Foto “inédita” de Ellen G. White

Retrato antigo, redescoberto recentemente, mostra a escritora e profetisa norte-americana em seus últimos anos de ministério

Fotografia da pioneira hoje pertence ao acervo do Pacific Union College, nos Estados Unidos. Crédito: Pacific Union College Nelson Library Special Collections

Um pequeno, mas significativo fragmento da rotina diária de Ellen G. White (1827-1915) em seus últimos anos de ministério. Trata-se de uma fotografia “inédita” redescoberta recentemente. A imagem mostra a profetisa trabalhando em sua escrivaninha. A foto fazia parte de um acervo particular de documentos que foi doado ao Pacific Union College (PUC) em 2017. Porém, ela se tornou mais conhecida depois de ser adicionada ao acervo especial da biblioteca da instituição e publicada num livro lançado no começo deste ano.

Ao que se sabe, a fotografia foi tirada entre 1901 e 1905, depois que Ellen G. White voltou da Austrália e se estabeleceu em Elmshaven, sua última residência, localizada em Santa Helena, na Califórnia (EUA). No momento em que o retrato foi feito, a pioneira parece ter feito uma pausa na escrita e olhado direta e atentamente para a câmera.

“Quando digitalizamos a fotografia, usando algumas das melhores técnicas disponíveis, pudemos sentir sua personagem ganhar vida”, disse Katharine Van Arsdale, bibliotecária no PUC.

Redescoberta

A fotografia faz parte da Coleção da Família Taylor, que tinha conexões com a família White, e foi doada por Julia Pearce, uma descendente. Quando Ellen White se mudou para Elmshaven, em 1901, Charles Taylor servia como capelão no Sanatório Santa Helena, localizado nas proximidades. Provavelmente, essa foto tenha sido tirada por ele ou por sua esposa, Lucy.

Inicialmente, os bibliotecários do Pacific Union College não sabiam se a fotografia era única e se ela já era conhecida de outros estudiosos da vida e obra de Ellen G. White. Porém, no início deste ano, com a divulgação da imagem em um livro no qual Katharine reuniu diversas informações e fotos antigas da região, a própria equipe do Ellen G. White Estate reconheceu que se tratava de uma imagem única e com grande significado para o adventismo. Por isso, na avaliação de Tim Poirier, vice-diretor e arquivista do órgão ligado à sede mundial da igreja, trata-se de um tesouro histórico que ficou “escondido” por muitos anos.

O acervo do qual a “nova” foto de Ellen G. White faz parte está aberto a pesquisadores com horário agendado. A imagem da pioneira também foi digitalizada e pode ser visualizada no arquivo on-line da biblioteca do Pacific Union College. Além disso, o White Estate mantém uma cópia em alta qualidade em seu acervo virtual.

Retrato emblemático

Ellen G. White exerceu o dom de profecia durante mais de 70 anos de ministério. Nesse contexto, a fotografia lança luz sobre os esforços diários dela nos últimos anos de sua vida.

Embora o White Estate, que administra o patrimônio literário da escritora na sede mundial da Igreja Adventista, tenha cerca de 60 fotografias da pioneira, a que foi doada para a coleção do PUC é, ao que se tem notícia, a única foto dela tirada dentro de sua casa em Elmshaven. “E tê-la sentada em sua escrivaninha torna a imagem ainda mais emblemática”, ressalta Poirier. “Somos gratos aos descendentes da família Taylor por preservarem a foto durante todos esses anos e à responsável pelas Coleções Especiais do Pacific Union College, por torná-la conhecida”, finaliza Poirier.

MARCOS PASEGGI é editor de notícias da revista Adventist World (notícia adaptada do site da Adventist Review).

 

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Além disso, verifique!

Perceba os sinais

Deus usa pessoas para responder orações e surpreender seus filhos Há algumas semanas completamos quatro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + sete =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!