Homenagem Dia dos Pais 2020

Neste seu dia, o Ministério da Família da Igreja Adventista agradece a você pelo ministério da paternidade! Seu esforço, exemplo de vida, testemunho e empenho em guiar os filhos para o Céu, terão consequências eternas! Sua recompensa é certa! Parabéns!

O Dia dos Pais no Brasil, foi importado pelo publicitário Sylvio Bhering. Instituído no dia 14 de Agosto de 1953, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e europeia.

O que a Bíblia fala sobre os pais

●Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo oque é justo e direito. Gênesis 18:19

●Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12

●Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. Deuteronômio 6:2

●Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus. Deuteronômio 8:5

●Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem.Deuteronômio 11:19

●Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Provérbios 3:12

●O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegra. Provérbios 23:24

●Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Salmos 103:13

●”Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa: Efésios 6:2

●Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Efésios 6:4

●Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem.Colossenses 3:21.

Considerações extraídas do livro O Lar Adventista (Cap. 34-36)

O dever do pai para com seus filhos não pode ser transferido à mãe. Se ela cumpre o seu dever, já tem trabalho bastante. Unicamente trabalhando unidos podem pai e mãe dar desempenho à tarefa que Deus lhes pôs nas mãos. — Fundamentos da Educação Cristã, 69.O pai não deve omitir-se de sua parte na obra de educar os filhos para a vida e imortalidade. Ele deve participar das responsabilidades. Há obrigações para ambos, pai e mãe. Pai e mãe devem manifestar respeito mútuo, se quiserem ver essas qualidades desenvolvidas em seus filhos. — The Signs ofthe Times, 22 de Julho de 1889. O pai deve encorajar e sustentar a mãe na sua obra de cuidado mediante alegre fisionomia e palavras bondosas. — The Signs of the Times, 13 de Setembro de 1877.Procurai ajudar vossa esposa no conflito que ela tem diante de si. Sede cuidadosos em vossas palavras, cultivai refinamento de maneiras, cortesia,gentileza, e sereis recompensados por fazê-lo. — Testimonies for theChurch 2:84.

O trabalho prestado com alegria suaviza o fardo da mãe. Sejam quais forem seus deveres e perplexidades, leve o pai para o seu lar a mesma fisionomia sorridente e o mesmo agradável tom de voz com que durante todo o dia saudou a visitas e estranhos. A esposa deve sentir que pode contar com as grandes afeições do marido — que seus braços afortalecerão e susterão em toda sua atividade e cuidados, que sua influência sustentará a dela — e seu fardo.

A verdadeira definição de esposo

O lar é uma instituição de Deus. Ele designou que o círculo da família — pai,mãe e filhos — existisse neste mundo como uma firma. — Manuscrito, 36,1899. A tarefa de tornar o lar feliz não repousa sobre a mãe somente. O pai tem parte importante a desempenhar. O marido é o laço de união dos tesouros do lar, unindo mediante sua afeição devotada, forte, fervente, os membros da família — mãe e filhos — nos mais fortes laços de união. — The Signs ofthe Times, 13 de Setembro de 1877.

*Curiosidade*A palavra marido em inglês é husband, e sua raiz vem da expressão:“House-band”, numa correlação etimológica com antiga forma escandinávia hüs-böndi. Na tradução literal, a expressão “house-band”,significa laço de união do lar.Em Provérbios 31:10-31, que é uma referência à mulher virtuosa,encontramos as qualidades do seu marido.Um homem feliz, abençoado, sábio e respeitado líder , que confia e elogia sua esposa. Versículos 11, 23 e 28.

O pai como o chefe O marido e pai é a cabeça da família. A esposa espera dele amor e interesse,bem como auxílio na educação dos filhos, e isso é justo. Os filhos pertencem-lhe, da mesma maneira que a ela, e sua felicidade igualmente lhe interessa. Os filhos esperam do pai apoio e guia; cumpre-lhe ter justa concepção da vida, e das influências e associações que devem rodear sua família; ele deve ser regido, acima de tudo, pelo amor e temor de Deus, e pelos ensinos de Sua Palavra, a fim de lhe ser possível guiar os pés dos filhos no caminho reto.

