Novidades

Logomarca e Significado da Escola Sabatina

Logo da Escola Sabatina Igreja Mundial Bíblia e materiais de estudo Ênfase do Quinquênio – Discipulado – Integração – Missão – Estudo diário Quatro objetivos da Escola Sabatina

1. Estudo da Bíblia

2. Companheirismo

3. Atividade Missionária na Comunidade

4. Ênfase na Missão Mundial A obra da Escola Sabatina é importante, e todos os que se interessam na verdade devem esforçar-se por torná-la próspera. CSES, 9 A Escola Sabatina, devidamente dirigida, é um dos grandes instrumentos divinos para trazer pessoas ao conhecimento da verdade. CSES, 115.

MENSAGEM Os grandes objetivos da Escola Sabatina Há considerável evidência de que, no final do século XIX, a Escola Sabatina estava claramente engajada em mais do que no estudo da Escritura, mas havia se expandido no que a Seventh-day Adventist Encyclopedia define como o eterno objetivo duplo da Escola Sabatina: o estudo da Bíblia e o discipulado cristão. Já no início de 1883, Ellen G. White escreveu na The Review and Herald: A Escola Sabatina é um ramo importante da obra missionária, não somente por que ela dá a jovens e idosos o conhecimento da Palavra de Deus, mas porque desperta neles amor por suas verdades sagradas, e um desejo de estudá-la por si mesmos; acima de tudo, ela lhes ensina a regularem a vida pelos santos ensinos que lhes ministra. O objetivo da obra da Escola Sabatina, escreveu a Sra. White, deveria ser a colheita de almas. Seu conselho foi que esse esforço deveria se expressar no serviço interno e externo e no testemunho. O termo agência de conquista de almas aparece frequentemente em seus escritos como uma forma de descrever os devidos alvos da Escola Sabatina. Ela incentivou o treinamento de obreiros cristãos para a ação missionária. Em 1974, o Departamento da Escola Sabatina reestudou e redefiniu seus objetivos, como segue: A Escola Sabatina foi desenvolvida para ensinar o evangelho de Jesus Cristo em resposta à ordem de Jesus e no contexto das três mensagens angélicas. Fiel a seu propósito original, a Escola Sabatina segue transmitindo as boas-novas com o objetivo de conquistar, conservar e treinar para Jesus Cristo, homens e mulheres, jovens, meninos e meninas, no mundo inteiro. Esse objetivo é cumprido através das seguintes quatro áreas:

1. Ênfase na fé (Estudo diário);

2. Ênfase no companheirismo (Discípulo);

3. Ênfase na comunidade (Integração);

4. Ênfase no mundo (Missão).

Uma pesquisa realizada em 2006 informou sobre a tradução da Lição de Adultos da Escola Sabatina para mais de 80 línguas, certamente provendo uma das mais atraentes influências de todas para a unidade da Igreja mundial. Agora que a igreja já avança pelo século XXI e está comemorando seu 150º aniversário, com o firme conhecimento de que o fim certamente se aproxima, está decidida, mais do que nunca, a preparar e mobilizar totalmente os 22 milhões de membros de sua Escola Sabatina para toda uma vida de discipulado, no cumprimento de sua missão de partilhar o amor de Deus para a colheita de almas. Edison Choque Fernandez Diretor de Escola Sabatina DSA.

Informações importantes para o trimestre:

1. Uma informação importante tem a ver com a necessidade de se aumentar o tempo destinado às atividades da Unidade de Ação. O programa geral da Escola Sabatina não terá modificações em sua duração.

