Programa e Sermão do Aniversário da Escola Sabatina 167 Anos

IDEIAS CRIATIVAS

Uma festa de aniversário não pode faltar o bolo, os convidados e é claro o aniversariante. Por isso realize uma escola sabatina ESPECIAL.

Veja algumas sugestões:

·Faça um mosaico com lições antigas;

·Convide os professores da Escola Sabatina e faça uma homenagem;

·Dê um brinde para o professor que está mais tempo na função;

·Dê um brinde para o professor mais jovem;

·Homenageie o professor cuja classe é 100% Maná;

·Faça uma homenagem ao Professor cuja classe levou + pessoas ao batismo;

·Faça uma ornamentação alegre e viva;

·Prepare a melhor música possível para este dia;

·Faça um mural de fotos com as ações missionárias das Unidades de Ação;

·Faça um vídeo com homenagem surpresa dos alunos aos professores;·e Convide a Igreja para o famoso “Junta panela”.

Por ser o aniversário da Escola Sabatina uma data especial, também queremos comemorar esse aniversário cumprindo a missão. Por isso, em parceria com a secretária da igreja, nesse dia lançaremos o projeto Reencontro, que consiste em buscar todos os membros que por alguma razão saíram da comunhão da igreja e trazê-los de volta. Veja como cada um pode participar:

A secretaria será responsável por fornecer a lista de pessoas por quem iremos orar e visitar.

·O Ministério da Mulher será responsável por organizar um programa de oração em favor das pessoas que se afastaram.

·O Diretor de Ministério Pessoal organizará o programa de evangelismo em cada igreja. (22 a 29 de novembro)

·O Ministério da Criança e do Adolescente organizará o trabalho com crianças e adolescentes para alcançar as crianças que se afastaram.

·O ministério Jovem trabalhará para alcançar todos os jovens que se distanciaram da comunhão da igreja.

·Cada unidade de ação trabalhará por aqueles que pararam de frequentar a Escola Sabatina,visitando-os e convidando-osa participado do evangelismo de Reencontro que acontecerá entre os dias 22 e 29 de novembro. Todos estaremos unidos no resgate aos que se afastaram.

DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO DEPARTAMENTO DA ESCOLA SABATINA

·1852- Tiago White, publicou as quatro primeiras lições da escola sabatina intituladas O Instrutor Jovem.

·1853- Tiago White, tomado pela motivação de ajudar e ensinar os jovens da igreja nascente formou a primeira Escola Sabatina, em Nova York.

·1863- Urias Smith, publica a primeira lição da Escola Sabatina para adultos. E juntamente com estes eventos, a Igreja Adventista é oficialmente formada.

·1869- G. H. Bell, preparou os estudos na forma de fascículos anuais, publicando pequenos livros do antigo testamento para crianças e de Daniel para os jovens.

·1878- Foi organizada Associação Geral da Escola Sabatina. Com o crescimento, a Escola Sabatina chegou na Europa em 1883, tendo seus primeiros grupos formados na Inglaterra e posteriormente na Suiça.

·1889- Foram publicadas lições trimestrais para os adultos e traduzidas para o dinamarquês, sueco, francês e para o Alemão.

·1895- Foi organizada a primeira Escola Sabatina, no brasil em 1895, por Francisco Ferstfall, tendo cerca de 30 membros. E após treze anos em 1908, foi publicada a primeira lição da Escola sabatina em português.

·1913- A escola sabatina, toma como ênfase Salvar Almas, e foi com esse objetivo que foram batizadas 3.500 pessoas. ·1938- Foi impresso o livro Conselhos Sobre a Escola Sabatina de Ellen White.

·1956- É publicado o Manual da Escola Sabatina.

·1995- A Conferência dissolveu os departamentos e reestabeleceu o departamento da Escola Sabatina.

·2003- Para auxiliar e treinar os pastores, professores e líderes da Escola Sabatina, foi publicado Revista Enriquecendo a Escola Sabatina.

·2007- Foi incorporado o Ciclo de Aprendizagem, para melhorar a aprendizagem.

