Início / MATERIAIS DA ESCOLA SABATINA / Guia enfatiza importância do estudo e interpretação da Bíblia – 26/03/2020

Guia enfatiza importância do estudo e interpretação da Bíblia – 26/03/2020

Ponto principal do material, de autoria de Frank e Michael Hasel, é destacar a necessidade de uma interpretação correta das Sagradas Escrituras.

A Bíblia Sagrada é um dos livros mais conhecidos do mundo. E há um grande desafio para as igrejas cristãs, inclusive para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, para que as pessoas estudem a Bíblia com maior profundidade. As Sagradas Escrituras são compostas de 66 livros, divididos em Antigo e Novo Testamentos, organizados ao longo de vários anos e com mais de 40 diferentes autores.

Além disso, há mais de 24.600 manuscritos do Novo Testamento dos primeiros quatro séculos depois de Cristo que ainda estão preservados e chagaram até os dias de hoje. Diante disso, como tornar o estudo e a interpretação do livro sagrado do cristianismo interessante e aplicável para a vida das pessoas?

Leia também:

A Agência Adventista Sul-Americana (ASN) conversou com os dois autores da lição da Escola Sabatina, intitulada Como interpretar as Escrituras. Trata-se do guia mundial que ajudará a nortear o tema a respeito da importância do estudo da Bíblia entre os meses de abril a junho de 2020. Os autores são Frank Hasel, diretor associado do Instituto de Pesquisa Bíblica da sede mundial adventista, e Michael Hasel, professor de Teologia na Southern Adventist University e diretor do Instituto de Arqueologia e Museu Arqueológico Lynn H. Wood.

Qual é exatamente o propósito da lição deste trimestre em termos de entendimento das Escrituras? O que os alunos devem compreender ao final dos três meses?

O propósito é ajudar as pessoas que estudam a lição a entender melhor a Bíblia. Ela quer aumentar a conscientização sobre porque a interpretação bíblica é necessária e como a Bíblia pode ser interpretada adequadamente. Ela quer equipar os membros da igreja para aprenderem a usar métodos sólidos de interpretação e entender melhor nossa abordagem adventista da interpretação bíblica.

Qual é a importância de entender o contexto histórico, as línguas originais e até as figuras de linguagem para fazer melhor uso do conteúdo da Bíblia e uma aplicação correta?

O contexto histórico das Escrituras pode nos ajudar a entender melhor o pano de fundo da mensagem bíblica. Pode ajudar a explicar por que os escritores bíblicos abordaram alguns problemas e qual é o significado disso. A Bíblia não foi escrita em português ou inglês. Como em qualquer tradução, é sempre uma interpretação, portanto é útil conhecer os idiomas originais da Bíblia para entender adequadamente sua mensagem. Por exemplo, a palavra saudade, em português, é muito difícil de traduzir devido à profundidade do significado que expressa.

O mesmo se aplica a algumas palavras em hebraico, como ḥesed. Essa palavra pode ser traduzida como bondade amorosa ou misericórdia. Livros inteiros foram escritos sobre esta única palavra das Escrituras porque ela descreve a profundidade do amor de Deus por nós. O contexto da passagem sobre se é uma parábola, poesia, narrativa histórica ou simbolismo profético também é importante para entender, a fim de interpretar corretamente as Escrituras.

Quais são os dois maiores erros cometidos pelas pessoas quando elas leem o texto bíblico e geralmente não entendem claramente o que leram ou fazem interpretações distantes do significado do que o texto pretende dar?

Um dos erros que as pessoas cometem quando não entendem um texto bíblico é ignorá-lo. Se você ignorar o texto, ele não poderá mais ter um efeito de mudança de vida em você, e você não poderá aumentar sua compreensão dele. Por outro lado, algumas pessoas pensam que sabem tudo e não precisam aprender mais nada. Eles apresentam explicações fantasiosas que geralmente são exageradas. É melhor admitir uma falta de entendimento do que apresentar uma explicação que não seja sólida e duvidosa.

Outro erro é que eles pensam que o problema está no texto, enquanto geralmente é nossa compreensão do texto que é deficiente. Às vezes, não conseguimos reunir todas as informações para entender completamente seu significado.

Sabemos que o estudo da Bíblia requer uma profunda dependência de Deus e uma adaptação do tempo. O que vocês recomendam como diretrizes para aproveitar ao máximo os ensinamentos da Bíblia no caso de uma pessoa sem conhecimento teológico?

Talvez a melhor recomendação seja a orientação de ler a Bíblia regularmente e, em seguida, reservar um horário específico do dia, quando sei que ficarei tranquilo. Muitas vezes, manter um diário pode ajudar a lembrar dos insights de nosso estudo das Escrituras. E antes de começar a ler a Bíblia, peça a Deus em oração que abra sua mente para entender Sua palavra e esteja disposto a segui-la com alegria. O livro que acompanha a lição, Como Entender A Bíblia, de nossa autoria, fornecerá mais informações sobre os métodos de interpretação bíblica.

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Editora adventista disponibiliza materiais gratuitos em formato digital – 30/03/2020

Em meio à crise do coronavírus, os leitores terão acesso, sem nenhum custo, às revistas …

Deixe uma resposta

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!