2. Nosso alvo na Divisão Sul-Americana é alcançar 70% de alunos estudando a lição todos os dias e ter 70% de pontualidade ao início do programa. A pergunta é como sua igreja vai se envolver nesse grande desafio. Seguem algumas ideias para o crescimento nesse sentido:

a. Cada igreja deve ter uma comissão de oração em prol desse objetivo.

b. As pessoas chave nesse processo são os professores da Escola Sabatina. Assim, devem ter um junta-panelas e apresentar algumas ações para se alcançar esse objetivo.

c. Chegar a um acordo sobre a meta a ser alcançada no final do trimestre.

d. Publicar semanalmente o porcentual de pontualidade e Estudo Diário de cada classe.

e. No primeiro sábado de cada trimestre, os professores devem ser orientados a convidar os membros da Unidade de Ação a assinar o compromisso de estudo da Bíblia e da Lição da Escola Sabatina todos os dias. Esse é um momento solene que deveria ser promovido cuidadosamente.

f. Uma maneira de se mostrar os desafios a serem alcançados é através do quadro comparativo. No último sábado de cada mês, mostremos um balanço dos desafios alcançados.

g. Motivar os professores a preencherem o cadastro dos alunos com os dados: telefone, endereço e . Desta maneira, sempre pode ser lembrado o compromisso do Estudo Diário e da pontualidade.

3. Promover o blog oficial da Escola Sabatina:

4. Em alguns sábados, é importante a participação das Unidades de Ação na programação e direção da Escola Sabatina. Para isso, seria bom fazer uma escala e coordenar com antecedência essa participação. 5. Promover, entre os professores, o vídeo do Esboço da Lição para cada semana.

6. Reuniões de coordenação são muito importantes: Programar reuniões regulares com sua diretoria, para avaliar e afinar os objetivos e programas da Escola Sabatina (uma vez por trimestre).

7. No programa da Escola Sabatina, há um espaço de 5 minutos para o Quadro Comparativo, que vai acontecer apenas no último sábado do mês. A secretária da Escola Sabatina será responsável por esse momento. Nos outros sábados, nesse mesmo espaço, deve acontecer a promoção missionária, na qual o diretor missionário será convidado para promover as atividades missionárias da igreja. Exemplo: Janeiro 04 Promoção missionária 11 Promoção missionária 18 Promoção missionária 25 Apresentação do Quadro Comparativo

8. Integrar a Escola Sabatina ao Ministério Pessoal. Trabalhar juntamente com o Diretor de Ministério Pessoal de sua igreja, pois a coordenação das principais atividades missionárias tem total ligação com a Escola Sabatina. Exemplos das principais atividades missionárias são: a Classe Bíblica, a promoção das Escolas Sabatinas Filiais, o Dia do Amigo e os momentos missionários no programa.

9. Metas e desafios da Escola Sabatina tendo, pelo menos, uma Escola Sabatina Filial por igreja.

10. Lembra-se de enviar, trimestralmente, o Relatório da Escola Sabatina à sede de seu campo.

11. Os sites para descarregar os vídeos do informativo das missões são: Imprimir, dentro do possível a cada sábado, a dinâmica de confraternização. Para isso, os professores devem fazer perguntas fechadas e pontuais, e não abertas, já que há apenas 3 minutos para esse assunto. Datas especiais do trimestre que devem ser promovidas: Data Atividades Departamento Responsável 04/01/2014 Dia do Compromisso Escola Sabatina 08/02/2014 Dia do Amigo Escola Sabatina 13-22/02/ Dias de Oração Ministério da Mulher 22/03/2014 Treinamento via satélite – Semana Santa Ministério Pessoal 29/03/2014 Décimo Terceiro Sábado Escola Sabatina.

PROMOVA, DIFUNDA E FAÇA EM SUA IGREJA O DIA DO COMPROMISSO Primeiro sábado de cada trimestre

Já pensou em estabelecer em sua igreja o Ciclo do Discipulado? Objetivos Gerais Cumprir com a ordem de Jesus. Facilitar o amadurecimento espiritual dos membros. Aumentar o número de missionários. Melhorar o preparo dos novos conversos. Diminuir a apostasia. Onde acontece? No horário da Escola Sabatina, com uma lição especial, tanto para a fase 2 como a fase

3. O material para a fase 1 é o curso bíblico e pode ser realizado tanto na igreja como nas casas, através das duplas. FASE 1 – CONVERSÃO OBJETIVO Levar pessoas a conhecerem a Cristo e prepará-las adequadamente para o batismo, a fim de que sejam integradas à igreja. É NECESSÁRIO Ter um discipulador. Completar um curso bíblico. Ser membro da Escola Sabatina e, se possível, de um Pequeno Grupo. Esta fase leva a pessoa ao batismo.