·2011- Foi implementado pela Divisão Sul Americana o Projeto Integração de Pequenos Grupos.

·2013- Foi comemorado os 160 anos da Escola Sabatina, e nos mesmos anos foi implementado para os recém batizados o Ciclo do Discipulado. 167 anos de Escola Sabatina no Mundo. 125 anos de Escola Sabatina no Brasil.


SERMÃO COMEMORATIVO DOS 167 ANOS DA ESCOLA SABATINA

SAUDAÇÃO

Que bênção estarmos juntos nesta manhã para mais um culto de adoração ao nosso Deus. A lei de Deus ordena: “Lembra-te do dia de sábado para o santificar”. Guardar o sábado é uma bênção, pois nos aproxima de Deus e nos identifica como uma comunidade que obedece a Deus. Além disso,fortalece nossa experiência de comunhão, relacionamento e missão. Neste dia, podemos renovar nossos votos de fidelidade a Deus, fortalecer a fé, a esperança e o amor. O salmista declarou: “Este é o dia que o Senhor fez, alegremo-nos Nele. Adorai ao Senhor na beleza da Sua santidade, entrai nos seus átrios com hinos, salmos, louvor e ofertas.

INTRODUÇÃO

Hoje é um sábado comemorativo. Celebramos 167 de existência da Escola Sabatina. Em 2017 a Conferência Geral realizou uma pesquisa com os membros e perguntou que atividade da igreja mais os ajudava no desenvolvimento da espiritualidade. 80% dos respondentes disseram: Escola Sabatina. Essa escola foi estabelecida para fortalecer o estudo da Bíblia no aspecto pessoal e em grupo, desenvolver relacionamentos, relatar testemunhos e apoiar as missões mundiais. A Escola Sabatina deve ajudar os membros em sua missão de fazer discípulos. Há os que questionam como cumprir a grande comissão. Jesus disse que devemos ir e fazer discípulos. O discipulado é importante porque foca o ensino bíblico. Fazer discípulos sem ensino gera crentes raquíticos, irresponsáveis e imaturos. Esse tipo de crente pouco contribui para o reino de Deus. Pessoas que são batizadas rápido demais, muitas vezes não atingem o discipulado e se tornam crentes ativistas, frequentadores de programas e eventos. Pessoas que entendem e aceitam o verdadeiro discipulado passam pela experiência da morte do eu, são transformados, e tornam-se agentes de transformação. Vejamos como Jesus utilizou o discipulado como método de trabalho. O texto bíblico está em Marcos 3:13-14: “E subiu ao monte e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar”.

I. O DISCIPULADO ACONTECE QUANDO PASSAMOS TEMPO COM DEUS (Marcos 3:14)

A palavra “discípulo” se refere a um “aprendiz” ou “seguidor”. Um discípulo é caracterizado por três ações: Ele segue o mestre, aprende e imita. Neste sentido, fica claro porque Jesus chamou os discípulos para que estivessem com ele (Mc 3:14). Não é possível desenvolver um discipulado coerente e consistente sem passar tempo com Jesus por meio de oração e investigação bíblica e, consequentemente, imitá-Lo.Ao iniciar Seu ministério, Jesus escolheu 12 homens imaturos, sendo a maioria deles iletrados e incultos. Isso nos chama a atenção. Quando vamos iniciar um projeto, ou organizar uma equipe, queremos ter sempre os melhores. Esse método de Jesus é muito interessante. Ele não escolheu os melhores. No entanto, ao final dos três anos e meio, todos que estiveram ao lado de Cristo ficaram cheios de fé,esperança e amor e foram transformados nos melhores da época. Na medida que foram andando lado a lado com Jesus, tornaram-se semelhantes a Ele. É desta forma que acontece o verdadeiro discipulado: estar lado a lado com Jesus e com outras pessoas.

É bom deixar claro que o discipulado cristão não é uma tarefa a ser feita, mas um relacionamento profundo a ser mantido com Deus e com o próximo, para que ocorra o desenvolvimento da santificação. As pessoas passam a nos conhecer não por aquilo que cremos, ou pelo que fazemos, mas por termos um caráter amoroso, bondoso e paciente. O que as pessoas veem em nós? Veem os frutos do Espírito ou as obras da carne?

