno e faz justiça aos mais humildes e vulneráveis, como o órfão, a viúva e o estrangeiro.

MEDITANDO EM DEUTERONÔMIO 10

1 - Ponha seu nome na lacuna a seguir e responda: E agora, ________________, o que o Senhor teu Deus pede de ti? (Dt 10:12, 13)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Ao dar uma nova chance a Israel, Deus ordenou que Moisés lavrasse as segundas tábuas dos Dez Mandamentos (Dt 10:1). Por que os mandamentos são uma parte indispensável do relacionamento com Ele?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Precisamos circuncidar nosso coração (Rm 2:29). Você se considera uma pessoa realmente convertida? O que está faltando?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Como Israel no passado, você foi escolhido pelo Senhor para ter imensos privilégios (Dt 10:15; Jo 15:16). Que motivos você tem para louvá-Lo e agradecer-Lhe em sua jornada até aqui?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“Cultivai a gratidão. Louvai a Deus pelo Seu admirável amor em dar Cristo para morrer por nós. Nada lucramos em pensar em nossas mágoas. Deus nos convida a meditar na Sua misericórdia e no Seu amor incomparável, a fim de que sejamos inspirados com o louvor”.

(A Ciência do Bom Viver, p. 492).



despre Baixoguandu

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

În plus, verificați

Série da Semana Santa: Episódio 6 – Renascidos Novo Coração

Fazer DownloadImprimir Ás vezes o melhor jeito de recomeçar é nascer de novo.

Lasă un Răspuns

Adresa ta de email nu va fi publicată. Câmpurile obligatorii sunt marcate cu *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× Contactati-ne!
G|translate Your license is inactive or expired, please subscribe again!