Os Dez Mandamentos | 4º Mandamento

Infelizmente a maioria das pessoas sequer sabe que este mandamento existe. Sem dúvida nenhuma é dentre os dez o mais menosprezado e esquecido pela humanidade. Não é a toa que começa com “Lembra-te…”, justamente porque Deus já sabia pela Sua onisciência que seu povo esqueceria… não seria ensinado de pai para filho! Como a palavra “sábado” significa literalmente DESCANSO, muitos dizem erroneamente que o importante é lembrarmos do “dia de repouso” e não especificamente do sábado, contudo, o mandamento é explícito no versículo dez: “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus…”. Como nação brasileira, nos é muito mais fácil identificarmos o sétimo dia, já que o sexto, é a sexta-feira (dia 6)!
Porque observá-lo? Dentre tantas razões, em primeiro lugar porque está entre os mandamentos, portanto, é instrução e não sugestão. Como Deus do universo os propósitos lhe pertencem e não a nós.
Em segundo lugar porque é o único mandamento ILÓGICO de toda a lei. Todos os outros nos são naturalmente apreciáveis porque são contrários a ele – são LÓGICOS na maneira que são vistos pela sociedade. Por exemplo: desonrar pai e mãe e roubar. Até aqueles que não se consideram cristãos ou ateus sabem que tais atitudes não são aceitáveis. Guardar o mandamento do sábado, é obedecer sem reservas, é ir na contra cultura, não para se salvar, mas porque fomos salvos e por AMOR obedecemos na confiança que Ele sabe exatamente o motivo pelo qual “nos pede” tal atitude! Como um amigo meu sempre diz – “Nós nunca perdemos quando obedecemos a Deus”!
Em terceiro lugar porque até Deus observou o mandamento, DESCANSANDO de toda a sua obra no sétimo dia da criação do mundo (Gên 2:1,2). Será que Ele precisava? De maneira nenhuma! Deus não se cansa. Guardou o Sábado por amor e exemplo a toda a humanidade, já que o dia foi diferenciado de todos os demais – conforme lemos acima, o dia é “ímpar”, porque é SANTO, foi ABENÇOADO e deve-se DESCANSAR de todas as obras que se referem aos nossos interesses, mas não das obras que são do interesse de Deus.
Muitos outros motivos existem: Jesus guardou o sábado (Lc 4:16); Paulo guardou o sábado (Atos 17:2); as mulheres que seguiam a Jesus fizeram o mesmo (Lc 23:56). O sábado é um SINAL entre Deus e seus filhos: “Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de SINAL entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica” (Ezequiel 20:12).
Há benção neste dia. Experimente!
REFLEXÃO: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus” (Mateus 5:17-19).
Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + 13 =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!