Levante-se e edifique!

“O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos”.  Neemias 2:20

É comum, ao conhecer novas pessoas em palestras e aulas, muita gente perguntar: “qual o segredo?”. Na primeira vez que escutei essa pergunta eu devolvi com outra: “o segredo do que?”.

O ser humano gosta de receitas, pois elas servem para ajudar a garantir o alcance de um resultado esperado. Mas quando falamos em gestão é comum os líderes esquecerem de que cada organização possui peculiaridades, pois é composta por pessoas que trazem para ela sua formação ao longo de toda a trajetória de vida.

Um dos grandes erros que podemos cometer ao liderar algum projeto, departamento ou organização é pensar que nossas experiências (sucessos) anteriores garantirão o sucesso.

Sem receitas prontas

Nossas experiências são importantes, já que fazem parte da nossa jornada e nos trouxeram até aqui. E isso deve ser respeitado. Elas nos influenciam a todo momento sem percebermos, por isso o conselho é: não há receita.

De forma geral, pense agora em pessoas que marcaram a história de planeta E em qualquer ramo de atuação: esportes, ciência, saúde ou negócios. Geralmente esses personagens, lembrados por você, possuem uma história marcada por realizações, feitos ou ações.

Por isso que minha resposta para a pergunta inicial, sobre o segredo, foi: Trabalhe. Isso mesmo, trabalhe. Nessas primeiras reflexões que farei sobre gestão e liderança pautarei os textos em minhas experiências, estudos e na Bíblia. O texto de hoje nos mostra que, antes do sucesso de Neemias, ele determinou-se a atuar. Exatamente isso, ele se levantou e edificou um projeto.

Por isso, antes de pensar quais as receitas de sucesso de grandes executivos, empreendedores ou líderes levante-se e edifique um projeto, um trabalho uma missão. Mover-se é o primeiro passo para alcançar objetivos que, muitas vezes, nem estavam no plano.

Vejo hoje experientes e jovens mais interessados em atalhos para conquistar projetos ou posições e se esquecem de que o mais importante é fazer, fazer e por fim fazer. Não menospreze o seu próprio esforço; pare de buscar receitas do sucesso. É incrível como livros com esses títulos 10 passos para, 7 passos como alcançar, são populares. Mas a vida no campo da gestão não é tão simples assim. Seguir certos passos e sucesso garantido não funciona assim.

Trabalhe duro, dedique-se, tenha foco, corrija seus erros. Mas, como Neemias, edifique, faça algo que tenha a sua marca, o qual você possa ter orgulho de falar. Fui eu que fiz. Mas reconheça e dê os devidos créditos para que lhe ajudou ou inspirou.

Como diz no texto, é Deus que nos faz prosperar. Então, toda fez que você finalizar um projeto com sucesso, reconheça que Ele esteve ao seu lado e também que lhe inspirou. É raro criarmos algo do zero, pois na gestão utilizamos vários instrumentos que nos ajudam a tomar decisões e liderar então reconheça quem de alguma forma preparou o influenciou.

Você irá prosperar, mas, antes, levante-se e edifique.

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Redescobrindo o sábado em tempos de pandemia

O sábado é um dia separado para adorar a Deus, testemunhar e intensificar as ações …

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!