Crenças fundamentais dos adventistas: O Dom de Profecia

Deus deu o dom de profecia a algumas pessoas, com o objetivo de ajudar os cristãos a compreender sua mensagem.

Um dom muito especial que Deus promete à Igreja é o dom de profecia. Ao nos referirmos ao remanescente, ou Igreja de Deus nos últimos dias, lemos em Apocalipse 12:17 que “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.”  E Apocalipse 19:10 nos diz que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”

Nossa Crença Fundamental Adventista do Sétimo Dia #18, intitulada “O Dom de Profecia”, explica mais sobre esse dom especial. Nós a lemos da seguinte forma:

“As Escrituras revelam que um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é um sinal identificador da Igreja remanescente, e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade que proporciona conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência.”

Como adventistas do sétimo dia, todas as nossas crenças são firmemente baseadas nas Escrituras, e você pode ler mais sobre o Dom de Profecia, incluindo as muitas referências bíblicas nas quais ele se baseia, visitando o site mostrado na parte inferior da tela [adv.st/crencas].

Deus Fala por Meio de Profetas

Quando Arão e Miriã se rebelaram contra a liderança de Moisés, Deus lhes disse: “Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos.” (Números 12:6).  Ao longo dos tempos do Antigo Testamento, o dom profético estava em operação. A primeira pessoa chamada de “profeta” na Bíblia foi Abraão (Gênesis 20:7). Na história de Israel, Moisés foi o maior dos profetas; ele se comunicou com Deus “face a face” (Deuteronômio 34:10). Pouco antes de sua morte, ele disse aos israelitas: “O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás” (Deuteronômio 18:15). Esta profecia foi inicialmente cumprida por meio de Josué e dos profetas que o seguiram. Encontrou seu cumprimento final no aparecimento do Messias, que era o profeta que levaria o povo de Deus da escravidão do pecado para a Canaã celestial.

Os escritores do Novo Testamento, bem como vários outros indivíduos mencionados no Novo Testamento, tinham o dom de profecia. Paulo escreveu aos efésios que o dom de profecia permaneceria na igreja “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus” (Efésios 4:13). No livro de Apocalipse, portanto, diz-se que a igreja remanescente no tempo do fim tem “o testemunho de Jesus” (12:17), que de acordo com Apocalipse 19:10 é “o espírito de profecia”.

Dom Profético de Ellen White

Como adventistas do sétimo dia, cremos que Deus concedeu este dom profético a uma mulher chamada Ellen G. White.

Quem é Ellen White? Em resumo, ela era uma mulher de dons espirituais notáveis que viveu a maior parte de sua vida durante o século dezenove, mas através de seus escritos ela ainda está causando um impacto revolucionário em milhões de pessoas ao redor do mundo. Durante sua vida, ela escreveu mais de cinco mil artigos de periódicos e 40 livros; mas hoje, incluindo compilações de suas 50 mil páginas de manuscritos, mais de cem títulos estão disponíveis em inglês e muitos outros em vários idiomas. Na verdade, ela é a escritora, a mulher, mais traduzida em toda a história da literatura e a autora americana mais traduzida de ambos géneros. Seus escritos cobrem uma ampla gama de assuntos, incluindo religião, educação, relações sociais, evangelismo, profecia, publicação, nutrição e administração. Sua obra-prima de mudança de vida sobre a vida cristã bem-sucedida, “Caminho a Cristo”, foi publicada em mais de 140 idiomas.

Ministério de 70 Anos

Os adventistas do sétimo dia acreditam que a Sra. White era mais do que uma escritora talentosa; acreditamos que ela foi designada por Deus como uma mensageira especial para chamar a atenção do mundo para as Sagradas Escrituras e ajudar a preparar as pessoas para o segundo advento de Cristo. Desde a época em que ela tinha 17 anos até morrer, 70 anos depois, Deus lhe deu aproximadamente duas mil visões e sonhos. As visões variavam em duração de menos de um minuto a quase quatro horas. O conhecimento e os conselhos recebidos por meio dessas revelações ela escreveu para serem compartilhados com outras pessoas. Assim, seus escritos especiais são aceitos pelos adventistas do sétimo dia como inspirados, e sua qualidade excepcional é reconhecida até mesmo por leitores casuais.

No entanto, como afirma o livro Nisto Cremos: “Os escritos de Ellen White não constituem um substituto para a Bíblia. Não podem ser colocados no mesmo nível. As Escrituras Sagradas ocupam posição única, pois são o único padrão pelo qual os seus escritos – ou quaisquer outros – devem ser julgados e ao qual devem estar subordinados” (Nisto Cremos, pág. 285).

E como a própria Ellen White observou no livro O Grande Conflito: “Todavia, o fato de que Deus revelou Sua vontade aos homens por meio de Sua Palavra, não tornou desnecessária a contínua presença e direção do Espírito Santo. Ao contrário, o Espírito foi prometido por nosso Salvador para aclarar a Palavra a Seus servos, para iluminar e aplicar os seus ensinos” (pág. vii).

Crede nos Seus Profetas e Prosperareis

Ellen G. White foi verdadeiramente uma mulher notável que, passando por todos os testes de um verdadeiro profeta conforme estabelecido nas Sagradas Escrituras, ajudou a fundar a Igreja Adventista do Sétimo Dia. E através dos conselhos dados por meio desta mensageira especial, Deus nos abençoou imensamente. Como lemos em 2 Crônicas 20:20: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.

Meu querido amigo, convido você a abraçar esta incrível bênção que Deus deu à Sua Igreja. Descobri que quanto mais leio o Espírito de Profecia, mais abençoado sou. E hoje, todos os seus escritos estão disponíveis, não apenas em papel, mas online. Basta acessar egwwritings.org, escolher seu idioma e começar a ler hoje. Tenho certeza de que você será grandemente abençoado!

Vamos orar juntos. Pai nosso que estás nos céus, obrigado pelo dom de profecia que o Senhor concedeu ao longo da história, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento e, mais recentemente, por meio dos escritos e ministério de Ellen G. White. Obrigado por esta maravilhosa instrução que o Senhor nos deu no espírito de profecia. E agora, Senhor, nós Te pedimos que nos auxilies e nos ajudes a valer-nos das Escrituras, que são profundamente de Tua própria mão, e das revelações através de Ellen White do Espírito de Profecia, que também provém de Tua mão. Nós Te pedimos que nos ajudes a entender completamente os benefícios de Tua instrução. Obrigado por nos proporcionar isso. Em nome de Jesus, pedimos. Amém.


Ted Wilson é o presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + 9 =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!