Presidente mundial da Igreja Adventista faz pronunciamento sobre o coronavírus – 17/03/2020

(Nota do editor: Abaixo está a transcrição de uma mensagem em vídeo sobre o COVID-19, ou coronavírus, do presidente mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ted N.C. Wilson.)

Irmãos e irmãs, hoje eu gostaria de conversar com vocês sobre um fenômeno que está se espalhando pelo mundo: uma situação que está avançando tão rapidamente que as pessoas em todos os lugares estão se perguntando o que pode ser feito para deter esse coronavírus intruso, indesejado e potencialmente mortal, conhecido como COVID-19.

No dia 12 de março, esse vírus altamente contagioso se propagou pelo mundo, com aproximadamente 128 mil casos confirmados e mais de 4.700 mortes confirmadas. O vírus COVID-19 se espalhou de forma incrivelmente rápida, e os governos estão tomando medidas sem precedentes ao fechar fronteiras, pôr em quarentena grandes grupos de pessoas e se apressar para desenvolver uma vacina contra essa doença. Os mercados financeiros estão em queda, as escolas foram fechadas, as grandes conferências foram canceladas, as viagens foram suspensas, e a lista poderia continuar.

Leia também:

Um mal-estar geral está envolvendo o mundo, e o pânico começa a instalar-se à medida que as pessoas correm para comprar higienizador de mãos, máscaras faciais e outros itens que elas acreditam que as protegerão do coronavírus.

Quando olhamos em volta, perguntamos: Para onde tudo isso está levando? Será que isso pode ser o começo do fim? Como devemos responder, como adventistas do sétimo dia, e o que a Igreja está fazendo em relação a essa proeminente crise de saúde global?

Primeiro, não precisamos entrar em pânico. Jesus nos diz em João 16:33: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

Não surpreende que coisas ruins aconteçam neste mundo dominado pelo pecado. Às vezes, porém, ficamos surpresos com a magnitude ou com a rapidez com que as coisas podem acontecer.

E, no entanto, nada surpreende a Deus. Ao falar aos discípulos sobre o fim dos tempos, Jesus lhes disse: “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares” (Mateus 24:7, ARC).

A propósito, a palavra “peste” é um termo antigo que significa: “uma doença epidêmica contagiosa ou infecciosa que é virulenta e devastadora”.

Embora certamente o mundo já tenha visto doenças epidêmicas no passado, esta “peste” parece ter atraído uma quantidade extraordinariamente elevada de atenção e preocupação global. Para muitos, tornou-se um foco esmagador.

Nessas situações, Deus nos chama, Seu povo, para oferecer calma durante a tempestade. Devemos ser âncoras de estabilidade e pilares de esperança nestes tempos de crise ao apontarmos as pessoas para o forte fundamento de Jesus Cristo!

Quais são algumas maneiras práticas pelas quais podemos fazer isso? Deixe-me descrever três etapas importantes:

1. Certificar-se de que você está em paz com Deus.

Confesse a Ele quaisquer pecados que talvez você tenha ocultado em seu coração e aceite o perdão que Ele oferece gratuitamente a todos. Confie que sua vida está totalmente em Suas mãos e que Ele tem um plano maravilhoso para você. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, Ele diz em Jeremias 29:11 (NVI), “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.

E sabemos, com certeza, que os planos futuros de Deus para nós incluem viver eternamente com Ele em um lugar muito melhor! “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim”, Ele nos diz em João 14 (NVI). “Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.”

Portanto, o primeiro passo é certificar-se de que você está em paz com Deus. Em Isaías 26:3, lemos: “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia”. E, em 2 Timóteo 1:7, lemos: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

2. Viver um estilo de vida saudável. 

Deus não apenas promete uma vida futura melhor, mas Ele deseja que desfrutemos de boa saúde aqui e agora. Foi reconhecido por inúmeros pesquisadores e profissionais de saúde que uma das melhores formas de evitar pegar o coronavírus, ou qualquer vírus, é ter um sistema imunológico saudável decorrente de hábitos de vida saudáveis.

