Documentário conta a história de refugiados ucranianos que estão recomeçando suas vidas

Pessoas que precisaram deixar o país, agora buscam esperança em um novo lar.

O que fazer quando não se pode voltar para casa? Desde fevereiro, quando a guerra entre Rússia e Ucrânia começou, milhões de ucranianos tiveram que deixar toda uma vida para trás e recomeçar em outro lugar.

Em muitos desses novos começos também são necessárias as adaptações à cultura, idioma, reestruturação financeira e a ajuda de muita gente. Adrián Duré é um documentarista e coordenador de Projetos na Hope Media Europa e contou a história de cinco pessoas que saíram de seu país por meio da fronteira da Ucrânia.

Os conflitos na região não são novos e a população sofre com as disputas territoriais e políticas há muitos anos. Um documentário chamado Vida entre Páginas está disponível no Feliz7Play, a plataforma de streaming da Igreja Adventista, e conta a história desde a ascensão do regime comunista na Ucrânia.

O ambiente é de instabilidade e o cenário pode mudar a qualquer minuto. Dessa forma, não é possível planejar cenários ou criar uma grande estrutura de gravação. Adrián destaca a realidade do local: “A cada minuto, a cada hora passam centenas de pessoas e por trás de cada pessoa se esconde uma história dramática, em alguns casos, traumática”, detalha.

“Foi um dos meus maiores desafios como documentarista. Porque, pessoalmente, estava consciente de que devia separar as minhas emoções e as minhas próprias sensações ao estar num lugar com tanta tensão e drama, e separá-lo das ideias, “o plano” e a qualidade que procurávamos ao produzir as histórias”, conta Duré.

Ele conta que um dos desafios foi o idioma e o receio das pessoas de compartilhar suas histórias “por medo, temor, cansaço, esgotamento.” A maioria das pessoas não falava inglês e Duré falava um pouco de russo. Com isso, conseguiu se comunicar e entrevistar as pessoas. Agora, esse conteúdo chegou ao Brasil no dia 1 de abril com tradução em português por meio do Feliz7Play, para que mais pessoas consigam compreender o impacto do conflito.

Esperança e apoio

Carlos Magalhães é o diretor do Feliz7Play e pontua a importância de lançar o documentário em outros idiomas. “Os noticiários geralmente informam as tragédias vividas durante essa guerra e suas consequências negativas. Porém, com esse documentário, queremos destacar que apesar do sofrimento, muitos mantém a esperança viva e Deus continua atuando visivelmente e milagrosamente. O documentário também relembra que precisamos manter nossa empatia e apoio para aqueles que continuarão sofrendo as consequências da guerra ainda por muitos anos.”

A expectativa de Adrián Duré é que as pessoas que assistirem se sensibilizem com a história e orem ativamente por essas famílias e que, se possível, contribuam financeiramente com a ADRA, que trabalha ativamente no cuidado com os refugiados ucranianos, tanto dentro do país quanto nas fronteiras.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × três =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!