Crenças fundamentais dos adventistas: O Batismo

O batismo é parte fundamental do processo de conversão. É quando a vida antiga é deixada para trás e se inicia uma nova caminhada com Jesus. Veja mais sobre esse tema no vídeo com o Pastor Ted Wilson.

Saudações, amigos! Hoje vamos falar sobre o batismo. A prática bíblica do batismo demonstra o compromisso de uma pessoa com Jesus Cristo. É uma cerimônia pública proclamando que Jesus é seu Senhor e Salvador.

A Bíblia instrui os seguidores de Jesus a praticar o batismo — a imersão de alguém na água. O batismo cristão se remonta ao tempo do próprio Jesus. Ele foi batizado antes de iniciar Seu ministério, Seus seguidores foram batizados e, antes de Jesus deixar a Terra, Ele disse a Seus discípulos que continuassem batizando outros depois que Ele partisse.

Jesus ordenou batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Lemos sobre isso em Mateus 28:18-20, onde Jesus diz: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

Os adventistas do sétimo dia acreditam e praticam o costume bíblico do batismo por imersão, de maneira semelhante à que Jesus Cristo foi batizado por João Batista. Este movimento de imersão simboliza a morte e ressurreição de Cristo, que proporciona o perdão dos nossos pecados. Ao passar por este ato simbólico, proclamamos aceitar o sacrifício de Cristo e reconhecê-Lo como nosso Salvador.

A palavra “batismo” vem da palavra grega “baptizo”, que significa “imergir, submergir; tornar totalmente molhado”.

Batismo simboliza morrer com Cristo e ressuscitar pelo poder de Deus

Na Igreja Adventista, os batismos envolvem novos crentes sendo totalmente imersos na água e imediatamente trazidos de volta. Esse movimento de estar totalmente submerso na água e depois voltar para fora simboliza a morte e o sepultamento de Jesus Cristo. Quando alguém sai da água, é simbolicamente elevado a uma nova vida em Cristo. É uma parte emocionante e importante da vida de um novo cristão.

Colossenses 2:12 explica o batismo assim: “tendo sido sepultados, juntamente com ele (isto é, com Jesus), no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”.

Embora seja apenas o sangue de Jesus que pode nos salvar, quando somos batizados, declaramos publicamente nossa fé e obediência a Ele. Estamos declarando abertamente nosso compromisso de seguir a Jesus e dizendo: “Sei que sou um pecador que precisa de um Salvador e escolho hoje ser um seguidor de Cristo”.

É o Espírito Santo que transforma

É importante notar que o ato/ físico do batismo não é o que muda uma pessoa. É a obra do Espírito Santo que faz a diferença. O batismo move o coração do crente para um relacionamento mais próximo com Cristo. Marca uma escolha, uma transição no coração do crente. É o início de uma jornada intencional de uma vida profundamente mudada.

Nossa Crença Fundamental Adventista do Sétimo Dia nº 15 explica assim: “Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e na ressurreição de Jesus Cristo, e atestamos nossa morte para o pecado e nosso propósito de andar em novidade de vida. Assim reconhecemos a Cristo como senhor e salvador, tornamo-nos seu povo e somos aceitos como membros por sua igreja. O batismo é um símbolo de nossa união com Cristo, do perdão de nossos pecados e de nosso recebimento do Espírito Santo. É por imersão na água e depende de uma afirmação de fé em Jesus e da evidência de arrependimento do pecado. Segue-se à instrução nas Escrituras Sagradas e à aceitação de seus ensinos”.

Três aspectos do batismo

Quando lemos sobre batismos no Novo Testamento, encontramos três aspectos importantes:

  1. As pessoas creram nas boas novas que ouviram (Atos 2:41).
  2. Os crentes estavam confessando seus pecados (Marcos 1:5)
  3. Os batismos eram o resultado do arrependimento do crente (Mateus 3:11, Atos 2:38).

Pelo fato de o batismo ser baseado em uma decisão consciente de confessar e arrepender-se de seus pecados e aceitar Jesus Cristo como Salvador, a Igreja Adventista do Sétimo Dia não pratica o batismo infantil, pois as crianças são muito jovens para entender o significado deste importante rito.

Jesus é a razão de todas as crenças adventistas

Jesus é a razão de todas as nossas crenças na Igreja Adventista do Sétimo Dia, incluindo o batismo por imersão. É um passo importante na vida de um crente e motivo para celebrar, porque eles estão declarando sua intenção de seguir a Jesus – e somente por meio Dele podemos encontrar liberdade, cura e esperança.

Com respeito à importância do batismo, Ellen White escreve: “A cerimônia do batismo é solene. Homens e mulheres são batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Isso significa que os três maiores representantes da autoridade celestial contemplam o serviço batismal e ouvem os votos que são feitos por agentes humanos para andar daqui em diante em novidade de vida. Ao fazer os votos batismais, o homem se une aos mais altos poderes nas cortes celestiais. Ele se compromete a viver a vida que Cristo viveu enquanto esteve nesta terra. E Cristo, de Sua parte, cumpre todas as promessas que Ele fez em Sua Palavra. Ele molda o caráter de cada um que segue Seus passos. Maravilhosa, maravilhosa é Sua obra em favor dos pecadores!” (17 LTMS, MS 57, 1902, par. 26 – Tradução Livre). Que maravilhosa citação! Ela move meu coração e espero que toque o seu também!

Se você quiser saber mais sobre o batismo, eu o encorajo a visitar o site que aparece na parte inferior da tela [adv.st/crencas]. Você também pode entrar em contato com o pastor adventista do sétimo dia local para saber mais sobre como você pode entregar sua vida ao Senhor por meio do batismo e tornar-se membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

E se você já foi batizado, por que não renovar seu compromisso hoje enquanto oramos juntos agora mesmo?

Pai nosso que estás nos céus. Obrigado. Antes mesmo do estabelecimento deste mundo, o Senhor, o Pai, Jesus, o Filho e Deus, o Espírito Santo, se reuniram em Concílio e sabiam que a Terra de alguma forma falharia no teste e que eles precisariam de um Salvador, e que foi Jesus quem disse: “Eu irei, Eu serei o Redentor”. Senhor, nós Te agradecemos por essa incrível disposição de Jesus, de vir a esta Terra, viver uma vida perfeita, ser batizado por imersão, mesmo não precisando disso. Mas Ele estava nos mostrando um exemplo e depois morrendo na cruz por nós, e depois ressuscitando para nos dar a vida eterna. Que história! Que verdade magnífica! E nós agradecemos! Esse batismo significa nossa disposição de morrer para o velho eu pecaminoso, de ir para debaixo da água na sepultura de água e depois ressuscitar da água em uma nova vida em Jesus Cristo. Como nos é dito em II Coríntios capítulo cinco, que somos novas criaturas em Jesus Cristo quando O aceitamos. Então, agora, Senhor, abençoa a cada um de nós, quer tenhamos sido batizados por imersão ou não, quer precisemos ser batizados por imersão, e há aqueles que estão considerando isso. Senhor, por favor, chegue perto deles. Mas todos nós percebemos que precisamos dessa caminhada diária Contigo, para que possamos nos tornar novas criaturas em Cristo, não apenas no batismo, mas todos os dias, à medida que a justiça de Cristo opera em nós para nos ajudar a nos tornarmos mais e mais semelhantes a Ele. Obrigado pela justiça de Cristo, por Seu exemplo e por esta demonstração pública de batismo que ajuda a nós e aos outros a saber que somos verdadeiramente seguidores de Jesus. Em nome de Cristo, pedimos, amém!


Ted Wilson é o presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.


Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove − 2 =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!