Crenças fundamentais dos adventistas: A Criação

A criação do mundo é uma das grandes marcas do poder infinito de Deus.

TW: Saudações, amigos! Em 25 de dezembro de 2021, algo espetacular ocorreu: o Telescópio Espacial James Webb, identificado como “o observatório espacial mais complexo e caro da história”, voou para o espaço, com destino a 1,4 milhão de quilômetros da Terra. Custando 10 bilhões de dólares, o Telescópio Espacial Webb é, de acordo com a revista científica Nature, “a maior aposta da humanidade em sua busca para sondar o Universo”.

NW: O telescópio tem três andares de altura e um espelho banhado a ouro com 6,4 metros de diâmetro. Ele tem um protetor solar do tamanho de uma quadra de tênis que o manterá incrivelmente frio: menos 370 graus Fahrenheit, ou menos 223 graus Celsius. Em preparação para seu lançamento em um foguete de alta potência, todo o telescópio foi dobrado como uma criação gigante de origami.

TW: Durante sua jornada de cerca de 1,5 milhão de quilômetros e 29 dias até seu destino, essa maravilha moderna foi projetada para se desdobrar peça por peça até ser completamente desdobrada em uma vasta estrutura em forma de favo de mel. De acordo com Günther Hasinger, diretor de ciência da Agência Espacial Europeia, o processo de desdobramento é algo como uma borboleta emergindo de sua crisálida – embora esta seja uma borboleta muito grande, cara e complexa!

Captação de galáxias distantes

NW: Quando chegar ao destino e esfriar a temperaturas incrivelmente frias, este telescópio maravilhosamente projetado será capaz de captar vislumbres de galáxias distantes e outros objetos cósmicos em comprimentos de onda infravermelhos. Com sua visão infravermelha, ele “será capaz de penetrar em regiões cobertas de poeira, como os lugares onde as estrelas nascem, e sondar as atmosferas de planetas além do Sistema Solar”, diz a revista científica Nature.

Telescópio Espacial James Webb: Maravilha tecnológica de décadas de pesquisa

TW: Este incrível telescópio espacial é o resultado de muitas décadas de pesquisa meticulosa, planejamento detalhado e engenharia muito complexa por uma equipe multinacional de astrofísicos, astrônomos, engenheiros e outros cientistas que juntos criaram essa maravilha tecnológica. Ele foi projetado para realizar o que nenhum outro telescópio espacial foi capaz de fazer – perscrutar profundamente o cosmos e ver a luz do que os cientistas acreditam ser as primeiras galáxias a se formarem, depois do que chamam de “Big Bang”. À medida que os cientistas investigam o que eles acreditam ser o início dos tempos, eles estarão procurando por sinais de vida. “É o início de uma das missões mais incríveis que a humanidade concebeu”, disse Thomas Zurbuchen, chefe de ciência da NASA, durante uma transmissão de internet do local de lançamento.

NW: Embora esta seja, de fato, uma conquista incrível, o que é tão irônico é que a maioria das pessoas que reconhecem livremente o design detalhado e a engenharia dessa maravilha feita pelo homem, não percebem que o vasto universo que este telescópio espacial deve explorar foi projetado, engenhado e criado por um Deus Todo-poderoso que trouxe mundos à existência.

Davi: “Os céus proclamam a glória de Deus”

TW: Lemos no Salmo 19: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som;” (vs. 1-3). E Hebreus 11:3 nos lembra: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”. Amigos, nossa existência, a existência deste mundo e de todo o Universo vem do poder de nosso Deus Criador.

NW: As primeiras palavras das Escrituras afirmam o fato de que “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1). Se não cremos na parte inicial da Palavra de Deus, que base teríamos para crer em qualquer outra coisa escrita em suas páginas sagradas?

Criação: Crença fundamental adventista

TW: A crença fundamental da Criação é absolutamente necessária para quem somos e o que acreditamos e praticamos como adventistas do sétimo dia. A crença da Criação diz:

NW: “Deus comunica por meio das Escrituras o relato autêntico e histórico de sua atividade criadora. Ele criou o universo e, em uma criação recente, de seis dias, o Senhor fez “os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há” e descansou no sétimo dia (Êxodo 20:11).

