Os dez mandamentos de um pai segundo o coração de Deus

Pai e filho aprendem juntos e crescem ao considerar ensinamentos com base nos dez mandamentos.

A lei moral dos Dez Mandamentos, registrados em Êxodo 20:3-17, é um manual condensado para a conduta humana, e cobre todos os campos dos deveres humanos, em todos os tempos e lugares. Neste dia especial, o Dia dos Pais, quero fazer uma aplicação dos princípios dos Dez Mandamentos para a vida de um pai segundo o coração de Deus.

Leia também:

1. Um pai segundo o coração de Deus é fiel

Fidelidade é zelo e lealdade a Deus, Sua Palavra, Suas orientações; e quem é fiel a Deus, certamente é fiel às pessoas. Como pai, impactamos a vida de nossos filhos quando eles notam nossa lealdade a Pai celestial. Seja no cumprimento dos deveres profissionais, das responsabilidades familiares e nos compromissos com a Igreja.

2. Um pai segundo o coração de Deus é líder espiritual

O segundo mandamento ensina que o Deus verdadeiro merece adoração e culto autênticos, e isto requer um líder espiritual. Todo pai precisa exercer um sacerdócio familiar ativo, dinâmico e exemplar, estando à frente na realização de cultos, e estudo da Bíblia, promovendo em casa uma espiritualidade que nasce no coração e se demonstra na comunidade.

3. Um pai segundo o coração de Deus é reverente

Na Bíblia, o nome de Deus inclui pelo menos três aspectos específicos:

Sua natureza, Seu ser, Sua própria pessoa (Salmos 20:1; Lucas 24:47; João 1:12; Apocalipse 3:4).

Seus ensinos ou doutrinas (Salmo 22:22; João 17:6, 26).

Seus ensinos éticos e morais (Miqueias 4:5).

O pai precisa ensinar seus filhos a dirigir-se a Deus com respeito, fineza e educação; deve ensinar seus filhos e filhas a tratar Deus e Seus ensinos com honra, dignificando-O com o seu caráter.

4. Um pai segundo o coração de Deus vive em santidade

Deus deu aos seres humanos seis dias nos quais trabalhar, e exige que seus trabalhos sejam feitos nos seis dias destinados a isso. Atos necessários e misericordiosos são permitidos no sábado. Os doentes e sofredores em todo o tempo devem ser tratados, mas o trabalho desnecessário deve ser estritamente evitado.

O pai que guarda o sábado, como o Pai diz, vive em santidade, pois o dia do Senhor é um dia santo. E quem o observa devidamente, cresce em santidade.

Relações uns com os outros

5. Um pai segundo o coração de Deus respeita toda autoridade

O quinto mandamento apela ao coração dos filhos, dizendo-lhes que devem honrar seus pais. Este dever é também dos pais: respeitar toda autoridade estabelecida. Quando age assim, ele inculca no coração de seus filhos um profundo senso de respeito às autoridades; deste modo se estabelece um clima de respeito e bom convívio.

6. Um pai segundo o coração de Deus respeita a vida

O sexto mandamento proíbe o assassinato; palavra aqui usada aponta para uma ação premeditada e intencional. Ao proibir o assassinato, Deus nos ensina que Ele detesta a raiz do assassinato, que é a inveja, o ódio, a raiva, o desejo de vingança, etc. Porque se esses sentimentos não existissem, certamente ninguém mataria alguém. Tais sentimentos nos levam à desvalorização da vida do outro, e à consequente supervalorização da nossa vida, e assim nos tornamos assassinos em potencial.

Pais segundo o coração de Deus respeitam a vida, não apenas evitando o assassinato, mas também evitando humilhar e rebaixar pessoas. Assim, seus filhos crescerão confiantes e seguros.

7. Um pai segundo o coração de Deus é puro

Pais não apenas devem evitar atos de impureza, mas pensamentos e desejos sensuais, ou qualquer prática com a tendência de excitar os sentidos. Ele deve ser puro na vida exterior, mas também nos intuitos e emoções secretos do coração. Sua pureza santificará seu casamento, e será um poderoso testemunho para seus filhos e filhas, que futuramente formarão suas próprias famílias.

8. Um pai segundo o coração de Deus é honesto

A honestidade significa estrita integridade nos mínimos detalhes dos negócios da vida, bem como evitar o engano no comércio. E isso requer o pagamento de débitos e salários justos. O pai honesto entende que toda a tentativa de obter vantagem pela ignorância, fraqueza ou infelicidade de outrem, é registrada como fraude nos livros do Céu.

Um pai segundo o coração de Deus é honesto nas pequenas atividades e nos grandes negócios. Ele é honesto não apenas em cumprimento da lei, mas acima de tudo porque ama a Deus e às pessoas. Pode ser que a sua honestidade aqui na Terra não lhe garanta uma estátua e seu nome numa placa comemorativa. Mas certamente sua honestidade fará com que seja exemplo marcante para os seus filhos e filhas, e permitirá com que passe a eternidade desfrutando das bênçãos da Nova Terra.

9. Um pai segundo o coração de Deus é verdadeiro

Muitas vezes, por um relance de olhos, por um movimento da mão, uma expressão do rosto, pode-se dizer falsidade tão eficazmente como por palavras. Diante de tudo isto, a melhor resposta é uma vida fundamentada na veracidade.

Pais verdadeiros não prejudicam a reputação do próximo, seja pela difamação ou suspeitas ruins, ou pela calúnia ou intrigas.

10. Um pai segundo o coração de Deus é grato pelas bênçãos recebidas

A cobiça é o amor fora de proporção, fora de equilíbrio e fora de lugar. Cobiçar significa colocar nossa devoção em coisas – dinheiro, sucesso, fama – e transformá-las no centro de nossa existência, crendo que são o fundamento sobre o qual construímos a felicidade. Para o cobiçoso, as coisas se tornam mais importantes do que as pessoas e suas necessidades.

A fim de vencer a cobiça, o pai precisa praticar e promover a gratidão e o contentamento; gratidão para cultivar um coração que saiba reconhecer as dádivas recebidas, e contentamento para entender que é sensato desfrutar do que se tem, fugindo da loucura de querer obstinadamente ter o que nem precisamos ou, até, o que pode ser prejudicial.

Neste Dia dos Pais, ofereça o melhor presente aos seus filhos: seja um pai segundo o coração de Deus, praticando fidelidade, espiritualidade, reverência, santidade, respeito à autoridade e à vida, pureza, honestidade, veracidade e gratidão. Esse presente vai colocar seus filhos, sua família, no caminho da vida eterna.

Feliz dia dos pais!

Veja, abaixo, o documentário Fathers, sobre o relacionamento entre pais e filhos:

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Expectativa e paciência: duas chaves para aguardar o retorno de Cristo

“A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação …

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!