Igreja reforça bases teológicas para pastores, anciãos e líderes

Objetivo é intensificar formação para fortalecer trabalho nos templos locais. Ao longo dos encontros, palestrantes estimularam o estudo aprofundado da Bíblia.

“Entendemos que há desafios intensos que devemos enfrentar, e muitos deles começam numa teologia ruim, numa má interpretação e num púlpito frágil”, identifica o pastor Adolfo Suárez, reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (Salt). Foi para tratar de questões como essas que a Igreja Adventista ofereceu o curso de formação teológica Identidade e Missão, de 29 a 31 de março.

Realizado de maneira totalmente online, foi direcionado a dois grupos: pastores e anciãos e líderes de templos locais. O modelo, segundo os organizadores, permite que mais pessoas tenham contato com os conteúdos e possam revisá-los em outros momentos. Além disso, dá acesso ao conhecimento compartilhado por palestrantes que falam outros idiomais.

No caso desta edição, que teve tradução simultânea para o espanhol, um dos convidados foi o doutor Frank Hasel, diretor associado do Instituto de Pesquisa Bíblica da sede mundial adventista. Em sua abordagem, que teve como foco a identidade teológica adventista, Hasel pontuou que o assunto vai além das crenças da denominação. “Nossa identidade é formada por aquilo que nós vivemos. Será que, por exemplo, vivemos o sábado de maneira que as pessoas percebem que é um dia de alegria e bênção pra nós? Será que estamos nos tornando como Jesus na nossa forma de agir?”, questionou.

Também participaram os doutores Carlos Flávio Teixeira, da Faculdade Adventista da Amazônia (Faama), e Emilson Reis, do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Suas apresentações trataram da hermenêutica adventista e de como o púlpito deve ser usado, respectivamente.

Teixeira lembrou que a própria Bíblia segue princípios básicos fundamentais para ser interpretada. Por isso, a análise do texto bíblico ser feita de maneira cuidadosa e que leve em conta esses elementos. Alguns deles são Sola Scriptura, Tota Scriptura, e Prima Scriptura, que trazem aspectos específicos que auxiliam nesse processo.

Para Reis, o pregador precisa ter um preparo espiritual, além de seu dom. Mesmo que alguém seja um bom orador ou comunicador, se lhe faltar a dependência do Espírito Santo, sua mensagem pode chegar vazia aos corações de seus ouvintes.

Teologia consistente

“A vida prática diária é vivida à luz de uma teologia. Assim, se queremos ter uma vida cristã segura e sólida, precisamos fortalecer nossa teologia, nossa compreensão da Bíblia e a qualidade de nossas pregações”, reforça Suárez.

Para o pastor Lucas Alves, secretário ministerial da sede sul-americana da Igreja Adventista para oito países sul-americanos, o encontro foi uma oportunidade para preparar e dar ferramentas, por exemplo, para os anciãos. Quando o assunto é hermenêutica, ou seja, a interpretação correta de um texto bíblico, os anciãos que pregam, que aconselham, precisam fazer uma análise fiel daquilo que está registrado na Bíblia.

“Se eles passam a aplicar ao texto algo que ele não está dizendo, isso pode causar um impacto muito negativo na igreja, porque diz aquilo que Deus não disse e afirma coisas que Deus não afirmou”, detalha Alves.

O curso também é um dos marcos comemorativos dos 100 anos da Associação Ministerial, área que nasceu em 1922 para dar suporte aos pastores e anciãos de templos locais. Um de seus princípios é justamente o da capacitação contínua para ajudá-los em seus desafios diante da missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

“O que nós queremos é reafirmar aquilo que nós já acreditamos. Como foi apresentado pelo pastor Emilson, quando nós temos uma liderança mais preparada, mais familiarizada com a Bíblia, que tem as ferramentas adequadas para interpretar o texto, é extremamente importante quando você olha pra aquilo que um líder fala [ao recapitular a] Lição da Escola Sabatina, para as pregações que eles fazem na igreja. O efeito disso é tremendo porque melhora a qualidade das nossas pregações”, sublinha Alves.

Em cada um dos três dias de transmissões foram registrados aproximadamente 16 mil acessos únicos, número que deve aumentar, uma vez que o conteúdo está disponível nos canais oficiais da Igreja Adventista no YouTube.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 1 =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!