FASE 2 – CONFIRMAÇÃO OBJETIVO Confirmar a fé dos recém-batizados e levá-los a um crescimento espiritual genuíno. Confirmação das doutrinas bíblicas. É NECESSÁRIO Desenvolver a lição especial da fase 2 (confirmação). Pertencer a um Pequeno Grupo. FASE 3 – CAPACITAÇÃO OBJETIVO Capacitar e equipar o recém-batizado, ajudando-o em seu crescimento espiritual e no cumprimento da missão. É NECESSÁRIO Completar as lições deste módulo. Orar por cinco pessoas e trabalhar para que elas conheçam a Cristo. Estar envolvido na formação de um novo discípulo. Estar envolvido em algum ministério específico de acordo com seus dons espirituais. PROJETO MANÁ MUTIRÃO DE ASSINATURAS Data Campo 23 de fevereiro UCB 03 de agosto USB – UCOB 10 de agosto USeB 17 de agosto UNB – UNOB Países de fala castelhana: Mês de outubro 24 de agosto ULB – UCB 31 de agosto UNeB.

A ESCOLA SABATINA APRESENTA: Lição 1 Os Discípulos e as Escrituras Sábado, 4 de janeiro de 2014 Sugestões para o Diretor: 1. Considere o tempo do programa e procure fazer todo o possível para conceder 55 minutos para as atividades da Unidade de Ação. 2. Neste primeiro sábado, os desafios do trimestre devem ser apresentados. Alvos de ofertas, estudo diário, presença e pontualidade. 3. No início, os professores da Escola Sabatina devem ser apresentados, e o Pastor ou o ancião da igreja deve fazer uma oração especial por eles. 4. Neste sábado, o professor deve desafiar os seus alunos a assinarem o cartão de compromisso com o Estudo Diário da Bíblia e lição da Escola Sabatina, que está na primeira página da lição. O ideal é que assinem e se comprometam com o estudo diário. 5. É muito importante que a diretoria se reúna antecipadamente para definir os alvos. Alvo de ofertas Alvo de estudo diário Alvo de presença e pontualidade Alvo de Duplas Missionárias 6. Organizar a Classe dos Professores para coordenar o trabalho missionário e o esboço da lição.

Cartão de pontualidade Escola Sabatina Parabéns pela sua pontualidade! Você acumulou 1 ponto. No final do mês, você pode fazer um sorteio com os que tem 4 pontos. PROGRAMA SUGESTIVO Total: 80 minutos Abertura: 14 minutos 9h00 Palavras de boas-vindas (2 min) Diretor 9h02 Hino (3 min) Nº509 A Escola Sabatina 9h05 Oração (2 min) 9h07 9h12 Informativo das Missões Mundiais (5 min) Introdução ao Estudo da Lição (2 min) 2 minutos de intervalo Atividades em classes: 55 minutos Diretor As ilhas de Cabo Verde se originam das profundezas do Oceano Atlântico, a cerca de 480 quilômetros da costa da África Ocidental. Vulcões ativos, canyons profundos, planícies desérticas e praias compõem a paisagem. Os moradores sentem a brisa do Oceano Atlântico e os ventos do deserto do Saara. Título da Lição a ser recapitulada a seguir: Os discípulos e as Escrituras, que mostra que para ser semelhante a Cristo, precisamos compreender Seu caráter e missão, descritos na Bíblia.

