Crenças fundamentais dos adventistas: Dons e Ministérios Espirituais

TW: Saudações, amigos! Hoje, minha querida esposa Nancy e eu falaremos sobre algo que acho que todo mundo gosta de receber: presentes! Seja para um aniversário ou alguma outra ocasião especial, acho que todos gostamos de receber algo especial, especialmente de alguém que amamos.

NW: Na verdade, ainda mais importante do que o presente em si, por mais maravilhoso que seja, é a pessoa que dedicou tempo e esforço para preparar e dar o presente. Esse relacionamento pessoal, essa consideração, é de longe o mais especial – porque nos diz que alguém nos ama e se preocupa conosco!

TW: Em Mateus 25, Jesus conta a história de um homem que confiou valiosos dons, ou talentos, a seus trabalhadores. Lemos, nos versículos 14 e 15: “Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu”.

NW: Continuando nos versículos 16 a 18: “O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor”.

Servo bom e fiel

TW: Claro, nós sabemos o resto da história – quando o dono voltou, ele elogiou aqueles que usaram seus talentos com sabedoria, dizendo-lhes: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (v. 21).

NW: Mas, infelizmente, um homem não usou seu talento e apenas o enterrou no chão. E ainda pior – ele culpou o homem que lhe deu o talento, dizendo: “Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste!” (v. 24).

TW: Vamos notar, por um momento, que esses trabalhadores não foram solicitados a fazer seu trabalho sem recursos! Eles não foram solicitados a “fazer tijolos sem palha”, como o cruel Faraó pediu aos escravos egípcios que fizessem, conforme registrado em Êxodo 5:7. Não, esses servos receberam os recursos de que precisavam para fazer o trabalho que foram solicitados a fazer, e aqueles que os usaram com sabedoria foram ricamente recompensados.

NW: E como é maravilhoso que Deus dê a cada um de nós dons, ou talentos, para usarmos para Ele! E Ele mostra Seu grande amor por nós ao nos dar esses presentes para que tenhamos a alegria de alcançar outros para Ele. E não há alegria maior do que ver alguém respondendo à inspiração do Espírito Santo enquanto Ele opera através de nós. Ele deu a cada um de nós exatamente o que precisamos para fazer o trabalho que Ele nos chamou para fazer! Lemos sobre isso em nossa Crença Fundamental Adventista do Sétimo Dia #17:

Dons espirituais a todos

TW: “Deus concede a todos os membros de Sua Igreja, em todas as épocas, dons espirituais que cada membro deve empregar em amoroso ministério para o bem comum da Igreja e da humanidade. Outorgados pela atuação do Espírito Santo, o qual distribui a cada membro como Lhe apraz, os dons proveem todas as aptidões e ministérios de que a Igreja necessita para cumprir suas funções divinamente ordenadas. De acordo com as Escrituras, esses dons abrangem tais ministérios como a fé, cura, profecia, proclamação, ensino, administração, reconciliação, compaixão, e serviço abnegado e caridade para ajuda e animação das pessoas. Alguns membros são chamados por Deus e dotados pelo Espírito para funções reconhecidas pela Igreja em ministérios pastorais, evangelísticos, apostólicos e de ensino especialmente necessários para habilitar os membros para o ensino, edificar a Igreja com vistas à maturidade espiritual e promover a unidade da fé e do conhecimento de Deus”.

NW: “Quando os membros utilizam esses dons espirituais como fiéis despenseiros da multiforme graça de Deus, a Igreja é protegida contra a influência demolidora de falsas doutrinas, tem um crescimento que provém de Deus e é edificada na fé e no amor”.  Se você quiser saber mais sobre os Dons e Ministérios Espirituais , nós o convidamos a visitar o site que aparece na parte inferior da tela [adv.st/crencas].

Dons concedidos pelo Espírito Santo

TW: No maravilhoso livro Parábolas de Jesus, Ellen White nos lembra: “Os talentos que Cristo confiou à Sua igreja representam especialmente os dons e bênçãos conferidos pelo Espírito Santo” (p. 327). Além disso, ela escreve: “Os dons especiais do Espírito não são os únicos talentos representados na parábola. Esta inclui todos os dons e dotes, originais ou adquiridos, naturais ou espirituais. Todos devem ser empregados no serviço de Cristo” (p. 328).

Chamados para crescer

NW: Você já sentiu que Deus o está chamando para fazer algo que o faça crescer? Algo que está distante do seu alcance? Lembre-se: Ele nunca vai pedir que você faça algo sem lhe dar o poder para fazê-lo! Recebemos esta maravilhosa promessa: “Colaborando a vontade do homem com a de Deus, ela se torna onipotente. Tudo que deve ser feito a Seu mando pode ser cumprido por Seu poder. Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras” (Parábolas de Jesus, p. 333).

TW: Amigo, hoje eu convido você a considerar quais talentos o Senhor lhe deu. Você está disposto a usar esses talentos para Ele? Ele está disposto e é capaz de conceder tudo o que você precisa para realizar a obra que Ele lhe deu neste exato momento. Vamos fazer uma pausa agora enquanto dedicamos os talentos que Ele nos deu e nós mesmos a Ele em oração.

Pai nosso que estás nos céus. Agradecemos pelos muitos presentes que o Tu nos deste. Todos receberam talentos e dons para usar e estão a Teu serviço. Senhor, oramos para que abençoes todos os homens e mulheres, todas as crianças, todos os jovens, todos, independentemente da idade, para que percebam que são valiosos e importantes e que desejam magnificar e multiplicar os talentos que concedeste a eles. Confiamos a nós mesmos aos Teus cuidados. Obrigado por nos ouvir e nos dar esta oportunidade, de dedicar novamente nosso tempo, nossos talentos e nossas habilidades a Ti, ao vermos a vinda de Jesus se aproximando, em nome de Cristo nós pedimos. Amém.


Ted Wilson é o presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte + dezenove =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!