Em João 15 encontramos outra motivação ao discipulado. O verso 4 declara: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós”. A expressão “permanecer” é uma tradução do termo grego mena, que significa “permanecer ou manter contato por um tempo contínuo”. O que essa palavra sugere, então,é que os discípulos devem manter um relacionamento permanente com Cristo e total dependência Dele. Além disso, a palavra “permanecer” está precedida pelo condicional “se”; isso envolve responsabilidade da parte do discípulo. Autênticos discípulos de Jesus são autor responsáveis, não brincam de ser cristãos.Aplicação:Neste sentido, percebemos a relevância da Escola Sabatina, cujo objetivo principal é o estudo da Bíblia. Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4:4). O estudo da Bíblia é o alimento diário do cristão: “Achadas as tuas palavras, logo as comi, e elas foram gozo e alegria para o coração” (Jr 16:13). Por meio da lição da Escola Sabatina, temos alimento de qualidade para fortalecer nossa comunhão.

II. O DISCIPULADO ACONTECE EM GRUPO. JESUS ESTABELECEU UM GRUPO DE DOZE E OS ENVIOU DE DOIS EM DOIS (Marcos 3:14)

Esse é um outro aspecto do discipulado, que pode acontecer de forma individual ou em grupo, com o intuito de compartilhar a vida cristã. Jesus organizou os discípulos em grupo/unidade de ação – “[…] Jesus chamou os seus discípulos[…]”(Lc 6:13). Jesus não discipulou multidões,porque discipulado não se faz com muitos, mas com poucos. Em três anos e meio, Ele ensinou-lhes tudo o que era necessário para que, quando não estivesse com eles, com a ajuda do Espírito Santo, os discípulos fizessem uma obra maravilhosa (Rm 1:8). Você pode imaginar? Todos conheciam a fé dos cristãos.

Jesus os enviou de dois em dois – “Chamou a si os doze, e começou a enviá-los de dois em dois” (Mc 6:7). O trabalho das duplas missionárias não é novo, foi instituído por Jesus Cristo em Sua estratégia para alcançar o mundo com a mensagem de salvação. No Novo Testamento presenciamos várias duplas missionárias. Quando designou os setenta discípulos para pregarem, os enviou também de dois em dois (Lc 10:1).

Na igreja apostólica este princípio também foi praticado. Em Atos três encontramos Pedro e João formando uma dupla missionária. Ellen White, comentando sobre esse princípio, afirma: “Nenhum foi mandado sozinho, mas irmão em companhia de irmão, amigo ao lado de amigo… Teria muito mais êxito à obra evangélica em nossos dias, fosse esse exemplo seguido” (Beneficência Social, p. 61).Ainda hoje as duplas missionárias são um meio eficaz e poderoso para desenvolver pessoas e divulgar o Evangelho. “Quanto mais de perto for seguido o plano do Novo Testamento no trabalho missionário, tanto mais bem sucedidos serão os esforços empregados” (Testemunhos para Igreja, v. 1 p. 211).Aplicação:Neste dia em que comemoramos o aniversário da Escola Sabatina, lembre: o ideal é que cada unidade de ação seja um pequeno grupo. Devem se reunir durante a semana para orar, testemunhar e estudar a Palavra de Deus. Se cada unidade de ação fosse um pequeno grupo, estivesse dividida em duplas missionárias, e cada membro fosse um missionário atuante, a Escola Sabatina verdadeiramente seria uma agência missionária!

III. DEU-LHES UMA MISSÃO: “PREGUEM!” (Marcos 3:13, 14)

Próximo ao mar da Galileia, Jesus chamou os discípulos: “Vinde após mim e eu os farei pescadores de homens”. Os discípulos não se tornaram missionários da noite para o dia. Com o convívio, ao longo do tempo, foram treinados e ensinados pelo próprio Jesus para dois propósitos fundamentais:

1. ESTAR com ELE e

2. PREGAR e evangelho.

Estar com ELE significa COMUNHÃO. Observe que esta é apenas uma parte do chamado que trabalha o nosso ser, nosso caráter. A outra parte corresponde ao fazer: temos que ir, pregar, nos envolver com a salvação das pessoas. Deus não espera que façamos tudo na pregação do evangelho, mas precisamos ser fiéis em fazer a nossa parte. Cada um de nós tem um campo missionário. Faça algo, não cruze os braços! Todos que são chamados à salvação, são chamados também a se engajarem na missão de fazer discípulos. Ellen White confirma essa visão no livro O Desejado de Todas as Nações, p. 128: “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva, faz-se fonte de vida”.

Milhares de pessoas nestes últimos dias estão famintas e sedentas de ouvir a Palavra de Deus. Nossa missão é compartilhar a mensagem divina com as pessoas, é ensinar. Pregar o evangelho é uma ORDEM de vida ou morte eterna. Reflitam comigo: se as pessoas dependerem do seu testemunho e esforço pessoal para conhecer a Cristo e serem salvas, quantas delas estarão no reino de Deus? A respeito da importância de pregar o evangelho, o apóstolo Paulo escreveu: “Ai de mim se não pregar o evangelho”. Pregar o evangelho é um privilégio, uma alegria e uma honra. Faz bem para quem ouve e para quem ensina. Transforma a vida de quem ouve e de quem ensina. Reaviva a fé, aumenta o amor por Jesus, pela igreja e pelo semelhante. Pesquisa realizada pelo instituto Moody nos Estados Unidos contatou que 90% dos que se declaram cristãos, serão excelentes líderes, excelentes adoradores, porém nunca terão a alegria de conduzir uma pessoa a Cristo. Não esqueça: pregar o evangelho é um privilégio, uma alegria e uma honra. Experimente! Você terá uma renovação espiritual em sua vida! Identifique um amigo, um vizinho, uma pessoa, uma família que se afastou na igreja. Ore por eles, ore com eles, visite para confirmar a fé e convite para a semana de colheita e reencontro na última semana de novembro. Não podemos ficar de braços cruzados, estamos vivendo nos últimos dias.Aplicação:A partir desse sábado estaremos orando pelos nossos amigos, parentes, vizinhos, interessados e pessoas que se afastaram da comunhão da igreja. A secretária da igreja e o coordenador de interessados distribuirão os nomes dessas pessoas aos professores da Escola Sabatina, para que dividam entre as duplas de visitação na classe. Vamos orar e trabalhar para que mais pessoas sejam salvas. Nos dias 22 e 29 de Novembro 2020, teremos uma semana de colheita. No dia 28 de Novembro 2020 teremos o programa do reencontro.

CONCLUSÃO

Vimos hoje que Jesus chamou os discípulos para seguir, imitar e aprender Dele. O discípulo precisa passar tempo de qualidade com Jesus por meio do estudo da Palavra de Deus e a oração. Vimos que a Escola Sabatina nos ajuda nesse propósito de estudar a Bíblia para ensinar outras pessoas. Aprendemos que fazer discípulos de acordo com o modelo de Jesus não é uma tarefa complicada. É bem simples: coloque-se ao lado das pessoas para ajudá-las a seguir Jesus.Aprendemos que o discipulado acontece melhor em unidades de ação, pequenos grupos e duplas missionárias. Se você não faz parte ainda de uma dupla, ou de um pequeno grupo, ou de uma unidade de ação da Escola Sabatina, desafio você a participar. Você receberá inúmeras bênçãos de Deus! Neste dia comemorativo da Escola Sabatina, quantos de vocês querem se comprometer em estudar diariamente a lição, fazer a assinatura da lição, ser um aluno ativo, pontual, e transformar a unidade de ação em pequeno grupo? A Escola Sabatina é um instrumento de Deus para fortalecer nossa fé e nos preparar para o tempo do fim. Amem! Ore e dedique a todas a decisões.

Divisão Sul Americana

Adaptação: Paulo Godinho

Facebook Comments

sobre baixoguandu

Avatar
É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Tema/Perfil do Facebook dos 167 Anos da Escola Sabatina

Facebook Comments

Deixe uma resposta

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as). Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!