Hora Atividade 9h14 Boas-vindas e preenchimento do cartão de registro, ofertas (3 min) Observações 9h17 Confraternização (5 min) Qual o seu verso bíblico preferido? 9h22 9h27 9h29 Plano Missionário (5 min) Oração (2 min) Recapitulação da Lição (40 min) Encerramento: 9 minutos 10h09 Promoção Missionária (5 min) Diretor de MP 10h14 Hino (3 min) Secretária Nº166 – Novas de Amor e Vida 10h17 Oração (1 min)

A ESCOLA SABATINA APRESENTA: Lição 2 Discipulado por Meio de Metáforas Sábado, 11 de janeiro de 2014 Sugestões para o Diretor: 1. Estudar melhores maneiras de alcançar os alvos. Para realizar esta atividade, sugere-se realizar um retiro espiritual com os professores da Escola Sabatina. 2. Escolher uma unidade da Escola Sabatina para implantar uma filial que deve funcionar inicialmente aos sábados à tarde em algum lugar de Missão Global. 3. Idealizar planos conjuntamente com os professores para crescer no estudo diário, pontualidade e envolvimento missionário. PROGRAMA SUGESTIVO Total: 80 minutos Abertura: 14 minutos 9h00 Palavras de boas-vindas Diretor (2 min) 9h02 Hino (3 min) Nº287 – Minha Entrega 9h05 Oração (2 min) 9h07 Informativo das Missões Mundiais (5 min) Como alcançar um país com a mensagem de salvação onde é proibido falar de Jesus? Mariama e Mustapha são pessoas que tiveram os nomes modificados para preservar sua identidade e a identidade da escola. Riccardo Orsucci escreveu esta história quando era diretor da Adra e presidente da estação missionária em Níger. Edwin Eisele trabalha na União Missionária de Sahel, localizada em Lome, Togo.

9h12 Introdução ao Estudo da Lição (2 min) 2 minutos de intervalo Diretor Título da Lição a ser recapitulada a seguir: Discipulado por meio de metáforas. Entenderemos como Jesus nos mostrou o poder das histórias e parábolas em comunicar aos outros a verdade sobre Sua graça e amor. Atividades em classes: 55 minutos Hora Atividade 9h14 9h17 9h22 9h27 9h29 Boas-vindas e preenchimento do cartão de registro, ofertas (3 min) Confraternização (5 min) Plano Missionário (5 min) Oração (2 min) Recapitulação da Lição (40 min) Observações Na parábola do Bom Samaritano, com quem você se identifica? Encerramento: 9 minutos Promoção Missionária 10h09 (5 min) Diretor de MP 10h14 Hino (3 min) Secretária Nº207 – Vida em Olhar 10h17 Oração (1 min).

A ESCOLA SABATINA APRESENTA: Lição 3 Discipulado e Oração Sábado, 18 de janeiro de 2014 Sugestões para o Diretor: 1. Fazer uma escala com as Unidades de Ação, ou outros departamentos, para dirigir a Escola Sabatina. 2. Visitar nosso site oficial da Escola Sabatina para encontrar recursos para a Escola Sabatina: Português: Espanhol: 3. Promover o Esboço da Lição da Escola Sabatina: Português: Espanhol: 4. No próximo sábado, deve ser apresentado o quadro comparativo, que é uma oportunidade para incentivar o crescimento das ofertas, assistência, estudo diário e envolvimento missionário. PROGRAMA SUGESTIVO Total: 80 minutos Abertura: 14 minutos 9h00 Palavras de boas-vindas (2 min) Diretor 9h02 Hino (3 min) Nº508 – Rumo à Escola Sabatina 9h05 Oração (2 min).

