Finanças em tempos de Covid-19

Todos estão preocupados, pois o novo vírus chamado Covid-19 está assolando o mundo. Medidas de reclusão social estão sendo adotadas para restringir o avanço da epidemia, pessoas em casa sem conseguir trabalhar e consequentemente sem ter o suficiente para o sustento da família.

Além disso, há medidas governamentais que oferecem ajudas emergenciais para pessoas carentes, juntamente com ações para ajudar as empresas a pagar a folha de pagamento, redução da jornada de trabalho, suspensão do contrato de trabalho, demissões, aumento significativo nos alimentos básicos, arroz, feijão, óleo, etc.

Momentos de tensão social, o qual inspira a pergunta: é hora de usar a reserva emergência?

Para responder esta pergunta precisamos fazer outras mais: qual é o valor da reserva? Por quanto tempo a reserva suportaria na crise? Quando a crise terminará? Estou entre os demitidos? Tive redução nos rendimentos?

Para algumas perguntas temos a resposta, mas para outras não as temos. Em se tratando do Covid-19, não temos como responder qual será a data, o momento, em que poderemos sair da reclusão social. Período este que começou com 15 dias, mas já estende por período maior. Não temos com clareza a data do final desta pandemia.

Conselhos importantes

O mais prudente a ser feito, portanto, é ajustar o estilo de vida. Readequar os gastos, suspender ou até mesmo cancelar alguns planos de curto prazo e continuar economizando.

Como fazer isto? Seja realista, compre apenas o necessário, substitua produtos. Não seja fiel a marcas e troque dívidas caras com taxas altas por dívidas mais baratas com taxas menores. Planeje quanto será o gasto obrigatório do mês, o famoso orçamento. Siga seu planejamento com dedicação e firmeza.

Quanto ao valor que for designado para a reserva de emergência, invista. Antes de investir, no entanto, procure saber qual é seu perfil de investimento. A bolsa de valores e investimentos cambiais são muito mais voláteis em momentos de crise, por isso, os títulos públicos são mais seguros. Os CDBs de bancos grandes podem ser uma opção.

Procure saber qual seria os lastros dos chamados Fundos de Investimentos Imobiliários; debêntures, fundo de crédito privado e outros são opções de investimentos. O mercado oferece muitas possibilidades de acordo com o seu perfil de investimento. Procure as opções que o deixem confortável com a rentabilidade e com o risco.

Em tempo de crise, precisamos continuar pensando a longo prazo, pois não existe crise que não passe e quando esta passar, como estará as suas finanças? Com saúde ou doente?

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Expectativa e paciência: duas chaves para aguardar o retorno de Cristo

“A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação …

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!