A Bíblia: a Fonte Autoritativa de nossa Teologia

Como cristãos, recebemos todo tipo de influência, e nossa teologia também é influenciada. Por isso, devemos estar atentos. A prioridade dada a qualquer fonte ou combinação de fontes tem influência relevante em nossa teologia. Em última análise, essas coisas determinarão a direção de todo o raciocínio teológico.

Leia também:

Nas igrejas católicas e ortodoxas, a tradição costuma desempenhar um papel importante e decisivo. Nas igrejas carismáticas e pentecostais, a experiência geralmente é creditada como autoridade final. Na teologia liberal, a razão humana com frequência assume a última palavra para decidir o que é aceitável ou não.

Impacto da cultura

Além disso, toda igreja é impactada em algum nível pela cultura local, e nenhuma igreja existe sem a Bíblia. É importante estar ciente de todas essas influências e entender a contribuição positiva que cada fonte tem em nossa fé. Mas, também, é essencial ver claramente as limitações delas. Eis a pergunta decisiva: a que fonte concedemos autoridade suprema e final em matéria de fé e prática?

Em matéria de fé religiosa, nenhuma autoridade, nenhuma – seja concílios, pais da igreja, pastores, reis, teólogos ou eruditos – autoridade deve governar nossa consciência. O conselho das pessoas, as pesquisas dos especialistas e os ditames da cultura jamais devem substituir as prescrições da Palavra de Deus! Nós cremos no “assim diz o Senhor”, e não no “assim diz o doutor”.

Acompanhe o estudo completo da lição 4 da Escola Sabatina acessando o vídeo abaixo. Assista e compartilhe o link; dessa forma, muitas pessoas poderão se beneficiar do estudo da Sagrada Escritura.

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Os dez mandamentos de um pai segundo o coração de Deus

A lei moral dos Dez Mandamentos, registrados em Êxodo 20:3-17, é um manual condensado para …

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!