Desenvolvimento pessoal contínuo

“… cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas”. Neemias 4:17

Não pare. Isso mesmo! Não pare, pois o fato de parar fará com que você fique desatualizado.

Essa história da reconstrução dos muros, liderada por Neemias, é um verdadeiro curso intensivo de liderança, foco, disciplina, pensamento estratégico entre outras competências que qualquer organização espera que seus funcionários tenham ou desenvolvam.

Autores como Mark Miller, Philip Gardner, Heather Maietta, Gary Dessler, Joel Dutra contribuem de forma sólida e positiva para nos encorajar a seguirmos nossa jornada de desenvolvimento humano.

Soft skills

O ambiente empresarial exige a cada dia que os envolvidos nele possuam competências para melhor desempenhar suas funções. E que sigam crescendo, pois as mudanças são constantes. A tecnologia é a base de muitas mudanças e talvez tenhamos relativa facilidade   nesta adaptação. É muito comum, porém, notarmos a falta do que chamamos de soft skills, pois é fundamental dentro de qualquer organização manter relacionamento com os demais colegas.

Como eu já disse em outro texto, não podemos parar, devemos sempre avançar e nos esforçamos em nosso trabalho. E mesmo tempo em que entregamos bons resultados devemos estar atentos às mudanças que trarão algum tipo de impacto em nosso trabalho. E que, na maioria das vezes, não somos capazes de medir as reais adaptações que deveremos enfrentar.

CHA

Talvez você se pergunte o que são essas famosas competências. Uma forma simples de nunca mais esquecer é ser lembrar-se do acróstico CHA. E mesmo se você não gostar de um chá agora vai se lembrar pelo menos do que são competências. CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Observe que, em nossos dias, adquirir conhecimento é algo relativamente fácil graças à tecnologia. Para desenvolver habilidades basta treinar o conhecimento adquirido e essa repetição o ajudará a adquirir tal habilidade. O desafio está justamente na atitude, pois isso depende apenas de cada um de nós e em grande parte é fruto de como conduzimos nossa vida. A atitude está intrinsicamente ligada as famosas competências que as organizações buscam.

Ao ler o restante da história de Neemias você notará que a atitude dos trabalhadores para finalizar a construção do muro foi fundamental para o sucesso do projeto. O texto cita pelo menos três vezes que os trabalhadores com uma das mãos trabalhavam e com outra tinhas as armas. E você, ao mesmo tempo em que está trabalhando o que está fazendo paralelamente?

Sabe, as pessoas que mais possuem tempo são justamente as mais ocupadas. Trabalhe forte, esteja focado e busque desenvolver novas competências para você não ficar estagnado no tempo. Desenvolva projetos pessoais, quem sabe algo que sempre quis, mas que não foi possível pois o início da carreira foi difícil.

A melhor maneira de estar sempre a frente do seu tempo é fazer bem feito o trabalho que possui em mãos e ao mesmo tempo estar atento a novas oportunidades de desenvolvimento. Você verá que sempre estará aproveitando oportunidades que surgirem pois além de ser reconhecimento pelo ótimo trabalho atual você adquiriu competências necessárias para novos projetos.

Não pare, um dia você entenderá que todo esforço valeu a pena.

Facebook Comments

sobre baixoguandu

Avatar
É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

E quando não “sentimos” o poder?

É bastante comum, no meio evangélico, a ideia de que o poder do Espírito Santo …

Deixe uma resposta

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as). Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!