Início / ARTIGOS / Como se proteger do coronavírus

Como se proteger do coronavírus

No dia 2 de fevereiro, a epidemia do coronavírus, que teve início na cidade de Wuhan, na China, já havia afetado 16.480 pessoas e causado 304 mortes (todas na China, com exceção de uma, nas Filipinas). Oito casos foram diagnosticados nos Estados Unidos e 15 estão sendo investigados no Brasil. Todos eles estão, de certa forma, relacionados com viajantes que estiveram no território chinês.

O coronavírus faz parte da mesma família do vírus da SARS, acrônimo em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave, que afetou a China, principalmente a cidade de Hong Kong, entre 2002 e 2003. Na ocasião, 1.700 pessoas foram infectadas e 253 vieram a óbito. Eu trabalhava em Hong Kong nesta época e o medo do contágio era grande. Todos usavam máscaras e evitavam lugares fechados com grande concentração de pessoas. Sobrevivi!

Durante o período em que estive na cidade asiática, também precisei aderir às máscaras (Foto: Arquivo pessoal)

Leia também:

O vírus que está causando esta nova epidemia, que teve início no final do ano passado, é chamado 2019nCoV (2019 Novel Coronavirus) e é transmitido por uma pessoa contaminada através do contato nasal ou pela boca. A transmissão ocorre por gotas que são expelidas durante um espirro ou tosse. Os sintomas não são específicos e lembram um resfriado comum, tais como tosse, dor de garganta e nariz escorrendo. Falta de ar é também um sintoma frequente.

Os pesquisadores acreditam que haja mais de 100 mil pessoas em todo o mundo que foram contaminadas por ele. Assim, deve haver um cuidado global em vários países onde pessoas foram diagnosticadas com o vírus. A maior prevenção ainda é evitar o contato com contaminantes que vieram da China, especialmente da cidade de Wuhan. O período de incubação é de 2 a 14 dias. Esse é o período para evitar o contato com os prováveis contaminados.

Precauções

Como a epidemia está tomando proporções internacionais, as precauções de prevenção devem ser aplicadas para todas a populações. E estas são:

  • Lavar as mãos frequentemente;
  • Evitar colocar as mãos no nariz, boca e olhos;
  • Usar álcool nas mãos depois de abrir maçanetas de portas;
  • Proteger a face quando tossir ou espirrar, tentando usar o braço dobrado e fazê-lo abaixo do cotovelo;
  • Usar máscaras quando enfermo ou em ambientes onde outros estão.

A maioria das mortes são de pessoas idosas ou que têm o sistema imunitário afetado. Assim, além dos fatores de prevenção acima mencionados, é necessário adicionar fatores gerais do estilo de vida, que são:

  • Estar em ambientes abertos a maior parte do tempo;
  • Evitar elevadores (na epidemia da SARS, uma pessoa contaminada espirrou no elevador do hotel e todos os que estavam ali foram contaminados e vieram a falecer);
  • Evitar aglomerados de pessoas em lugares fechados como teatros, cinemas, auditórios, etc;
  • Usar máscaras de proteção quando estiver nestes locais, principalmente se a epidemia se tornar predominante no país.

Estilo de vida diferenciado

Um estilo de vida balanceado também é fundamental. Por exemplo:

  • Dormir, pelo menos, 7 horas por noite;
  • Beber pelo menos seis copos de água por dia;
  • Fazer uso de uma alimentação mais vegetariana com, pelo menos, a metade das refeições contendo frutas ou vegetais; evitar os carboidratos refinados, especialmente o açúcar, e diminuir o consumo de carnes em geral, principalmente a carne crua, pois o vírus foi originado desta forma. Alguém consumiu carne crua contaminada de algum animal, provavelmente frutos do mar, e passou a ter a doença. O vírus foi transmitido de animais para o ser humano;
  • Fazer exercício diariamente, mas não abuse. Em geral, corredores de maratona têm uma supressão do sistema imunitário;
  • Evitar álcool e fumo, sobretudo maconha, a qual também pode deprimir o sistema imunitário;
  • Viver fora de casa ou do escritório tanto quanto for possível;
  • Finalmente, o conselho mais importante é: relaxe. Tenha o seu estresse controlado, pratique atividades relaxantes que colaborem para o controle do estresse, o qual também vai ativar o sistema imunitário. Esteja em paz com Deus e tenha uma vida espiritual equilibrada.

“Por isso não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus; Eu te fortaleço, ajudo e sustento com a mão direita da minha justiça” (Isaias 41:10).


Para descobrir como ter um estilo de vida saudável, leia o livro 100 Anos com Saúde, disponível aqui.

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, para a divulgação aqui na cidade local. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia em Baixo Guandu/ES, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador.

Além disso, verifique!

Conte a sua história

Fazia pouco mais de seis meses que não conseguia me sentar para escrever um artigo …

Deixe uma resposta

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!