O legado do pioneiro Tiago White

Tiago White tem um papel muito importante na construção do que hoje é o adventismo, em diferentes áreas como a administração, comunicação e publicações. Foto de 1864 do pastor Tiago White. Autor de obras, líder adventista e alguém que trabalhou intensamente pela pregação do evangelho até a morte.

Nascido no dia 4 de agosto de 1821, o pastor Tiago Springer White certamente é um dos maiores nomes da história do adventismo. E isso não se dá apenas por ter sido o esposo da profetisa Ellen Gould Harmon (que, ao casar-se, adotou o sobrenome do marido). Em seus 60 anos de vida (faleceu no dia 6 de agosto de 1881), foi um líder reconhecido em diferentes frentes. Pioneiro da área de publicações e das primeiras estratégias administrativas e comunicacionais adventistas do sétimo dia, no século XIX, Tiago (ou James, em inglês) deixou marcante legado. Nas palavras da esposa, conforme registro na Enciclopédia Ellen White, foi “o melhor homem que calçou sapatos de couro”.

Para compreender um pouco mais acerca da importância de Tiago White, a Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN) conversou com o teólogo Gerson Cardoso Rodrigues. Neste ano, ele defenderá uma tese de doutorado na Universidade Andrews, nos Estados Unidos, sobre o relacionamento conjugal de Tiago e Ellen White. Rodrigues, que é professor de teologia, também pretende publicar dois artigos sobre Tiago White. Em novembro deste ano, o Centro White e o Seminário Adventista Latino-americano de Teologia (SALT) da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) preveem a realização de um evento internacional online sobre a vida e legado deste pioneiro.  

O pastor 

Tiago White, nos idos de 1843, era um pastor membro da Conexão Cristã, uma denominação religiosa restauracionista, ou seja, que procurava resgatar o padrão de crença dos primórdios do cristianismo. Na sua avaliação, isso o influenciou a aderir ao movimento milerita e, posteriormente, o adventismo do sétimo dia? Como isso se deu?

Tiago nasceu em uma família cristã que o influenciou a buscar e seguir a verdade bíblica. Seu pai, John White, um pesquisador da verdade, tornou-se membro da Conexão Cristã por entender que seus ensinos eram mais fiéis às Escrituras do que o determinismo calvinista. Sua mãe, Betsey, o convenceu a participar de uma reunião milerita, a qual fascinou Tiago com as profecias bíblicas. A influência do lar moldou Tiago a ter a Bíblia como única regra de fé e seguir a verdade, independentemente dos riscos. Essa atitude foi fundamental para ele ser um dos cofundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ele identificou que, se os adventistas eram diferentes, não o eram pelo fato de buscarem isso ou por vantagens na vida, mas “por respeito para com a Bíblia que amamos” (Bible Adventism, página 10).

A vida em família 

Com base em suas pesquisas, fale um pouco a respeito do relacionamento do casal Tiago e Ellen White. Como era o convívio dele com filhos, dificuldades financeiras e de saúde que ele e ela enfrentaram para estruturar o movimento no início? 

Tiago e Ellen se casaram em 30 de agosto de 1846. O início foi de extrema pobreza e desafios, mas as dificuldades aproximaram o casal. No matrimônio, as diferenças podem trazer atrito, e o casal White enfrentou conflitos matrimoniais. As dificuldades foram agravadas com a doença de Tiago. Na educação dos filhos sempre tiveram prioridade em educar os mesmos para a vida eterna, mas isso não significa que acertaram em todos os momentos. Tiveram conflitos de geração e, especialmente com o terceiro filho, Edson, Tiago teve problemas que dificultaram o relacionamento pai/filho.

Mas, nestes conflitos, é demonstrado nas cartas escritas por eles que havia uma concordância em relação ao destaque e prioridade da missão na vida deles. Isso, no entanto, em nenhum momento foi feito em detrimento ou abandono da família. As cartas demonstram uma família que, apesar das dificuldades, todos amavam uns ao outros e tinham interesse no bem-estar de cada um.

O líder 

Nos registros históricos, Tiago White é muito conhecido por seu empreendedorismo em relação à obra de publicações adventistas. Que fatos chamam sua atenção com relação a este ímpeto dele por criar e manter publicações sobre ensinos bíblicos? 

Desde o início, Tiago entendeu que as publicações eram fundamentais. Em 1848, com uma visão de Ellen White, ficou claro que os periódicos também ajudariam neste empreendimento. Em 1849, Tiago iniciou o primeiro periódico regular dos adventistas do sétimo dia, The Present Truth (atualmente Revista Adventista), e logo depois fundou a casa publicadora Review and Herald. Embora a mensagem fosse impopular, o grupo fosse pequeno e com poucos recursos financeiros, Tiago dedicou a vida ao ensino desta mensagem por entender o papel profético do adventismo. Para ele, a página impressa era necessária, pois fazia com que os leitores pudessem tomar tempo lendo com calma e verificar se a mensagem era bíblica.

Saúde  

Outro ponto biográfico da história do esposo de Ellen White é sua saúde frágil, inclusive o fato de ter morrido com 60 anos de idade. O que você identificou em suas pesquisas a respeito disso? 

Tiago teve uma infância difícil por conta de problemas oculares e, talvez, dislexia, que o forçaram a abandonar os estudos. Aos 19 anos, recuperado fisicamente, retornou aos estudos e, com muita perseverança e dedicação, tornou-se um professor e posteriormente um pastor. Excesso de trabalho e falhas no estilo de vida levaram Tiago a sofrer alguns AVCs (acidentes vasculares cerebrais), sendo o primeiro em agosto de 1865. Embora a doença não tenha limitado completamente sua capacidade de administrar, escrever, viajar e pregar, ela o deixou em alguns momentos deprimido, inconformado com a administração dos colegas, impaciente, e excessivamente ressentido com as críticas injustas. Em vários momentos, ele pediu desculpas em particular e publicamente. Embora imperfeito, seus amigos reconheciam seu intenso amor e zelo pela causa de Deus. Ele foi o principal responsável pelo estabelecimento das principais instituições da Igreja Adventista.  

Finalmente, se você tivesse de destacar três grandes contribuições de Tiago White para o adventismo e cristianismo em geral hoje, o que você diria?

Primeira, o equilíbrio teológico de Tiago. Ele demonstrou cautela e prudência hermenêutica. No período da Guerra Civil Americana, em relação ao Armagedom, etc., Tiago apelava para cautela ao tentar identificar profecias não cumpridas e a tentativa de forçar alguns eventos como sendo os finais da história. Embora não tenha sido infalível, Tiago evidenciou fidelidade e prudência na interpretação do texto bíblico.

Segunda, Tiago foi um homem de oração e ação. Ele dedicou, portanto, a vida ao desenvolvimento do adventismo, demonstrando dependência de Deus e ao mesmo tempo uma vida proativa.

Por último, Tiago deixou um legado importante: fazer sempre o melhor. “É uma vergonha para os adventistas do sétimo dia fazer um trabalho de segunda classe em qualquer coisa” (James White, Home Again, Review and Herald, 24 de maio de 1877, página 164).

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Além disso, verifique!

Lançamento do I Will Go mobiliza missionários para 2022

A Faculdade Adventista da Bahia (Fadba) sediou ações de lançamento de mais uma edição do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!