Gastar tempo com os filhos. O pai perde em média muitas oportunidades áureas de atrair e prender a si os filhos. Ao retornar ao lar vindo do trabalho, ele deve achar uma agradável variação gastar algum tempo com os filhos. — The Signs of theTimes, 6 de Dezembro de 1877.Os pais devem desprender-se de sua falsa dignidade, negando a si mesmo alguma pequena satisfação em tempo e lazer, a fim de se associarem com os filhos, simpatizando com seus pequenos problemas, ligando-os a seu coração pelos fortes laços do amor, exercendo tal influência sobre sua mente em expansão que seus conselhos sejam considerados sagrados. —The Signs of the Times, 6 de Dezembro de 1877.

Lembre-se papai:

É obrigação solene dos pais dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristãs, e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social —Salmo 127.3. Semeamos exatamente o que plantamos. Plante amor, confiança, e segurança que além de tudo, colherás carinho, admiração e reconhecimento.

Reflexão

4 anos – Meu pai pode fazer tudo.

5 anos – Meu pai sabe muitas coisas.

6 anos – Meu pai é mais esperto do que o seu pai.

8 anos – Meu pai não sabe exatamente tudo.10 anos – No tempo antigo, quando o meu pai foi criado, as coisas eram muito diferentes.

12 anos – Ah, é claro que o papai não sabe nada sobre isso. É muito velho para se lembrar da sua infância.

14 anos – Não ligue para o que meu pai diz. Ele é tão antiquado!

21 anos – Ele? Meu Deus, ele está totalmente desatualizado!25 anos – Meu pai entende um pouco disso, mas pudera! É tão velho!

30 anos – Talvez devêssemos pedir a opinião do papai. Afinal de contas,ele tem muita experiência.

35 anos – Não vou fazer coisa alguma antes de falar com o papai.

40 anos – Eu me pergunto como o papai teria lidado com isso. Ele tem tanto bom senso, e tanta experiência!

50 anos – Eu daria tudo para que o papai estivesse aqui agora e eu pudesse falar com ele sobre isso. É uma pena que eu não tivesse percebido o quanto era inteligente. Teria aprendido muito com ele.

Ann Landers

Compilação de Elkeane Aragão

www.adventistas.org’

 

Pai, eu prometo honrar seu nome

Está escrito em Êxodo 20:12: “Honra a teu pai…” O mandamento não diz “obedeça ao seu pai”, mas sim “honre ao seu pai”. Qual é a diferença entre obedecer e honrá-lo? Obedecer significa concordar em fazer algo, concordar em ser conduzido, sem necessariamente respeitar ou ter estima pelo pai. Um filho pode obedecer ao seu pai sem tê-lo em alta consideração. Obedece por medo, por pressão, por obrigação.

Honrar tem um significado bem mais amplo: valorizar, considerar altamente, ter em grande estima, respeitar. O mandamento afirma: “honre” – e não “obedeça” –, porque os filhos até podem obedecer sem honrar, mas jamais podem honrar sem obedecer.

Honrar nosso pai significa querer o bem dele, querer que ele se sinta bem, e agir para que se sinta bem. Honrar nosso pai significa ouvir seus conselhos. Honrar nosso pai significa falar bem dele; significa procurar maneiras de mostrar-lhe apreço, respeito, admiração: seja mediante uma mensagem de Whats, um e-mail, um cartão, um presentinho, um telefonema, um abraço, um beijo, uma declaração de amor.

Filhos e filhas: honrem seu pai!

Pai, eu prometo respeitar suas chamadas de atenção

O apóstolo Paulo escreveu em Efésios 6:4: “Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”. Neste versículo, Paulo apresenta as responsabilidades dos pais para com os filhos. Mas, indiretamente, ele também conscientiza os filhos sobre o que devem esperar dos pais, avisando-lhes que não podem esperar dos pais uma atitude displicente, irresponsável. Nada disso. Os filhos devem esperar dos pais disciplina e admoestação do Senhor.

Por sua natureza mais firme, e sua voz mais potente, o pai representa a justiça, a disciplina e os limites dentro de um lar. É dele que se espera o estabelecimento de regras, e também a cobrança delas; espera-se o discurso do “isto pode e isto não pode”. E o pai cobra isso tudo por uma razão: segurança e felicidade dos filhos.

E como os filhos deveriam reagir às regras e exigências coerentes e justas do pai? Com profundo respeito! E como os filhos deveriam reagir às chamadas de atenção quando essas regras e exigências não são obedecidas? Com profundo respeito! Afinal, a obediência a limites seguros e a submissão aos “mandamentos” de um pai temente a Deus farão de filhos e filhas cidadãos conscientes e de bem.

Filhos e filhas, respeitem as chamadas de atenção de seu pai!

