Crenças fundamentais dos adventistas: Crescimento em Cristo

Enquanto a eternidade não chega, Cristo motiva seus seguidores a crescerem e se tornarem pessoas cada vez mais parecidas com Ele.

Saudações, amigos! Hoje vamos olhar para o emocionante tópico de crescer em Cristo, o que isso significa e como acontece?

O crescimento leva tempo. Vemos isso em muitos aspectos da vida. Se você já plantou um jardim, sabe que toma tempo e cuidado antes de aproveitar os frutos do seu trabalho! Um bebê precioso nasce. São necessários muitos anos de cuidado criterioso e crescimento antes que ele ou ela se torne um adulto formado.

A amizade é outro exemplo. Quando você conhece alguém, leva tempo e compromisso para que o relacionamento cresça. Mas quanto mais você investe no relacionamento, mais próximos vocês se tornam.

Crescer em Cristo é um privilégio maravilhoso que temos, uma vez que aceitamos a incrível dádiva da salvação de Deus por meio de Jesus. É a maneira pela qual O conhecemos melhor e nos tornamos mais semelhantes a Ele.

Vida que Começa com Morte

E esta nova vida em Cristo começa com uma dicotomia incrível: começa com a morte! A morte de Cristo na cruz torna possível nossa nova vida.

Em Colossenses 1:13 e 14 lemos que Deus “nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”.

E Romanos 8:1 nos assegura: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”.

Outra Morte: a do Eu

Mas “andar no Espírito” requer outra morte: a morte do eu. Paulo explica em Gálatas 2:20:  “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais O amamos. E quanto mais O amamos, mais queremos ser como Ele. Mas como isso funciona? Lemos esta bela explicação em O Desejado de Todas as Nações, página 173: “Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes celestiais. A bênção vem quando, pela fé, a alma se entrega a Deus. Então, aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus” (O Desejado de Todas as Nações, página 173).

Crescimento em Cristo

Que Deus maravilhoso e amoroso nós servimos, que pode trazer tal transformação! Este conceito de crescer em Cristo é tão importante que é uma das Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ela diz o seguinte:

Crença Fundamental #11: “Crescimento em Cristo”

“Com sua morte na cruz, Jesus triunfou sobre as forças do mal. Aquele que durante seu ministério terrestre subjugou os espíritos demoníacos quebrou o poder do maligno e confirmou sua condenação final. A vitória de Jesus nos dá a vitória sobre as forças do mal que ainda procuram nos controlar ao andarmos com Ele em paz, alegria e com a certeza do seu amor. Agora, o Espírito Santo habita em nós e reveste-nos de poder. Estando continuamente comprometidos com Jesus como nosso Salvador e Senhor, somos libertados do fardo dos atos cometidos no passado. Não mais vivemos nas trevas, com medo dos poderes do mal, na ignorância e na vida sem sentido de outrora.”

“Nesta nova liberdade em Jesus, somos chamados a crescer na semelhança do seu caráter, comungando com Ele diariamente em oração, alimentando-nos de sua Palavra, meditando nela e na sua providência, cantando seus louvores, nos reunindo nos cultos e participando da missão da igreja. Também somos chamados a seguir o exemplo de Cristo pelo ministério compassivo às necessidades físicas, mentais, sociais, emocionais e espirituais da humanidade. Ao entregar-nos para o amoroso serviço em prol dos que estão em torno de nós e ao testemunharmos de sua salvação, sua constante presença conosco por meio do Espírito transforma cada momento e cada tarefa em uma experiência espiritual.”

Se você quiser saber mais sobre essa Crença Fundamental, eu o encorajo a visitar o endereço que aparece aqui na tela: www.adventistas.org/pt/institucional/crencas/

Tópicos Essenciais Para Crescer em Cristo

Para terminar, gostaria de compartilhar brevemente quatro tópicos essenciais e práticos para crescer em Cristo:

1. Ore. A Bíblia nos diz em Colossenses 4:2: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças”. É por meio da oração que nos conectamos com Deus, falando com Ele como um amigo e ouvindo o que Ele tem a nos dizer como um bondoso Pai Celestial.

2. Leia a Bíblia. A Bíblia é nosso guia fiel. É-nos dito em 2 Timóteo 3:16 e 17 que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

3. Aplique o que aprendemos. Não devemos apenas ler a Bíblia, mas fazer o que ela diz. Tiago 1:22-25 explica: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”.

4. Encontre-se com outros fiéis. Deus nos projetou para encorajar e fortalecer uns aos outros. Fora do corpo de membros é mais difícil manter viva uma conexão espiritual. Juntos somos mais fortes. Em Hebreus 10:23-25 ​​somos encorajados a que “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

Você não está sozinho

Amigo, você não está sozinho. À medida que você cresce em Cristo, lembre-se de que Ele ama e cuida de você. Ele morreu para libertá-lo da escravidão do pecado e dar-lhe o dom não apenas da vida eterna, mas uma nova vida Nele hoje. Ele habita em você por meio de Seu Espírito Santo, fala com você por meio da oração e o guia por meio de Sua Palavra. Ele o encoraja a se encontrar com outros crentes e a amar e servir aos outros.

Vamos agradecê-Lo em oração agora mesmo. Pai nosso que estás nos céus. Obrigado por esta grande oportunidade de nos conectarmos com o Céu, não apenas diariamente, mas a cada momento, por meio da oração e da compreensão do que Tua Palavra sagrada nos diz como devemos ser, não apenas leitores da Palavra, mas praticantes da Palavra, e, Senhor, tudo através do poder do Espírito Santo. Senhor, nos anima, nos encha, viva dentro de nós e ajuda-nos a realizar o que Tu tens reservado para Tua igreja remanescente, à medida que chegamos ao fim dos tempos e nos aproximamos da breve segunda vinda de Cristo. Obrigado por nos ouvir, e obrigado pelo privilégio de crescer em Cristo ao nos conectarmos com Ele todos os dias, aceitando Sua justiça justificadora e Sua justiça santificadora. Em nome de Cristo, nós pedimos. Amém.


Ted Wilson é o presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 4 =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!