O que aprendi com a história do nascimento de Jesus

Quantos bebês nascem diariamente no mundo? Embora não haja um número exato, podemos afirmar que nascem diariamente pouco mais de 200 mil bebês. É muita criança!

Nesta época do ano, a cristandade celebra o nascimento de um bebê incomum: Jesus Cristo. E ainda que devamos admitir que a data de 25 de dezembro não é a correta para o Seu natalício, penso que é muito importante refletir como o nascimento deste bebê, que se tornou o Salvador do mundo, alterou nossa história para sempre.

Leia também:

Não sei quanto a você, mas, para mim, o relato do nascimento de Jesus Cristo traz profundos ensinamentos. Quero partilhar alguns deles.

1. Deus cumpre Sua palavra

Dentre as tantas profecias sobre o nascimento de Jesus Cristo, fiquemos com a do profeta Miquéias, escrita sete séculos antes do acontecimento: “E você, Belém-Efrata, que é pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de você me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miquéias 5:2).

O Senhor havia prometido, e, no momento certo “Deus enviou o seu filho, nascido de mulher” (Gálatas 4:4). Não antes e nem depois: o bebê Deus nasceu no dia planejado pelo Senhor.

Aqui está um aprendizado essencial extraído da história do nascimento de Jesus: Deus cumpre Sua palavra! Ele prometeu o nascimento de Seu Filho, e isso ocorreu no dia determinado. Agora, pare e pense: “Este Deus é confiável, e cumpre o que foi acordado”.

– Prometeu o cuidado de Seus anjos? (Salmo 34:7). Ele vai cumprir!

– Prometeu suprir suas necessidades? (Salmo 34:10). Ele vai cumprir!

– Prometeu sono e descanso? (Salmo 4:8). Ele vai cumprir!

– Prometeu renovar suas forças? (Isaias 40:31). Ele vai cumprir!

– Prometeu que nunca deixará você nem o abandonará? (Deuteronômio 31:6). Ele vai cumprir!

– Prometeu proteção contra os inimigos? (Romanos 8:31). Ele vai cumprir!

– Prometeu que não haverá lágrimas e dor? (Apocalipse 21:4). Ele vai cumprir!

“Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor havia falado à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Josué 21:45). Que espetacular! Temos todas as razões do mundo para crer que o Senhor cumpre o que promete.

2. Deus tem amor infinito pelo ser humano

O bebê Jesus Cristo nasceu num lugar simples, numa família humilde, sem pompas ou privilégios (Lucas 2:7). E o que ganhou em troca? “Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam” (João 1:11). E qual a resposta dEle?

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele” (João 3:16-17).

Se isso não for amor, o que é então?

Ao longo de Seu ministério, Jesus Cristo demonstrou amor incondicional. Sim, Ele amava as pessoas. Suas palavras eram precedidas por gestos de amor; Sua morte foi precedida pelo Seu amor. Ele cumpriu Sua missão por amor. Para Jesus, tudo começava com amor. João 13:1 diz que Ele amou Seus discípulos até o fim. Amor infinito: essa é a natureza do amor de Deus por nós.

Você está triste, preocupado, angustiado? Estas são as amorosas palavras de Deus pra você:

“Eu conheço suas lágrimas de tristeza; Eu também chorei e fiquei triste. Por isso, aqueles pesares demasiado profundos para você contar para alguém, Eu os conheço. Minha filha, meu filho: Não pense que está perdido e abandonado. Ainda que sua dor não desperte a sensibilidade de alguém, pois saiba que se você olhar para Mim e confiar, EU lhe darei forças para recomeçar”.

Então, guarde isto no coração: O seu Pai Celestial está pronto a lhe ajudar, cuidar, salvar, porque tem infinito amor por você.

3. Deus é especialista em fazer coisas positivas e marcantes para nós

“Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2:7).

Quem imaginaria que, para salvar o ser humano, Deus estivesse disposto a encarnar Seu único Filho, a fim de viver entre nós, como um de nós? Pois Deus fez isso, unindo-se à humanidade por laços que jamais se desfarão.

Pensando bem, em se tratando de justiça, o Senhor poderia tratar a humanidade com a mesma indiferença que Ele é costumeiramente tratado. Mas, Ele agiu diferente:

“De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3).

“Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade” (Salmo 86:15).

“Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se e grande em misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as Suas misericórdias permeiam todas as Suas obras” (Salmo 145:8-9).

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade” (Lamentações 3:22-23).

Amor eterno, benignidade, compaixão, bondade, misericórdia, fidelidade. É desta forma que Deus nos surpreende!

***

Neste Natal, tire os olhos dos presentes e das luzes, e enxergue o que de fato dá sentido a esta época: um Deus que:

– Cumpre Sua Palavra;

– Tem amor infinito pelo ser humano;

– É especialista em fazer coisas positivas e marcantes para nós.

Veja um vídeo que complementa o artigo:

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Um reino sem imperadores

Quando eu era pequeno, me lembro de tentar acomodar o mundo ao meu entendimento sobre …

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!