Novo Hinário Adventista tem repertório com 600 hinos

Obra será lançada oficialmente em 08 de julho de 2022. Conheça principais mudanças. Hinários terá opções de capas variadas e versões com e sem música.

Após quase quatro anos de trabalhos, a comissão responsável pelo Novo Hinário Adventista anunciou a data de lançamento, marcada para 8 de julho. Na ocasião, o público poderá conhecer os detalhes da obra que reúne 600 hinos, além de outras novidades.

O projeto gráfico foi reformulado para dar maior destaque para a identidade doutrinária da Igreja Adventista. Para isso, foram retirados 230 hinos que estão na atual versão, lançado em 1996. No lugar, foram escolhidos outros 220 hinos que não faziam parte do repertório. Isso quer dizer que serão 10 a menos. No entanto, a comissão responsável pelo projeto, composta por líderes da sede administrativa da Igreja Adventista para oito países da América do Sul (Divisão Sul-americana – DSA), da Casa Publicadora Brasileira (CPB) e por outros colaboradores que representam adventistas de todo o País, explica que as mudanças fazem o material ser mais relevante e presente no cotidiano da Igreja.

Mas como foi o trabalho dessa comissão organizadora? Quem participou dela garante que havia muito a ser feito. Criada em março de 2018, ela se dividiu em pelo menos três frentes, e no dia 26 de abril de 2022, as primeiras páginas foram impressas na sede da CPB, em Tatuí, interior paulista. Entenda parte do processo.

Complexidade

Uma delas foi a de análise teológica das letras. Cada hino foi submetido a uma cuidadosa leitura, que levou a algumas alterações para que todas as letras estivessem alinhadas com a teologia bíblica, bem como destacando as ênfases corretas.

Outro grupo analisou os hinos a partir da perspectiva poética. Ali foram realizadas quatro alterações: (1) tornar a linguagem mais simples e acessível, atingindo um grupo maior de membros, principalmente de crianças e jovens; (2) corrigir um ou outro deslize gramatical; (3) tornar a letra esteticamente mais bela e atraente; (4) substituir palavras que ao longo do tempo caíram em desuso ou aquelas que adquiriram outros significados. Por exemplo, a expressão “Vinde, meninos” foi substituída para “Venham, crianças”, e a métrica e a beleza melódica permaneceram.

A terceira das principais frentes de trabalho analisou as partituras dos hinos sob o ponto de vista musical. Foram feitas adaptações em relação ao tom da música, para que mais pessoas pudessem alcançar a altura vocal correta. Além disso, foram efetuadas correções de melodia para facilitar e enriquecer a harmonia.

Aplicação

O louvor congregacional realizado com o Novo Hinário Adventista poderá envolver muitos instrumentos e inúmeras vozes. Esse trabalho de muitas vozes se assemelha ao processo que envolveu muitas mãos para que adventistas de língua portuguesa tenham o que existe de melhor na hinologia cristã. O resultado completo será conhecido no lançamento da obra, marcado para o dia 8 de julho de 2022, às 19h, pelas redes sociais da CPB e na TV Novo Tempo.

Para o pastor Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista para o Brasil e outros sete países da América do Sul, o Novo Hinário estará presente nos louvores de diversas ocasiões ao longo da semana de um adventista.

“O Hinário Adventista sempre foi uma inspiração em nossos cultos. E queremos, com esta nova edição, reforçar no coração de nossos membros nossas principais crenças, fortalecer nossa identidade e impulsionar nossa maior esperança. Desejamos que esses louvores sejam parte constante da adoração em nossos templos, façam parte dos pequenos grupos, dos cultos familiares, e inspire gerações a continuar com o foco na missão e a se preparar para aquele grande dia”, afirmou.

Prepare-se para conhecê-lo:


Lucas Rocha é jornalista e editor web na Casa Publicadora Brasileira (CPB).

 

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 − cinco =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!