Em espírito e em verdade

Livro apresenta respostas bíblicas e aplicáveis a questões importantes relacionadas à adoração comunitária.

 

Um dos temas que frequentemente suscitam debates no contexto congregacional está relacionado com o estilo de culto e adoração. Em um ambiente de tanta polarização quanto o atual, as opiniões a respeito do assunto muitas vezes expressam conceitos extremos. Alguns defendem a ideia de que a liturgia deve ser formal, tradicional e voltada à racionalidade. Outros preferem um culto informal, inovador e marcado pelo emocionalismo. Nesse campo de ­discussão, quem está com a razão? Onde encontrar o equilíbrio? E o mais importante: o que dizem os escritos inspirados?

Apresentar uma visão panorâmica sobre a questão e oferecer respostas bíblicas, objetivas e aplicáveis a essas e outras perguntas relacionadas ao tema é o propósito do livro Adoração: O que Você Precisa Saber (CPB, 2022, 128 p.), de Daniel Plenc. Em sete capítulos, o autor discorre sobre os conceitos de adoração nas Escrituras, como igreja e adoração se relacionaram na história do cristianismo e de que maneira o fundamento, a natureza, a doutrina e a missão de igreja interagem com a adoração. Enriquecido com uma ampla pesquisa bibliográfica, a obra foi escrita em linguagem acessível a fim de satisfazer o público em geral, mas também provê subsídios importantes para aqueles que têm estudado profundamente o assunto.

Um ponto que se destaca na argumentação de Plenc é a íntima relação que ele demonstra existir entre a compreensão da doutrina da igreja e a prática da adoração corporativa. Dessa maneira, uma eclesiologia saudável será evidenciada por uma liturgia reverente, equilibrada e alegre. Além disso, permitirá que os cristãos tenham critérios fundamentados para reconhecer e avaliar o que é adequado ou não em um serviço litúrgico. Em suas palavras: “O culto é, na verdade, uma expressão das crenças da comunidade de adoração; a liturgia é ‘uma confissão de fé da igreja’. Consequentemente, o critério de avaliação da liturgia não pode ser estético, mas teológico e revelado. Portanto, quando o significado teológico do culto é esquecido, ele se transforma em formalismo ou ritualismo” (p. 95).

Adoração: O que Você Precisa Saber é mais uma contribuição do autor a respeito desse assunto. Doutor em Teologia, experiente professor universitário e escritor prolífico, Plenc tem se dedicado a pesquisar e produzir artigos e livros sobre a teologia e a prática da adoração, entre eles as obras El Culto que Agrada a Dios (Aces, 2007), Adoración (Editorial UAP, 2017) e Música na Igreja, lançada em 2019 pela CPB.

Essa obra inaugura a Série Essencial, um projeto idealizado para disponibilizar à igreja uma introdução aos temas teológicos mais discutidos da atualidade, com um texto tão acessível quanto acadêmico. Certamente, os leitores serão beneficiados com informações de qualidade que os ajudarão a se posicionar diante dos questionamentos que permeiam a vida cristã.

TRECHO

“Em sua expressão legítima, o elo essencial entre igreja e adoração não pode ser evitado, porque sem adoração não haveria igreja. Os elementos teológicos provenientes da doutrina da igreja são evidentes na prática do culto. Assim, a adoração deve ser entendida à luz do fundamento, natureza, doutrina e missão da igreja” (p. 114).

WELLINGTON BARBOSA, pastor e doutor em Ministério, é editor na CPB

(Resenha publicada na Revista Adventista de abril de 2022)

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 + dezoito =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!