Pai, eu prometo ser responsável

O sábio escreveu: “Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos e obterão discernimento” (Provérbios 4:1). Quando Salomão diz “ouçam” e “estejam atentos”, está falando de responsabilidade diante das instruções de um pai sábio, temente a Deus. E qual o resultado disso? O filho responsável ganhará prudência; ou seja, ganhará equilíbrio, sensatez, conhecimento, sabedoria. Assim sendo, quando os filhos agem com responsabilidade diante dos ensinamentos do pai, eles são os maiores beneficiados.

Há muitos filhos e filhas que, diante dos bons ensinamentos do pai, reagem com desprezo, deboche e revolta. E pensam que dessa forma ferem o coração do homem que cuida deles. Sim, eles podem magoar o coração dele, mas os maiores perdedores são eles próprios – filhos e filhas –, pois sua insensatez os priva do tremendo lucro de uma vida vivida com responsabilidade.

Filhos e filhas, sejam responsáveis com seu pai!

Pai, eu prometo causar-lhe alegria

Salomão escreveu: “O filho sábio dá alegria ao pai” (Provérbios 10:1). O pai certamente fica feliz quando seus filhos tiram boas notas na escola, quando conseguem um bom emprego, quando superam seus desafios ou quando ganham medalha no campeonato do colégio. Mas nenhuma alegria supera a felicidade que o pai sente quando vê seus filhos agindo com sabedoria e bom senso nas pequenas e grandes atividades e ocupações da vida. Afinal, se o filho é sábio, terá tudo de melhor na vida; e mesmo diante de circunstâncias adversas, terá condições plenas de superação.

Filho sábio é aquele que:

  • Respeita as pessoas;
  • É honrado nos negócios;
  • Encara os estudos com responsabilidade;
  • Cresce em maturidade;
  • É amigo de Deus.

Filhos e filhas, alegrem seu pai vivendo de modo sábio!

Pai, eu prometo dedicar tempo a você

Quando os filhos e filhas são pequenos, querem ficar o tempo todo com os pais. Mas alguns, quando crescem, viram adultos e saem de casa e se esquecem deles. Em casos extremos, até perdem o contato com o pai: não ligam, não escrevem, não aparecem.

A melhor maneira de mostrar que seu pai é importante é dedicando-lhe tempo de qualidade, e, se possível, em quantidade. O doutor Armand Nicholi, professor clínico de psiquiatria na Harvard Medical School e no Massachusetts General Hospital, afirma que “o tempo é como o oxigênio: há uma quantidade mínima necessária à sobrevivência. E é preciso tanto quantidade quanto qualidade para desenvolver relacionamentos carinhosos e afetivos”.[1]

Por isso, demonstre carinho e afetividade. Que tal ligar agora para seu pai e dedicar-lhe um pouquinho de tempo?!

Pai, eu prometo cuidar de você!

Escrevendo ao jovem Timóteo, o apóstolo Paulo disse: “Se alguém não cuida de seus parentes e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente” (1 Timóteo 5:8).

Os pais, antes fortes, saudáveis e independentes, um dia se tornam frágeis, enfermiços e dependentes. Aqueles que antes seguravam as mãos dos filhos, um dia precisarão que estes lhes segurem as mãos. E o que os filhos devem fazer? Cuidar deles! Fazer sacrifícios por eles! Afinal, a história poderá se repetir: os filhos que hoje cuidam do pai, amanhã serão cuidados por seus próprios filhos. Obviamente, o cuidado do pai não deve ser praticado por mero interesse, mas porque o cuidado da família é um dever de todo filho e filha de Deus.

O melhor presente que você pode dar a este homem de sua vida é fazer ou renovar estas seis promessas:

  1. Pai, eu prometo honrar você;
  2. Pai, eu prometo respeitar suas chamadas de atenção;
  3. Pai, eu prometo ser responsável;
  4. Pai, eu prometo trazer-lhe muitas alegrias;
  5. Pai, eu prometo dedicar tempo a você;
  6. Pai, eu prometo cuidar de você.

Estas promessas de honra, respeito, responsabilidade, alegria, tempo e cuidado constituem uma clara evidência de que os filhos e filhas são sábios, e que estão preparados para conviverem, pela eternidade, com o Pai Celestial.


Referências:

[1] Citado em John Maxwell. O Sucesso de Amanhã Começa Hoje, p. 126.


 

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Dia do Amigo – 20 de Julho 2020

O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, …

Deixe uma resposta

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!