Bíblia é encontrada intacta após incêndio devastador

Valentina Melentjeva perdeu sua casa para o fogo. Ela se surpreender por receber de volta sua Bíblia com poucos danos. Valentina Melentjeva com sua preciosa Bíblia russa na frente de sua casa no Fredheim Lifestyle Center em Kongsberg [Centro de Estilo de Vida de Fredheim], Noruega. O prédio foi destruído pelo fogo no dia 5 de dezembro de 2021 e, alguns dias depois, a Bíblia foi encontrada praticamente intocada pelas chamas.

A preciosa Bíblia de capa de couro que Valentina Melentjeva recebeu enquanto estava tentando entender a mensagem de Deus foi encontrada quase totalmente intacta após sua casa ser destruída pelo fogo em 5 de dezembro de 2021.

No meio da noite, Valentina ficou sem poder fazer nada e viu sua casa ser destruída pelo fogo apesar dos esforços do corpo de bombeiros. Ela ficou devastada após perder tudo que tinha. No entanto, sua principal preocupação era sua Bíblia.

Quando o incêndio começou, pouco antes da meia-noite de 5 de dezembro, Melentjeva já havia ido para a cama no Fredheim Lifestyle Center [Centro de Estilo de Vida de Fredheim] em Kongsberg, Noruega, onde ela trabalhava. Sua casa era um apartamento para funcionários que pertencia à instituição. O filho dela e sua nora a estavam visitando na época, e tiveram que fugir do prédio em chamas.

Valentina ficou com sua família e amigos enquanto assistiam o prédio queimar naquela noite fria de inverno. Lágrimas escorriam por seu rosto. Ela estava grata porque os membros de sua família haviam escapado ilesos do incêndio, mas todos os seus pertences foram consumidos pelas chamas, e ela temia que jamais veria sua Bíblia novamente.

Busca pela felicidade

Valentina cresceu em Klaipeda, terceira maior cidade da Lituânia, localizada na costa do Mar Báltico. Sua mãe era de outra denominação cristã, mas sua família nunca teve uma Bíblia, falou de Jesus ou orou.

Quando tinha 45 anos, Valentina teve algumas experiências difíceis. Ela estava triste e preocupada. No entanto, Ira, uma vizinha, parecia estar feliz e contente apesar de ter passado por tempos difíceis. Um dia, perguntou para Ira qual era o segredo de sua felicidade. Ira a convidou para ir até sua casa.

Ao chegar lá, Ira colocou uma Bíblia aberta nas mãos de Valentina. Foi quando ela segurou uma Bíblia pela primeira vez na vida. Estava aberta em Êxodo 20. “Por favor, leia”, disse Ira. Valentina começou a ler os mandamentos. Ao ler o quarto mandamento, ficou em choque.

“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou” (Êxodo 20:8–11, NVI).

Surpresas

Valentina tentou entender o que acabara de ler. Por quatro vezes ela leu os versos do mandamento do sábado. O sétimo dia, não o domingo, era o dia de descanso. Aquilo era tudo novo. Ao longo de toda a sua vida adulta, ela havia trabalhado aos sábados, mas agora queria viver de acordo com o quarto mandamento. Foi assim que ela decidiu começar a guardar o sábado.

No sábado seguinte, foi com Ira para adorar com outros adventistas do sétimo dia em Klaipeda. Na época, ela trabalhava como caixa em uma mercearia e tinha folga a cada duas semanas. Ela ficou surpresa ao saber que os adventistas do sétimo dia adoravam no mesmo prédio da escola em que ela havia sido aluna por dez anos, desde os sete anos de idade.

“Em todos aqueles dez anos, eu havia aprendido a ler, escrever, e matemática, mas nada sobre Deus”, contou. No entanto, o prédio da escola agora se tornou um centro para aprender a vontade de Deus.

No segundo sábado na igreja, recebeu uma Bíblia nova em russo. Aquele livro se tornou seu bem mais precioso.

Encontro com Deus

Uma das mulheres da igreja ajudou Valentina a entender o Deus da Bíblia. Todas as semanas, durante um ano, as duas se encontravam para estudar a Bíblia e orar. No dia 24 de abril de 2004, ela foi batizada e se encheu de alegria. Alguns anos depois, se mudou para a Noruega, inicialmente para aprender mais sobre Deus na Escola Bíblica Europeia em Skotselv, Noruega.

Quando terminou o curso na Escola Bíblica Europeia, a capa de sua Bíblia estava muito desgastada devido ao uso intensivo. Ela pediu a um artista para fazer uma linda capa de couro para a Bíblia na qual ela havia encontrado orientação para sua vida.

A Bíblia de Valentina Melentjeva quase não foi danificada pelo incêndio no Fredheim Lifestyle Center [Centro de Estilo de Vida de Fredheim] em Kongsberg, no dia 5 de dezembro de 2021. (Foto: Adventist Media Exchange (CC BY 4.0)

Preservada contra todas as adversidades

Por alguns dias após o incêndio, a polícia e o corpo de bombeiros isolaram o local do incêndio, proibindo a entrada de todos na área devido à investigação sobre a causa do incêndio. Finalmente, o bloqueio foi liberado, e seu filho caminhou em direção aos destroços, na esperança de encontrar qualquer coisa que tivesse escapado das chamas. Melentjeva orou e ficou na esperança de que, apesar de tudo, sua Bíblia tivesse resistido.

Ela ficou radiante quando seu filho voltou do local do incêndio com sua Bíblia quase completamente intacta. A Bíblia estava em uma prateleira. “É maravilhoso o que o amor de Deus pode fazer para preservar a coisa mais importante”, vibrou ela, feliz por ainda ter sua preciosa Bíblia.


versão original desta notícia foi publicada no site da Adventist News Network.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × cinco =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!