O livro dos princípios

O Gênesis é fundamental para a humanidade e vital para a religião judaica e o cristianismo. Sem ele, não teríamos a versão verdadeira sobre a origem do Universo nem saberíamos o que de fato ocorreu em nosso planeta logo depois da criação. A Bíblia é um desdobramento da história contada em seu primeiro livro. De suas páginas, ramificam-se todos os temas essenciais das Escrituras. Fruto da revelação divina, o Gênesis é teológico, histórico e finamente tecido com qualidade literária incomparável. Poesia, romance, drama, ação e suspense emolduram o relato dos atos de Deus ao criar e redimir Seus filhos.

Em O Livro de Gênesis (CPB, 2022, 104 p.), Jacques Doukhan apresenta uma visão exegética, sensível e espiritual do primeiro livro da Bíblia. Publicada originalmente para suplementar a Lição da Escola Sabatina do 2º trimestre de 2022, a obra tem vida própria. Com linguagem acessível ao público geral, o livro descortina a riqueza da narrativa e a densidade temática do Gênesis. Suas histórias centrais e seus principais assuntos são analisados com rigor hermenêutico e profundidade teológica.

Um comentário com essas características oferece a pregadores, instrutores bíblicos e leitores em geral insights preciosos para proclamar a Palavra de Deus, ensiná-la e deleitar-se nela. O Livro de Gênesis proporciona uma experiência introdutória única para o primeiro livro da Bíblia. Em suas páginas, o leitor mergulhará na profundidade da revelação divina, sendo orientado pelo vasto conhecimento do autor sobre a língua, a poesia e a cultura hebraica. A cada capítulo, texto e contexto originais são apresentados, explicados e aplicados, oferecendo uma visão mais ampla do conhecimento de Deus exposto no Gênesis.

Ao justificar a importância do estudo do Gênesis, Jacques ­Doukhan destaca o papel da obra na fundamentação doutrinária adventista: “Quase todas as nossas crenças são encontradas nesse livro ou têm alguma relação com ele. Isso inclui temas como a criação (Gn 1:1–2:4a), o sábado (Gn 2:4b–25), a natureza humana (Gn 1:26; 2:7), a devolução do dízimo (Gn 14:20; 28:22), o ideal de uma dieta vegetariana (Gn 1:29, 30; 9:3), a distinção entre carnes puras e impuras (Gn 7:2, 3; 8:20), a responsabilidade de testemunhar a todas as nações (Gn 4:26; 12:3) e o dom de profecia (Gn 3:15; 20:6)” (p. 8). Além de nos dar o panorama inspirado de como tudo começou, o Gênesis também é o livro dos princípios, no sentido de nos revelar os fundamentos da vida e da fé.

Doukhan é um escritor prolífico, sendo autor de diversos artigos e livros, em especial sobre o Antigo Testamento. Doutor em Literatura Hebraica e em Teologia, recentemente o professor aposentado do Seminário de Teologia da Universidade Andrews escreveu o primeiro volume do Comentário Bíblico Adventista Internacional. ­Doukhan também é o organizador de toda a coleção, que será lançada em breve.

Através das lentes desse importante erudito adventista, descobrimos que o Gênesis não fala só de um passado e de um futuro distantes. Somos alcançados por seus princípios hoje. Ao lê-lo, vemos Deus Se aproximar da humanidade, revelar Seu plano e plantar no solo do mundo a semente da esperança.

TRECHO

“O livro começa com a história da criação e do jardim do Éden (Gn 1; 2) e termina com um caixão e a antecipação da experiência do êxodo (Gn 50:24-26). Isso sugere o profundo propósito teológico do Gênesis para a comunidade mosaica: o Deus da criação, o Deus do princípio, é também o Deus que salvará os israelitas do Egito. O Gênesis não apenas nos ensina acerca de nossas origens, mas também nos projeta para um horizonte de esperança” (p. 8).

VINÍCIUS MENDES, pastor e mestre em Ciências Sociais e em Teologia, é editor de livros na CPB

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + sete =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!