9h07 9:12 Informativo das Missões Mundiais (5 min) Introdução ao Estudo da Lição (2 min) 2 minutos de intervalo Diretor Hoje ouviremos a história de Francis que, pelo testemunho de sua irmã, aceitou o sábado como o dia do Senhor. Título da Lição a ser recapitulada a seguir: Discipulado e oração. Entenderemos que a oração é um ingrediente essencial no discipulado. Ela envolve muito mais do que apenas obter respostas. Atividades em classes: 55 minutos Hora Atividade Observações 9h14 Boas-vindas e preenchimento do cartão de registro, ofertas (3 min) 9h17 9h22 9h27 9h29 Confraternização (5 min) Plano Missionário (5 min) Oração (2 min) Recapitulação da Lição (40 min) Quando foi a última vez que Deus respondeu suas orações? Encerramento: 9 minutos 10h09 Promoção Missionária (5 ) Diretor de MP 10h14 Hino (3 min) Secretária Nº417 – Meu Deus e Eu 10h17 Oração (1 min).
A ESCOLA SABATINA APRESENTA: Lição 4 Discipulado das Crianças Sábado, 25 de janeiro de 2014 Sugestões para o Diretor: 1. Neste sábado, após as atividades das Unidades de Ação, deve ser apresentado o Quadro Comparativo. Se possível, mostrar em porcentuais. Lembrando que o alvo é de 70% de estudo diário, 70% de pontualidade, 18% de membros integrados no trabalho missionário. 2. Fazer todo o possível para respeitar o tempo para a Unidade de Ação. (55 minutos) 3. No dia 8 de fevereiro, celebrar o Dia do Amigo. Organizar antecipadamente os detalhes do programa, números especiais, convites, recepção, promoção, etc. PROGRAMA SUGESTIVO Total: 80 minutos Abertura: 14 minutos 9h00 Palavras de boas-vindas (2 min) Diretor 9h02 Hino (3 min) Nº169 – Deixa Entrar o Rei da Glória 9h05 Oração (2 min) 9h07 Informativo das Missões Mundiais (5 min) Senegal é o país mais ocidental da África. Dakar é a capital e a maior cidade do país. Está localizada em um ponto que se projeta para o Oceano Atlântico. Aproximadamente 94% das pessoas que vivem em Senegal são muçulmanas. Os 6% restantes são cristãos ou seguem crenças tradicionais.
9h12 Introdução ao Estudo da Lição (2 min) 2 minutos de intervalo Diretor Título da Lição a ser recapitulada a seguir: Discipulado das Crianças. Saberemos como o coração de Jesus sempre foi tocado pelos vulneráveis e que estavam em risco. Isso explica Seu desejo de abraçar as crianças. Atividades em classes: 55 minutos Hora Atividade Observações 9h14 9h17 9h22 9h27 9h29 Boas-vindas e preenchimento do cartão de registro, ofertas (3 min) Confraternização (5 min) Plano Missionário (5 min) Oração (2 min) Recapitulação da Lição (40 min) Encerramento: 9 minutos 10h09 Quadro Comparativo (5 min) Secretaria de ES Qual é a melhor lembrança que você tem da sua infância? 10h14 Hino (3 min) Secretária Nº459 – Cristo Ama as Criancinhas 10h17 Oração
A ESCOLA SABATINA APRESENTA: Lição 5 Discipulando os Enfermos Sábado, 1º de fevereiro de 2014 Sugestões para o Diretor: 1. O próximo sábado será o Dia do Amigo. Promova este importante programa missionário. 2. Anime os professores a usarem a sugestão para o momento da confraternização. 3. Pelo menos uma vez por trimestre deve ser feita uma reunião com os professores da Escola Sabatina para se avaliar os desafios. Pode-se organizar um junta-panelas. PROGRAMA SUGESTIVO Total: 80 minutos Abertura: 14 minutos 9h00 Palavras de boas-vindas (2 min) Diretor 9h02 Hino (3 min) Nº10 – Louvemos o Rei 9h05 Oração (2 min) 9h07 9h12 Informativo das Missões Mundiais (5 min) Introdução ao Estudo da Lição (2 min) 2 minutos de intervalo Diretor Vamos ouvir a história de Daniel, que mora em Benin, país berço do vodu. Título da Lição a ser recapitulada a seguir: Discipulando os enfermos. Entenderemos que mesmo numa época em que aumentam a expectativa de vida e o conhecimento sobre saúde e cura, as doenças são uma realidade presente por causa do mal que existe no mundo.
Facebook Comments

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Além disso, verifique!

PPT Lição 8 – Escola Sabatina

Arquivo em formato PPT da Lição 8 do 1º trimestre de 2021 da Escola Sabatina. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =