Por que a interpretação é necessária?

Uma das razões pelas quais devemos praticar a hermenêutica apropriada – a arte da correta interpretação – é com a finalidade de discernir a mensagem de Deus.[1] Um cuidadoso sistema hermenêutico pode ser muito útil para discernir apropriadamente o que Deus disse em Sua Palavra, mediante mãos e mentes humanas. Assim, a hermenêutica nos protege da utilização indevida das Escrituras, que poderia nos levar a distorcê-la para o nosso próprio interesse. Isso é possível porque a hermenêutica adequada fornece a estrutura conceitual para interpretar corretamente por meio de exegese acurada.

Uma segunda razão é para evitar ou dissipar equívocos ou perspectivas e conclusões errôneas sobre o que a Bíblia ensina. Pode acontecer que algum leitor descuidado da Bíblia entenda que, se alguém da família está doente fisicamente, é suficiente confiar em Deus mediante a oração, sem buscar assistência médica. Entretanto, será que confiar em Deus implica em não buscar ajuda médica? Por acaso não é Deus quem capacita profissionais para ajudarem no cuidado da saúde? Certamente Deus pode usar meios variados para cuidar de nossa saúde, e a ajuda profissional de um médico pode ser um deles.

Aplicação da mensagem

Finalmente, uma terceira razão para praticar a hermenêutica apropriada é para sermos capazes de aplicar a mensagem da Bíblia em nossa vida. De acordo com Carnell, termos ou expressões podem ser usados ​​em uma destas três maneiras: com apenas um sentido (univocamente), com diferentes significados (equivocadamente), e com um significado proporcional –  em parte, a mesma, em parte, diferente (analogicamente).[2] Se aplicarmos este classificação à Escritura, então podemos dizer que sua mensagem pode ser tanto unívoca, quanto equívoca, ou analógica.

A linguagem humana, por sua própria natureza, é grandemente equívoca, isto é, capaz de ser compreendida em mais de uma maneira. Dito de outro modo, o potencial para uma má interpretação está sempre presente, e isso exige a participação da hermenêutica, pois a hermenêutica procura o sentido claro das Escrituras, inspirado pelo Espírito Santo e entendido com a ajuda Dele.

Acompanhe o estudo completo da lição 6 da Escola Sabatina acessando o vídeo abaixo. Assista e compartilhe o link; dessa forma, muitas pessoas poderão se beneficiar do estudo da Sagrada Escritura.

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

A Bíblia como história

A historicidade é uma das caraterísticas distintivas da Bíblia. Mas, em que sentido essa distinção …

Deixe uma resposta

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!