Evitando sequelas pós-covid

Algumas medidas podem ser tomadas para que os efeitos da doença não persistam. Uma das sequelas é a perda de memória e concentração.

Nos últimos anos, o mundo vem enfrentando uma pandemia e surtos de gripe. Simultaneamente a tudo isso, as pessoas precisam lidar com diversos efeitos colaterais e sequelas pós-covid que são decorrentes de todo esse cenário. Entre as queixas mais comuns estão a perda de memória e falta de foco.

A covid-19 é uma infecção nova. Os pesquisadores tentam acompanhar o vírus na mesma velocidade em que ele se transforma, porém, muito ainda precisa ser compreendido e analisado. E o que podemos fazer enquanto uma resposta definitiva não vem? Vamos juntos aprender um pouco mais sobre como uma alimentação saudável pode auxiliar não apenas na prevenção, mas também no combate aos efeitos colaterais e deficiências nutricionais que podem gerar prejuízos à saúde cognitiva.

Uma informação muito importante que vai nos ajudar a compreender o porquê uma alimentação balanceada faz toda a diferença para sua vida é entender que o seu intestino é um órgão fundamental nesse processo, pois ele é o responsável pela nossa primeira resposta imunológica.

O intestino conta com bactérias positivas e negativas. Quando a pessoa começa um tratamento com antibiótico, a barreira imunológica fica frágil e, com isso, a imunidade fica vulnerável. Quando você não come bem, as células que ficam unidas na parede intestinal se abrem, deixando lacunas que permitem a absorção substâncias ruins que, na verdade, deveriam ser descartadas, mas acabam sendo absorvidas pelo nosso organismo.

Você conseguiu imaginar agora como é importante, no cenário atual de pandemia em que estamos, manter a qualidade da sua saúde?  Segundo uma pesquisa recente feita por cientistas da Universidade de Cambridge e do Imperial College de Londres, com artigo publicado no grupo Lancet, descreve que a covid-19 pode ser uma doença com efeitos por todo o corpo.

Sequelas e dificuldades

Entre as partes mais afetadas está o sistema nervoso central. Efeitos neurológicos como dificuldades de sono, estresse, ansiedade, depressão, perda de memória e sensação de “névoa cerebral” (que engloba dificuldade de concentração, confusão mental e fadiga cerebral, entre outros sintomas) já foram descritos como possíveis sequelas da doença.

O processo infeccioso gerado pela covid-19 provoca um excessivo estresse oxidativo. Na prática, isso significa que radicais livres, que aceleram o envelhecimento das células, são liberados em maior quantidade no organismo. Com uma alimentação saudável e natural, é possível ajudar a prevenir esse quadro. O estudo da Universidade de Cambridge e do Imperial College trás dados alarmantes em como as sequelas neurológicas podem afetar a nossa saúde mental. Diante de um quadro como esse, precisamos nos proteger da melhor forma possível.

No estudo foram avaliados dois grupos de pessoas. Uma parte que teve covid-19 e outra não. Foram 460 indivíduos que possuíam as mesmas características (gênero, idade, língua materna e condição socioeconômica), permitindo assim comparar os resultados obtidos dos testes no grupo controle e no estudado. As principais diferenças observadas nos pacientes que tiveram a covid-19 em relação aos demais foram na velocidade de resposta, maior esquecimento de palavras ou frases completas e de menor noção espaço-temporal.

Como evitar

Segundo os autores, a recuperação é lenta e gradual, mas é possível. Por isso, as seguintes dicas são fundamentais tanto para quem já foi infectado quanto para você, que quer estar mais preparado para combatê-lo caso seja necessário e quer dar uma turbinada na sua saúde.

  • Ômegas 3 e 6 : semente de linhaça e chia
  • Ferro: vegetais e folhosos verde-escuros como couve e brócolis
  • Vitamina A: laranja, manga, mamão, abóbora
  • Gorduras boas: abacate e azeite extravirgem
  • Selênio e Zinco: frutas cítricas, nozes, castanhas e sementes como de abobora e girassol

Vale sempre lembrar que para construir os pilares da sua saúde, várias ações precisam acontecer. A prática regular de exercícios, ter um ciclo do sono saudável, exposição a luz solar e o consumo adequado de água são hábitos essenciais. Podemos encontrar todos esses conselhos e outros mais nos 8 remédios naturais que nosso amado Senhor Jesus deixou revelado para nós. Tempos difíceis requerem de nós práticas conscientes e intencionais para cuidar do templo sagrado que é o nosso corpo. Nossa mente precisa estar sã para estar preparada para o tempo do fim.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 − um =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!