TW: Assim Ele estabeleceu o sábado como memorial perpétuo da obra que Ele realizou e terminou em seis dias literais que, junto com o sábado, constituem a mesma unidade temporal que hoje chamamos de semana.

NW: O primeiro homem e a primeira mulher foram formados à imagem de Deus como obra-prima da criação, foi-lhes dado domínio sobre o mundo e atribuiu-se-lhes a responsabilidade de cuidar dele. Quando o mundo foi concluído, ele era “muito bom”, proclamando a glória de Deus.”

TW: Amigos, o tema de Deus como Criador é encontrado em todas as páginas das Escrituras. Se vocês quiserem ler algumas dessas passagens da Bíblia, juntamente com outros materiais úteis que afirmam a Criação, convido você a visitar www.adventistas.org/pt/institucional/crencas.

Instituto de Pesquisa de Geociência: fonte de recursos criacionistas

Além disso, o Instituto de Pesquisa de Geociência, uma entidade da Igreja Adventista do Sétimo Dia, fornece vários recursos juntamente com pesquisas científicas que apoiam uma cosmovisão bíblica. Eu o encorajo fortemente a visitar o site recém-atualizado do instituto, onde vocês vão encontrar vídeos, apresentações em PowerPoint, artigos, galerias de fotos e muito mais em: grisda.org.

NW: Amigos, o amor motiva tudo o que Deus faz, pois Ele é amor. Ele nos criou não apenas para que pudéssemos amá-Lo, mas para que Ele pudesse nos amar. Como é afirmativo saber que não evoluímos de algum tipo de lodo do mar, mas fomos criados pela mão de um Deus amoroso. No maravilhoso livro A Ciência do Bom Viver, nós lemos:

“A obra da criação não pode ser explicada pela ciência. Que ciência pode explicar o mistério da vida? … Na criação da Terra, Deus não dependeu de matéria preexistente. “Falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu.” Sal. 33:9. Todas as coisas, materiais ou espirituais, apareceram diante do Senhor Jeová à Sua palavra, e foram criadas para Seu próprio desígnio. Os Céus e todo o seu exército, a Terra e tudo quanto nela há, vieram à existência pelo sopro de Sua boca. Na criação do homem, manifestou-se a atuação de um Deus pessoal” (A Ciência do Bom Viver, página 414 e 415).

Criados à imagem e semelhança de Deus

TW: Continuando nós lemos “Quando Deus fizera o homem à Sua imagem, a forma humana era perfeita, mas jazia inanimada. Então um Deus pessoal, de existência própria, soprou naquela forma o fôlego da vida, e o homem tornou-se um ser vivo, inteligente. Todas as partes do seu organismo se puseram em ação. O coração, as artérias, as veias, a língua, as mãos, os pés, os sentidos, as faculdades da mente, tudo se pôs a funcionar, sendo todos submetidos a uma lei. O homem tornou-se alma vivente. Mediante Cristo, a Palavra, um Deus pessoal criou o homem, dotando-o de inteligência e poder” (A Ciência do Bom Viver, página 415).

TW: Que pensamento profundo é este, o de que fomos criados por um Deus pessoal e auto-existente que nos ama e que nos dotou de inteligência e poder.

Em nosso próximo vídeo, veremos mais de perto porque entender a Criação é tão importante e como ela é fundamental para nossas vidas hoje. Mas, enquanto isso, saiba que Aquele que criou o vasto Universo é o mesmo Deus que criou, ama e cuida de você. Vamos agradecê-Lo agora mesmo.

Pai nosso que estás nos céus, obrigado por criares esta Terra! Pelo poder do Pai, do Filho e do Espírito Santo, esta bela Terra veio a existir! Nós Te agradecemos pelo privilégio de viver aqui e perceber que um dia, em breve, Tu vais refazer esta Terra completa de uma forma perfeita novamente; obrigado por nos ouvires nesta oração e obrigado por fazeres provisão para a vida eterna, por causa do que Jesus fez. Em nome de Cristo pedimos, amém.


Ted Wilson é o presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 2 =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!