Crenças fundamentais: A Experiência da Salvação

O plano da salvação conta com diversos capítulos e essa é uma das crenças fundamentais dos adventistas: de que Jesus vem para nos salvar.

Amigos, vocês já se perguntaram como as pessoas que antes eram más se tornam boas? Como é que aqueles que antes eram cheios de ódio se tornam amorosos e gentis? Aqueles que foram escravizados por drogas, álcool, tabaco e outros hábitos debilitantes tornam-se livres? Como se dá essa transformação? Alguém se torna “bom” simplesmente por se esforçar?

A verdade é que tentar ser “bom”, à parte de Cristo, pode se tornar muito desencorajador porque nunca podemos, por nós mesmos, ser “bons o suficiente” para sermos salvos do pecado.

É preciso nascer de novo

A experiência da salvação que atinge profundamente a alma vem somente de Deus. Falando dessa experiência, Cristo disse em João 3, versículos 3 e 5: “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus… quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.

Somente através de Jesus Cristo alguém pode experimentar a salvação, porque, como nos é dito em Atos 4:12: “não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. E o próprio Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

A experiência de transformação – isto é, salvação – vem somente por meio de Jesus Cristo. Nossa décima Crença Fundamental Adventista do Sétimo Dia explica assim: “Em infinito amor e misericórdia, Deus fez com que Cristo, que não conheceu pecado, se tornasse pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. Guiados pelo Espírito Santo, sentimos nossa necessidade, reconhecemos nossa pecaminosidade, arrependemo-nos de nossas transgressões e temos fé em Jesus como salvador e senhor, substituto e exemplo. Essa fé salvadora advém do divino poder da Palavra e é o dom da graça de Deus. Por meio de Cristo, somos justificados, adotados como filhos e filhas de Deus, e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito, nascemos de novo e somos santificados; o Espírito renova nossa mente, escreve a lei de Deus, a lei de amor, em nosso coração, e recebemos o poder para levar uma vida santa. Permanecendo nele, tornamo-nos participantes da natureza divina e temos a certeza da salvação agora e no juízo”.

Salvação de graça para nós

Jesus oferece gratuitamente a cada um de nós o dom da salvação total do pecado. Nossa parte em aceitar este presente é explicada em Romanos 10:9-10: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.”

Uma vez que você aceita o presente maravilhoso de Deus, Ele perdoa seus pecados passados e olha para você como se você nunca tivesse pecado. Então ele promete ajudá-lo a vencer o pecado por meio Dele. Lemos esta bela promessa no livro de Judas, versículos 24 e 25: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!”

Novidade de Vida

Veja, amigo, depois que aceitamos Jesus, somos chamados, como diz em Romanos 6:4, a andarmos “em novidade de vida”. O Filho de Deus veio para salvar “o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21). Deus quer lhe mostrar uma maneira melhor e mais feliz de viver. Em Ezequiel 36:26, nós lemos esta bela promessa: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo”.

Jesus nos encontra onde estamos e se deleita em nos salvar de nossa condição perdida. Não há caminho escuro demais para Ele percorrer para nos salvar. Não há vida tão pecaminosa que Sua graça e perdão não possam nos refazer.

Por causa de Seu grande amor, respondemos a Ele com amor e gratidão. “Se me amais”, disse Jesus, “guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). Nossa resposta de amor ao incrível sacrifício de Jesus Cristo é segui-Lo e obedecer aos Seus ensinamentos. Se professamos amar a Deus, mas nos recusamos a seguir Sua liderança, nossa profissão de fé não significa muito. Nossa escolha de seguir Sua orientação é nossa resposta de amor por Seu incrível sacrifício.

Mas se cometermos erros ou nos desviarmos, Deus ainda estará lá para nós. Na noite anterior à crucificação de Jesus, Ele advertiu Seus discípulos: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Marcos 14:38). Mesmo que tenhamos escolhido Jesus, ainda seremos tentados a pecar. Mas Deus não nos deixa sozinhos. Ele promete em Hebreus 13:5: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.

Em resposta ao amor e cuidado de Deus por nós, e pelo poder do Espírito Santo, somos capazes de viver vidas transformadas. “Pois o amor de Cristo nos constrange”, escreve o apóstolo Paulo, “para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:14, 15).

Paulo continua dizendo: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).

Salvação gratuita

Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador e entregamos nossa vida ao Seu controle, podemos ter certeza de nossa salvação eterna. João escreve: “Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda” (1 João 2:28).

Para encerrar, gostaria de compartilhar com vocês esta bela descrição do que significa experimentar verdadeiramente a salvação em Cristo. Ele vem de um livro maravilhoso, Caminho a Cristo, que está disponível gratuitamente em egwwritings.org. Aqui está o que a autora inspirada escreve: “A vida em Cristo é uma vida de descanso. Pode não haver êxtase de sentimentos, mas deve existir uma constante, serena confiança. Vossa esperança não está em vós mesmos; está em Cristo. Vossa fraqueza se acha unida à Sua força, vossa ignorância à Sua sabedoria, vossa fragilidade ao Seu eterno poder. Não deveis, pois, olhar para vós mesmos, nem permitir que o pensamento demore no próprio eu, mas olhai para Cristo. Que o pensamento demore em Seu amor, na formosura e perfeição de Seu caráter. Cristo em Sua abnegação, Cristo em Sua humilhação, Cristo em Sua pureza e santidade, Cristo em Seu incomparável amor – este é o tema para a contemplação da alma. É amando-O, imitando-O, confiando inteiramente nEle, que haveis de ser transformados na Sua semelhança” (Caminho a Cristo, p. 70).

Se você ainda não experimentou esta vida de descanso em Cristo, convido-o a aceitar esta bela experiência de salvação hoje. Por favor, junte-se a mim enquanto oramos. Pai nosso que estás nos céus, obrigado pela maneira pela qual o Espírito Santo opera no coração, pela forma como Cristo transforma nossas vidas, nos leva a um relacionamento correto com o Pai. Agora, Senhor, à medida que cada um de nós enfrenta os desafios que surgem a cada dia em nosso caminho, ajuda-nos a confiar completamente em Cristo e em Teu poder para transformar nossas vidas, para que nos tornemos cada vez mais semelhantes a Jesus. Obrigado por esta promessa, para agora e para a eternidade, e pela promessa de que Jesus voltará em breve, quando seremos completamente renovados e viveremos em um cenário perfeito para sempre. Obrigado por nos ouvir. Em nome de Jesus pedimos, amém.


Ted Wilson é o presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 3 =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!