Falta de descanso pode afetar as emoções e a espiritualidade, assegura neurocientista

A privação do repouso pode causar sérios danos a todo o organismo, especialmente ao cérebro.

Mãe do pequeno Heitor, a jornalista Mayra Marques valoriza os momentos de repouso. “O descanso sempre foi importante para o meu bem-estar físico, mental e espiritual. Quando eu não consigo priorizá-lo, os “efeitos colaterais” da falta dele aparecem. Um deles é a perda da concentração”, conta.

Na maioria dos casos, os primeiros meses do bebê desafiam o equilíbrio físico e emocional da mãe. A dedicação integral às necessidades básicas do novo integrante da família diminui os momentos de descanso e acarreta até a privação de sono, ocasionando diversos prejuízos. Por isso, a jovem teve de encontrar sua própria fórmula para retomar o equilíbrio e a produtividade.

“Precisei me reorganizar para manter um ritmo saudável de descanso com meu filho. Hoje, tendo ele sete meses de vida, meu descanso já melhorou bastante, e segue para ser ainda melhor, porque se isso falha, a saúde física, mental e espiritual fica comprometida”, explica a jovem. Ela conta, ainda, que separa o sábado de cada semana para se conectar com Deus e com a família.

Mayra tem razão em se preocupar. A privação do repouso pode causar alterações cerebrais e, consequentemente, transtornos mentais, como explica a doutora Rosana Alves. “A falta de sono está relacionada à diminuição da expectativa e da qualidade de vida. Ansiedade, depressão e até Alzheimer podem ser alguns dos prejuízos da ausência de descanso”, esclarece a pesquisadora, que tem três pós-doutorados em Neurociência.

Mais do que apenas tempo para descansar, é preciso atentar às necessidades físicas, mentais e espirituais. “Somos seres integrais. Se um problema se manifesta fisicamente, precisamos olhar para nossas questões emocionais e espirituais. Um exemplo deste ciclo está em crianças que tiveram suas necessidades básicas negligenciadas, ou que precisaram cuidar de si e dos irmãos para obter alimento, moradia e segurança, tudo isso sem a supervisão de um adulto. A insônia se torna constante ao longo da vida pela necessidade de permanecer alerta. Ou seja, se considerarmos apenas a falta de sono, não encontraremos todas as respostas. E se o indivíduo não aprender a confiar em Deus, o ciclo não irá se fechar”, contextualiza a cientista.

Mensagens de conforto

A nova série de vídeos traz meditações que relacionam o descanso ao bem-estar físico, mental e espiritual. 

Neste ano, a doutora Rosana lançou uma sequência de meditações que abordam diversos aspectos do descanso. A iniciativa vem ao encontro de necessidades apresentadas pelo público que consome os conteúdos produzidos por ela. Os vídeos são gratuitos e disponibilizados todas as sextas-feiras, até dezembro, no seu canal no Youtube: youtube.com/drarosanaalves

Conheça sete passos para potencializar o descanso semanal

  1. Estabeleça uma rotina com dias e horários marcados. Liste suas atividades e seja coerente ao distribuí-las durante os períodos do dia. Questione-se: “Vou dar conta de ir ao mercado, ao banco e responder a todos e-mails pendentes apenas no período da manhã?” Provavelmente não. Então, distribua essas atividades no seu dia e, quem sabe, nos outros dias da semana.
  2. Primeiro o difícil. Após listar as atividades da semana, estabeleça as prioridades por ordem de dificuldade. Não deixe para o final da semana as tarefas mais complexas. Inicie com as mais difíceis e vá aliviando até o final da semana.
  3. Risque da lista. Poucas coisas são tão prazerosas quanto riscar da check list as atividades realizadas. Visualize o dia, a semana, o mês e o ano. Isso ajuda a lidar melhor com os imprevistos e diminui a ansiedade gerada pelo desejo de concluir as atividades.
  4. Inclua o descanso como um compromisso diário. Pequenas pausas durante um dia cheio de atividades podem tornar você mais produtivo e, ainda, preparar sua mente para uma parada semanal. Ao sentar-se para realizar uma atividade que exija concentração, como leitura e escrita, a cada 25 minutos, descanse 5. Esta técnica de gerenciamento de tempo se chama Pomodoro. Ela pode ser usada também para determinar um tempo específico para finalizar determinada atividade.
  5. Desconecte-se. Para um descanso eficaz não basta apenas se jogar no sofá; você precisa se desconectar, especialmente dos eletrônicos. Aquela passeada pelas redes sociais antes de dormir pode prejudicar o seu sono, sendo que a qualidade dele é parte importante do descanso. Cuide da higiene do seu sono, desligando os eletrônicos algumas horas antes de dormir, baixando a luz, diminuindo o tom com as crianças. Esses passos vão avisando o cérebro que está chegando a hora de desligar.
  6. Inclua toda a família nesse propósito. Conversem sobre a importância de cada um comprometer-se a realizar a sua parte para que o descanso em família seja possível. Ao dividir as tarefas não há sobrecarga. E os benefícios desta ação vão além de uma casa organizada: as crianças aprendem que têm um papel importante dentro da família, aumentando o senso de utilidade e pertencimento.
  7. Observe o sábado bíblico. Quem conhece melhor o equipamento: o fabricante ou o consumidor? É claro que quem o criou sabe melhor do seu funcionamento. Por isso, nosso Criador estabeleceu um dia a semana para que você e eu tivéssemos uma pausa. Este dia é o sábado, que vai do pôr do sol da sexta-feira ao do sábado. Siga os passos anteriores para aproveitar esse dia com sua família.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze + 20 =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!