Novidades

O que fazer antes de ‘Curtir’ e ‘Compartilhar’

Quatro princípios bíblicos para mudar para melhor seus hábitos de consumo e compartilhamento de mídia. Conteúdos devem ser analisados cuidadosamente antes de seu compartilhamento .

Quando entrei no Facebook, em 2009, era um lugar divertido para ir. Havia poucas fotos, e elas baixavam lentamente. Principalmente, você acabava de descobrir o que seus amigos estavam fazendo e curtia aqueles que são engraçados. Havia ainda menos vídeos. E nem me lembro de anúncios.

Desde então, tudo mudou. Os engenheiros de software colocaram algoritmos para nos mostrar o que eles querem que vejamos, não necessariamente o que nós queremos ver. Também há muito mais publicidade, e grupos de ódio e pessoas espalhando coisas inadequadas.

O que devo considerar ao compartilhar?

Podemos pensar em vários princípios morais cristãos quando compartilhamos informações nas redes sociais, mesmo quando são informações verdadeiras. Rumores e inverdades são compartilhados diariamente lá, e não devemos fazer parte disso. Mas como saber o que é certo compartilhar e o que não é? Vamos começar com a medida bíblica para tudo o que consumimos.

Primeiro princípio: Tudo o que é verdadeiro

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8, ARC).

O conteúdo que você está prestes a compartilhar é verdadeiro? É honesto? É justo? É puro? É amável? Ele é, ou a pessoa de quem se trata, de boa fama? Há alguma virtude nele? Há algo de louvável nele? Se não atender esses critérios, você, como cristão, deve compartilhá-lo? Paulo parece ser muito claro nisso. As coisas que promovemos precisam ter esses atributos, e, se não tiverem, não devemos compartilhar.

Segundo princípio: Evite o que é falso

“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êxodo 20:16, ARC).

Você tem certeza de que o que está prestes a compartilhar é verdadeiro? Se não for verdade e você compartilhar assim mesmo, esta é mais uma maneira de quebrar um dos Dez Mandamento no século 21. Se o que você está compartilhando não for verdade, você está espalhando mentiras e rumores. Isso não é algo em que nós, como cristãos, devemos estar envolvidos.

Terceiro princípio: Evite o mal

“Engano no coração dos que maquinam mal, mas alegria têm os que aconselham a paz” (Provérbios 12:20, ARC).

Aqui está mais um princípio e uma promessa. Aqueles que tramam o mal são enganadores. Eles vão mentir. Eles não iriam muito longe se fossem verdadeiros. Porém, se promovemos a paz, teremos alegria. Você realmente não pode errar ao promover e compartilhar tópicos pacíficos nas redes sociais, e a Bíblia diz que você terá alegria ao fazer isso.

Quarto princípio: Tudo o que é amável

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade” (1 Coríntios 13:4-6, ARC).

Muitas histórias e vídeos são promovidos nas redes sociais, e as redes sociais ganham muito dinheiro fazendo com que você assista ao maior número possível. Posso pensar em muitos links que vejo compartilhados que promovem a inveja, a grosseria, o egoísmo e o mal. Apenas alguns raros estão se regozijando na verdade pura. Como isso seria medido em relação à última postagem que você compartilhou?

Você está se sentindo estressado? Considere seus hábitos na mídia e considere seguir esses princípios. Aplique-os não somente ao que você compartilha, mas também ao que você consome. Passe tempo com o Senhor diariamente. Passe mais tempo com Ele do que nas redes sociais. Eu garanto que você encontrará mais paz se seguir esses princípios.


A versão original deste comentário foi publicada pela revista Outlook, da Mid-America Union Conference, uma das sedes administrativas da Igreja Adventista nos Estados Unidos.

Facebook Comments

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Além disso, verifique!

Igreja Adventista reforça compromisso com a proteção de dados dos membros

Leis recentes reforçam a responsabilidade com os dados oferecidos por cidadãos à empresas e instituições; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − catorze =