Os adventistas do sétimo dia são conhecidos por viver de forma saudável, seguindo os maravilhosos princípios de saúde apresentados na Bíblia e nos escritos inspirados de Ellen G. White. Viver de maneira saudável inclui boa nutrição através de uma dieta equilibrada à base de plantas, com muitas frutas e vegetais frescos, castanhas, sementes e grãos integrais, e de evitar gorduras e açúcares elevados que destroem o sistema imunológico. Exercitar-se regularmente ao ar livre e à luz do sol também é um aspecto muito importante para a boa saúde e pode melhorar muito nosso sistema imunológico.

Beber muita água não é apenas refrescante, mas vital para manter a boa saúde. Beber um mínimo de 6 a 8 copos de água por dia é importante. Ficar longe de substâncias prejudiciais como álcool, tabaco, drogas ilícitas e cafeína também é fundamental para manter a boa saúde e combater doenças. Outro elemento vital para a boa saúde é o repouso adequado, consistindo de, pelo menos, sete ou mais horas de sono por noite. Por fim, e o mais importante, é confiar em Deus. Ao nos colocarmos inteiramente em Suas mãos, recebemos a paz que Ele deseja dar, e podemos descansar plenamente em Seus cuidados.

3. Compartilhar com os outros o que você sabe!

Embora certamente não queiramos ser portadores do vírus COVID-19, não seria maravilhoso se pudéssemos ser agentes de esperança e cura ao redor do mundo? Seja uma testemunha da estabilidade espiritual e da esperança prática ao ajudar os outros a ficar em paz.

Durante esse período de crise, quando as pessoas entram em pânico, imaginando o que acontecerá a seguir, que oportunidade temos de compartilhar a mensagem de Deus com nossos entes queridos, amigos e conhecidos, vizinhos, colegas de trabalho, colegas de classe e até estranhos que encontramos! Este é um momento de abertura, quando as pessoas estão procurando, ansiando por respostas que somente Deus pode dar.

Animo você a praticar os princípios de saúde em sua própria vida e então compartilhá-los com os outros! Mostre como viver uma vida saudável pode melhorar muito nosso sistema imunológico e ajudar a prevenir doenças.

Então, ainda mais importante, Deus nos chama a compartilhar Sua Verdade, a Verdade sobre Jesus e Sua breve volta. Ofereça-se para estudar a Bíblia com eles. Você pode se surpreender com o número de pessoas interessadas em saber o que a Bíblia tem a dizer, especialmente sobre profecia e cenários do fim dos tempos.

Há vários bons recursos nos quais você pode encontrar excelentes estudos bíblicos. Um bom lugar para começar é com os guias de estudo bíblico do Está Escrito. Eles estão disponíveis no site ntplay.com/estaescrito. Outro bom recurso está no site bibleinfo.com/pt.

Portanto, novamente, eu incentivo você a:

  1. Certificar-se de estar em paz com Deus.
  2. Viver um estilo de vida saudável.
  3. Compartilhar com os outros o que você sabe.

Quero assegurar-lhe que aqui na sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, estamos monitorando cuidadosamente a situação do COVID-19 e em contato com a liderança de suas várias igrejas em todo o mundo. Estão sendo tomadas precauções em nossas igrejas, escolas e outras instituições para manter todos nós o mais saudáveis e seguros possível, e eu o incentivo a seguir as instruções dadas por sua liderança local.

Além disso, muitos estão se perguntando se a Assembleia da Associação Geral de 2020 será ou não realizada, conforme programada para este verão em Indianápolis, Indiana, Estados Unidos. Neste momento, não há planos para postergar essa Assembleia. Contudo, estamos cuidadosamente monitorando a situação, e estão ocorrendo discussões sobre vários cenários. Manteremos você informado à medida que a situação se desdobrar.

Finalmente, desejo encorajá-lo a orar sinceramente pelo derramamento do Espírito Santo. Verdadeiramente, estamos vivendo no fim dos tempos e, ao observarmos os eventos ao nosso redor, sabemos que a vinda de Cristo se aproxima. Precisamos da sabedoria e do poder do Espírito Santo para realizar a obra que Deus nos chamou para realizar neste exato momento da história da Terra. Fomos orientados por Ellen G. White: “Um grande número de preciosas almas andam em escuridão, mas anseiam, clamam e oram por luz” (O Outro Poder, p. 43). Agora é a hora, mais do que nunca, de deixar nossas luzes brilharem para Ele.

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Aplicativo 7me

Facebook Comments

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!