O evangelismo digital resumido em um funil – Parte I

Você já ouviu falar alguma vez sobre funil de vendas? Caso não, aqui vai uma curta definição: “O funil de vendas […] é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda. […] Em outras palavras, ele é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra”[1].

Sei que esse assunto começou um pouco estranho, mas calma. Você está no lugar certo, e, sim, nós ainda estamos falando de evangelismo digital.

Não entrarei aqui em definições e explicações a respeito do funil de vendas e dos conhecimentos da área do marketing que envolvem esse modelo estratégico. Até porque, definitivamente, marketing não é minha área.

Por outro lado, vou me valer desse funil para exemplificar um modelo estratégico que atualmente utilizamos para desenvolver nossas estratégias de Evangelismo Digital aqui na Novo Tempo.

O funil do evangelismo digital

Como vimos no início desse artigo, o funil de vendas está associado à representação de uma jornada que será trilhada pela pessoa desde o primeiro contato que ela tem com uma determinada empresa até o momento em que ela chega onde essa empresa deseja que ela chegue. Em termos comerciais, geralmente a venda.

Claro que, em nosso contexto, algumas terminologias precisam ser adaptadas e certos princípios precisam ser reafirmados. Mas, de forma geral, a experiência tem nos mostrado que pensar de forma estratégica ao fazer evangelismo é muito benéfico.

Estratégia dinâmica

Um ponto que considero importante ressaltar é que, quando falamos de funil, não estamos falando de uma estratégia rígida e exigente. Pelo contrário, o funil vai apenas lhe dar algumas etapas importantes que você precisa considerar em sua estratégia. Ao passar por essas etapas, o interessado vai amadurecendo. Consequentemente, ficando pronto para dar um passo mais na caminhada em que está envolvido.

Sem mais delongas, na imagem a seguir você pode observar um funil dividido em seis etapas. Nesse artigo, abordaremos apenas a primeira etapa, que é a de conteúdo.

Conteúdo

Como você pode notar, o conteúdo é o topo do funil. Isso significa que é onde você vai ter o maior alcance. E é exatamente por isso que é onde se necessita gerar interesse para que as pessoas passem ao segundo estágio, que é o atendimento.

Portanto, aqui fica o primeiro conselho: Seja intencional em seus conteúdos. E nesse caso, a intencionalidade é o atendimento, que explicaremos no próximo artigo.

Um erro que, às vezes, é cometido consiste em produzir determinados conteúdos e não oferecer às pessoas que o consomem a oportunidade de conhecer mais ou de conversar com alguém sobre o que ela aprendeu. Um local para as dúvidas que surgiram, desabafar sobre as dificuldades que enfrenta, fazer um pedido de oração, etc.

Dessa forma, em seus conteúdos, procure sempre oferecer conteúdos relacionados para que a pessoa possa aprender mais sobre ele. Porém, é ainda mais importante que a pessoa tenha a oportunidade de conversar com alguém. Já falei isso aqui em artigos anteriores e repito: evangelismo digital é relacionamento pessoal, portanto, é de suma importância que, aqueles que consomem seus conteúdos possam conversar com você.

 

Como usamos essa estratégia de conteúdo

Citarei dois exemplos de como usamos essa estratégia de conteúdo.

O primeiro exemplo é o dos livros missionários que são distribuídos a cada ano pela Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul.

A figura a seguir é um exemplo do que se encontra ao final de cada capítulo. Observe que o qr code do lado direito está acompanhado de um texto e de um link. Tanto o qr code como o link redirecionam para o mesmo endereço: adv.st/queroconversar.

Ao acessar o link, a pessoa é encaminhada para um número de WhatsApp que é administrado por nossa equipe de atendimento aqui na Novo Tempo. Dessa forma, ela tem a oportunidade de conversar diretamente com alguém a respeito do que leu no livro. Uma vez dado esse passo, a pessoa sai da etapa de conteúdo e entra na etapa de atendimento.

Outro exemplo é o das semanas especiais que têm sido realizadas pela Novo Tempo. Se você acompanhou uma dessas semanas de oração, percebeu que ao final de cada noite o orador fazia um chamado ao batismo e oferecia um número de WhatsApp, ou link. Neste local, a pessoa podia informar sua decisão. Esses pedidos chegavam à nossa central, e, então, eram devidamente distribuídos para as igrejas mais próximas a essas pessoas.

Pastor Luís Gonçalves em um dos seus evangelismos on-line. (Foto:Reprodução)

Pastor Luís Gonçalves em um dos seus evangelismos on-line. (Foto:Reprodução)

Essa estratégia resultou em mais de 39 mil pedidos de batismo, e, consequentemente, mais de 39 mil pessoas conectados a uma igreja local que se responsabilizou pelo atendimento dessas pessoas que começaram essa jornada consumindo um conteúdo através da rádio, TV ou internet.

Como você pode usar essa estratégia de conteúdo

Agora que você já conhece dois exemplos de como nós criamos essa ponte entre conteúdo e atendimento, chegou a hora de pensar em como você pode fazê-lo em seus conteúdos. Mencionarei aqui algumas ideias genéricas que abrirão a sua mente:

  • Caixas de pergunta no Instagram. As caixas de pergunta são ótimos lugares para você interagir com seu público e oferecer um tipo de relacionamento pessoal, mas que, ao mesmo tempo, é conteúdo. Eu diria que a caixa de perguntas é um meio termo entre conteúdo e atendimento parcial.
  • Número de WhatsApp para sua igreja. Se sua igreja transmite os cultos pela internet, que tal ter um número de WhatsApp em que as pessoas podem enviar seus pedidos de oração, perguntas, comentários e etc? A ideia também vale para uma feira de saúde, campanha evangelística e etc.
  • Mensagens privadas. Em suas redes sociais ou nas de sua igreja, responda sempre as mensagens privadas. E, além de respondê-las, motive as pessoas a conversar com você por lá caso sintam essa necessidade.
  • Comentários de posts. Além de responder as mensagens privadas, responda, também, os comentários dos posts, principalmente aqueles que você sente que são mais delicados. E sempre que possível, motive a pessoa a escrever no privado para vocês continuarem uma conversação mais fluída e pessoal.

É verdade que as ideias aqui fornecidas estão intimamente relacionadas com o atendimento, mas é na etapa de conteúdo que você deve apresentar esses meios de comunicação, por isso os apresento aqui.

Concluindo e resumindo o que vimos até aqui, toda estratégia de evangelismo, digital ou analógica, vai ter conteúdo. O conteúdo é o topo do funil porque é o contato inicial das pessoas com o que você ou sua igreja estão oferecendo, e como contato inicial, é onde você terá o maior alcance.

Entendendo isso, ao definir sua estratégia de conteúdo, eu convido você para que, a partir de agora, pense sempre em como você pode conectar esse conteúdo que alcança um número X de pessoas a um atendimento pessoal. Onde, então, essa pessoa não se sentirá apenas uma no meio de centenas ou milhares, mas se sentirá única.


Referências:

[1]    https://rockcontent.com/br/blog/funil-de-vendas/#oque

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É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

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