پهريون / REAVIVADOS POR SUA PALAVRA - PRIMEIRO DEUS / Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 15/03/2019 XCHARX Meditando em Deuteronômio 01

Reavivados por sua Palavra ARS: Dia 15/03/2019 XCHARX Meditando em Deuteronômio 01

image_pdfFazer Downloadimage_printپرنٽ



  • AUTOR E DATA: O livro de Deuteronômio, que encerra o Pentateuco, foi escrito por Moisés, por volta de 1.400 a.C., exceto a conclusão adicionada após a morte de Moisés (Dt 34).

  • TEMA: Os títulos do livro fazem referência a seu conteúdo: Deuteronomiou, utilizado na primeira versão grega do Antigo Testamento (Septuaginta ou LXX), que significa “repetição da lei”, conforme o título hebraico Mishneh Torah. Porém, o livro é mais conhecido, em hebraico, como Devarim (“Palavras”), nome extraído da frase de abertura do livro.

  • CONTEXTO: O livro pode ser dividido em quatro discursos introduzidos pelos termos ’elleh e zot, traduzidos como “estas”, “esta”, “estes”, que anunciam o registro de arquivos no Pentateuco: (1o) “estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel”, 1:1 a 4:43; (2o) “esta é a lei que Moisés pôs perante os filhos de Israel”, 4:44 a 11:32; (3o) “estes são os estatutos e os juízos que cuidareis de cumprir”, 12:1 a 28:68; (4o) “estas são as palavras da aliança que o Senhor ordenou”, 29:1 a 30:20 (segue-se uma conclusão em 31:1 a 34:12). Moisés não só reconta a condução divina durante as peregrinações pelo deserto, mas explica as leis (Dt 1:5) e apela ao povo que fosse fiel à aliança. É o discurso de despedida de Moisés, na planície de Moabe.

MEDITANDO EM DEUTERONÔMIO 1

1 - O primeiro passo após receber os mandamentos junto ao monte Horebe foi a estruturação e o compartilhamento da liderança (Dt 1:15). Por que essa medida foi fundamental e ainda é para nós, hoje?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Deus queria que os israelitas tomassem posse da Terra Prometida, mas os israelitas não quiseram (Dt 1:26). Por que precisamos querer para que as promessas de Deus se cumpram em nosso favor?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Deus conduziu Seu povo pelo deserto, “como um homem leva a seu filho”, procurando lugares em que pudessem acampar (Dt 1:31, 32). Você tem notado o cuidado de Deus em Sua vida e na caminhada da igreja?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Após Deus cancelar a invasão de Canaã, alguns decidiram seguir para a Terra Prometida por conta própria, sofrendo uma derrota completa. Por que aceitar a disciplina divina é fundamental para seguir em frente?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“O Senhor nunca lhes mandara ‘subir e pelejar’. Não era Seu propósito que adquirissem a terra pela guerra, mas pela obediência estrita às Suas ordens”.

(Patriarcas e Profetas, p. 392).



بابت بائيگوگورو

O Portal Adventista de Baixo Guandu/ES, no dia 18 de Setembro 2014 foi criado com o objetivo de abranger todos os conteúdos da IASD. Informações a todos as programações, materiais e outros conteúdos; Dando-lhe a oportunidade a todos terem acesso pela via online através da internet. Direção: Thiago A. de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

ان کان سواء، چيڪ ڪريو

Série da Semana Santa: Episódio 7 – Renascidos Para a Eternidade

Fazer DownloadImprimir De volta para casa…

جواب ڇڏي وڃو

پنهنجي اي ميل ايڊريس شايع نه ڪيو ويندو. گهري شعبن سان لڳل آهن *

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindo (a), conheça os conteúdos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

× اسان سان رابطو ڪريو !!
G|translate Your license is inactive or expired, please subscribe again!