Como ajudar seu filho a lidar com estresse do estudo a distância

Pais enfrentam, com os filhos, os dilemas psicológicos criados por uma rotina nova com muitas aulas de forma remota.

Estudar em casa pode ser uma excelente opção. Milhares de famílias praticam o homeschooling e são muito felizes com esta escolha. Mas, uma coisa é optar pela educação domiciliar. Outra, bem diferente, é ser obrigado pelas circunstâncias a transformar o lar em escola.

Diversos fatores têm produzido estresse nas pessoas, de diferentes idades, desde o início desta pandemia. O estudo a distância tem sido um desses desafios, tanto para pais quanto para filhos. Ao conversar com os filhos e os pais observo que, apesar de estarmos há alguns meses nestas condições, a adaptação ainda não ocorreu, de modo que a ansiedade e o desânimo passaram a ser presentes e constantes na vida destas famílias.

Mas, o que podemos fazer como pais para ajudar nossos filhos a passarem por esse momento?

Leia também:

Rotina

Uma rotina bem definida é fundamental para o bom manejo do estresse e da ansiedade, especialmente quando se fala em estudo remoto. Não importa que a aula seja pelo computador, e que não seja necessário estar uniformizado. As crianças e os adolescentes precisam ter horário para acordar, fazer sua higiene pessoal e se alimentar antes de iniciar as aulas por vídeo, ou as atividades acadêmicas. Eles também precisam ter horário para dormir, brincar, conversar com os amigos e se envolver nas tarefas domésticas. Não estamos em período de férias. Se agirmos como se estivéssemos, dificilmente teremos crianças e adolescentes motivados para os estudos.

Ambiente adequado

Se a concentração está baixa ou a assimilação do conteúdo não está sendo tão boa, pergunte-se como está o ambiente de estudo. Será que é um ambiente adequado? É bem ventilado, bem iluminado, silencioso e sem distrações? A criança ou adolescente possui uma cadeira e uma mesa confortáveis para estudar por algumas horas? Há água por perto para beber? A necessidade de alimento está devidamente suprida? Outras pessoas estão circulando pelo ambiente ou o espaço é reservado? Eu sei que é difícil termos um ambiente 100% adaptado neste momento. Sei também que há casas em que existem dois ou mais filhos tendo que dividir ambiente e equipamento para conseguir estudar. Mas, quanto mais adaptarmos o ambiente, mais iremos favorecer a redução do desconforto gerado pelos estímulos ambientais durante os estudos.

Reportagem em vídeo mostra esta nova rotina de ensino:

Aceitação do novo

Precisamos compreender que o período em que estamos vivendo é uma exceção. Isso significa que precisamos ser flexíveis quanto às exigências acerca do rendimento acadêmico. Situações de estresse, comuns ao dia-a-dia das famílias (como conflitos familiares, doença ou perda de um parente, por exemplo), costumam afetar o desempenho acadêmico dos estudantes. Imagine uma situação como esta que envolve todo o mundo! Então, precisamos ajudar crianças e adolescentes a entenderem (1) que durante esse período, ter um pouco mais de dificuldade com os estudos é algo normal, (2) que você não espera que o rendimento do aprendizado e notas sejam os mesmos de antes e (3) que você está disposto a ajudá-lo a encontrar soluções para amenizar essa situação.

Buscar outras formas de trabalhar o conteúdo

Eu sei que o período também é delicado para pais e mães que estão em homeoffice ou estão tentando administrar o trabalho e as crianças em casa. Mas, tanto quanto possível, ajude seu filho a trabalhar o conteúdo acadêmico de outras formas. Procure tornar o assunto mais prático, por meio de atividades do cotidiano da família. Busque vídeos ou sites que abordem o conteúdo de uma forma que o seu filho compreenda melhor. Os professores estão dando o seu melhor para ensinar a distância, mas nem sempre isso será suficiente para que os alunos compreendam o conteúdo.

Tempo para as preocupações

Tire um tempo diário para conversar e, especialmente, ouvir seu filho. Deixe que ele fale como está se sentindo, com o que tem se preocupado, que tipo de coisas o incomoda. Saber que tem esse tempo pode trazer muito alívio e ajudá-lo a lidar com as dificuldades do dia de uma forma mais confiante e tranquila.

Lembre-se que você que é mãe e pai precisa cuidar de si também. Se você estiver estressado, ansioso, preocupado, dificilmente conseguirá ajudar seus filhos a se sentirem tranquilos. Assim como num voo, em caso de emergência, precisamos colocar primeiro as máscaras de oxigênio em nós para depois colocarmos nas crianças. Em meio a uma crise, precisamos primeiro tomarmos um fôlego para depois ajudarmos as crianças a respirar calmamente. Se necessário, busque ajuda profissional.

Por fim, lembre-se que a verdadeira educação está além do aprendizado acadêmico. Ellen White afirma que “a verdadeira educação significa mais do que avançar em certo curso de estudos. É muito mais do que a preparação para a vida presente. Visa o ser todo, e todo o período da existência possível ao homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, intelectuais e espirituais. Prepara o estudante para a satisfação do serviço neste mundo, e para aquela alegria mais elevada por um mais dilatado serviço no mundo vindouro. […]” (Conselhos para a Igreja, página 206).

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Redescobrindo o sábado em tempos de pandemia

O sábado é um dia separado para adorar a Deus, testemunhar e intensificar as ações …

Deixe uma resposta

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!