Canais de oração fortalecem relacionamento entre pessoas e comunhão com Deus

Propósito da Igreja Adventista é incentivar mais pessoas a interceder umas pelas outras. Orar por outras pessoas pode abrir portas para o estudo da Bíblia e para decisões espirituais.

“Peço oração por oportunidade de trabalho.”
“Estou com problemas de saúde e gostaria que orassem em meu favor.”
“Eu e minha família tivemos Covid e estamos precisando de oração pela nossa restauração de saúde.”

As frases acima são apenas uma parcela dos milhares de pedidos de oração que são publicados diariamente nos perfis da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Facebook, Instagram e Twitter. Eles são registrados por homens e mulheres de diferentes contextos, regiões e necessidades, mas que têm em comum a busca por aqueles que orem por suas súplicas.

“A intercessão é um dom espiritual que muitas vezes não é valorizado por acontecer no silêncio da oração pessoal, mas é um dos mais importantes para o avanço da causa de Deus e o cuidado e amparo de pessoas que enfrentam lutas e dificuldades”, argumenta o pastor Josanan Alves, diretor do departamento de Mordomia Cristã da sede sul-americana adventista.

Leia também:

Neste ano, Alves está à frente de iniciativas de oração promovidas pela Igreja Adventista, como o recente programa dos 10 Dias de Oração, realizado em fevereiro. Agora, outras ações estão em curso para impulsionar e fortalecer o relacionamento com o próximo e a comunhão com Deus.

Uma delas é o Envolve 2021, que acontece ao vivo ao longo de 21 dias, sempre às 4h59, pela página oficial da denominação no Facebook (adventistasbrasil). Os encontros são organizados pela Associação Paulista Central, um dos escritórios administrativos da Igreja para o interior de São Paulo, e têm foco no texto bíblico, música e intercessão, e serão transmitidos até o dia 27 de março.

Já aos domingos, quartas e sextas-feiras o pastor Luís Gonçalves, evangelista da Igreja Adventista para oito países da América do Sul, está levando ao ar mensagens de esperança para tempos de crise, sempre às 19h, na página do Facebook e no canal Adventistas Brasil, no YouTube.

E o “Vamos Orar”, encontro transmitido às quartas-feiras, às 7h30, dedicou dez dias seguidos para interagir com os internautas e trazer reflexões e conteúdos de conforto para quem tem enfrentado dificuldades, sobretudo diante da pandemia do novo coronavírus e de seu agravamento em diversas localidades.

Pontes digitais, efeitos reais

Mas por que é fundamental que mais gente se una para orar por esses pedidos registrados na internet? Na visão do gerente do departamento de estratégias digitais da sede sul-americana da denominação, Carlos Magalhães, é importante que a pessoa saiba que não está sozinha em suas dores e ansiedades. “Quando nos confiam um pedido de oração, procuramos assegurar que alguém está se preocupando e se dedicando a orar por ela”, detalha.

Além da intercessão “silenciosa”, que acontece quando alguém não sabe que há pessoas em oração por ela, interagir com aqueles que compartilham seus pedidos no ambiente digital, seja em forma de comentário ou reagindo ao conteúdo, é uma das maneiras de mostrar que há pessoas atentam às suas necessidades.

“Temos percebido que essa é uma das principais oportunidades para demonstrar empatia, amor e também para compartilhar o evangelho de forma prática. Quando mostramos carinho e preocupação, muitos sentem o desejo de se aproximar mais de Deus e pedem ajuda também para sua vida espiritual”, diagnostica Magalhães.

De acordo com o pastor Josanan Alves, a oração faz com que se olhe além de dias difíceis, com esperança e confiança em um Deus que está no controle de tudo. Há algumas semanas, ele enviou um áudio com uma oração para um amigo que está internato com covid-19. Em sua resposta, o homem disse que embora esteja recebendo o melhor tratamento disponível em um hospital no Estado onde mora, a oração fez por ele algo que os remédios e tratamentos não haviam conseguido. A mensagem que recebeu lhe deu paz e confiança para enfrentar os dias incertos que estão à sua frente.

Novas oportunidades, novas possibilidades

E para fortalecer ainda mais o hábito de interceder pelo próximo, a Igreja Adventista criou a campanha digital Oramos Por Você. O principal objetivo é acolher e demonstrar empatia àqueles que deixam seu pedido de oração nas redes sociais oficiais da denominação.

A proposta é conectar os dois grupos: quem compartilha suas súplicas e quem está disponível para ser um intercessor. “Geralmente, as organizações usam a internet para divulgar seus negócios e interesses. A Igreja, no entanto, tem outro objetivo: incentiva o uso da internet também para ouvir as pessoas e interagir com elas. Penso que essa seja uma das formas mais nobres de se utilizar a tecnologia digital”, sublinha Magalhães.

A dinâmica funciona da seguinte forma: durante as lives, os apresentadores informam aos internautas que a equipe que está nos bastidores está orando por eles. Mas se desejarem receber uma oração em áudio, precisam acessar adv.st/orepormim.

Após registrar o pedido, um robô encaminha a mensagem para o número de WhatsApp de quem está disponível para orar.

“Somos convidados a amar-nos uns aos outros (João 15:17), honrar uns aos outros (Romanos 12:10), servis uns aos outros (Gálatas 5:13) e orar uns pelos outros (Tiago 5:16). Orar uns pelos outros é intercessão, e além de ser uma ordem apostólica, também é um grande benefício para as pessoas envolvidas”, lembra Alves.

Mudança de vida

No inicio da pandemia, em 2020, a equipe do departamento de estratégias digitais da sede sul-americana adventista recebeu um pedido de oração de alguém que estava em depressão e apresentava sintomas de ideação suicida. No primeiro momento, informaram que estavam em oração por ela. Além disso, compartilharam versos bíblicos e o endereço de um templo adventista próximo à sua residência.

Inicialmente, isso resultou em um conforto para a pessoa. No entanto, ao longo da troca de mensagens, perceberam que era necessário fazer mais: ela precisava de atenção e da certeza de que não estava só. Esse contato, que se tornou uma amizade, completou um ano.

Há duas semanas, ela visitou um templo e está se preparando para ser batizada, sem que se tenha feito qualquer apelo para isso durante o atendimento. “O que ela diz é que viu Deus através do nosso carinho. Aprendi que quanto mais aprendemos a ouvir as pessoas, mas eficiente se tornam nossos sermões”, acentua Carlos Magalhães.

Um toque de esperança

A Igreja Adventista também tem potencializado é o uso do aplicativo 7me, que agora tem uma área exclusiva para a oração, incluindo a possibilidade de criar grupos específicos para essa finalidade. Mais de mil deles já foram formados, enquanto o número de pedidos incluídos passa de cinco mil.

Seja dentro de um grupo ou fora dele, ao tocar no botão “orar”, que fica ao lado da mensagem registrada, o internauta sinaliza seu desejo de interceder por aquele pedido. Quando isso ocorre, a pessoa que a publicou recebe uma notificação que indica que alguém está em oração por ela.  Para baixá-lo é só acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo.

“O processo de intercessão é o melhor caminho para alcançar corações para a verdade”, acredita Alves.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Além disso, verifique!

Acampamento virtual adventista reunirá membros de todo o mundo

A crise da covid-19 trouxe ao mundo desafios sem precedentes enquanto milhões de pessoas enfrentam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!