Qual é o nosso legado à próxima geração?

Entre os dias 21 de janeiro e 21 de fevereiro de 2020, cidadãos ingleses foram convidados a responder uma pesquisa intitulada #5BigQuestions. A pesquisa contém cinco perguntas curtas e teve como objetivo promover um diálogo a nível nacional sobre os menores de cinco anos, a fim de construir a geração mais saudável da história. O objetivo é que a população reconheça que todos têm um papel em garantir bases sólidas e saudáveis ​​que possibilitarão resultados ao longo da vida das próximas gerações.

Para os coordenadores da pesquisa, existe uma forte correlação entre o bem-estar dos pais ou responsáveis ​​e o desenvolvimento de seus filhos nos primeiros anos. Isso justifica a importância de apoiar crianças e famílias durante esse período crucial de suas vidas.

Leia também:

Trabalhar para construir a geração mais saudável da história é um legado importante. Mas há outros. Há legados deixados por aqueles que buscam beneficiar a humanidade e constroem estruturas físicas importantes e necessárias como pontes, túneis, aberturas de estradas, usinas, conservatórios ou mesmo poços artesianos em áreas de seca.

Outros legados são construídos em forma de catedrais, universidades, museus, bibliotecas, prédios, monumentos artísticos, etc. E ainda há legados que são frutos de invenções, descobertas e pesquisas nas mais diversas áreas da ciência e tecnologia. Muitos desses legados são de grande benefício às gerações atuais e posteriores.

A ideia de legado

A história nos mostra que há pessoas que deixaram legados sem nunca terem construído um prédio, uma ponte, uma parede ou se envolvido com pesquisas e invenções. Prova que todos podemos impactar a vida de alguém independente de recursos financeiros e acadêmicos. Legado, portanto, não é apenas herança, testamento, bens e recursos. Tem a ver com relacionamento mútuo e dinâmico no qual se transmitem valores e atitudes, de uma geração a outra, com o propósito de transformar vidas (Boston, 1976).

A Bíblia lista muitas pessoas como fontes de inspiração para todo pai, mãe e professor (a) que deseja deixar um legado às próximas gerações. São pessoas como nós, mas que planejaram viver tendo como base a verdade. E, como parâmetros, valores e princípios saudáveis que transmitem aos filhos. Uma dessas pessoas foi Davi.

O doutor Brian Dodd (2015), especialista em liderança, recorre ao livro de I Crônicas 28 e 29, onde o rei Davi, que se aproxima da morte, olha para seu filho Salomão, o futuro rei, e diz: “Você, meu filho Salomão…”  E então descreve um belo modelo de legado para a próxima geração resumido aqui em dez tópicos.

10 tópicos

Você deixa um legado quando pratica o discipulado – No verso 9 do capítulo 28 de I Crônicas, Davi diz: “Quanto a ti, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai”. Deixar um legado significa contar aos mais jovens sobre quem é Deus, o que Ele fez por você, falar de Sua bondade e fidelidade.

Você deixa um legado quando incentiva – A próxima geração está morrendo por falta de inspiração. Davi diz, no verso 10: “porque o Senhor te escolheu para edificar uma casa para o santuário; seja forte e faça”.

Você deixa um legado quando procura equipar – É preciso transmitir à próxima geração nossos conhecimentos, habilidades, projetos, experiências e mesmo nossos sonhos. Isto é o que Davi fez, conforme registrado nos versos 11 e 12.

Você deixa um legado quando oferece o que tem de valor – Nos versos 13 a 19, Davi fornece uma lista de recursos e seu próprio apoio ao filho para que complete a construção do templo.

Você deixa um legado quando capacita – Há crianças e jovens inseguros.  É vital que saibam que você os apoia. Davi diz ao filho no verso 20: “Seja forte e de bom ânimo, e faça-o; não tenha medo nem se assuste porque o Senhor Deus, meu Deus, estará contigo. Não te deixará nem te desamparará, até que acabes todo o trabalho para o serviço da Casa do Senhor”.

Você deixa um legado quando reafirma alguém publicamente – Por vezes, é preciso emprestar nossa influência mostrando aos outros que a mão de Deus está presente com nosso filho, ou aluno. O rei Davi referiu-se a seu filho como “Meu filho Salomão, a quem somente Deus escolheu” (I Crônicas 29:1).

Você deixa um legado quando lembra à próxima geração que há trabalho a ser feito – Davi diz ao povo: “Salomão é jovem e inexperiente, e esta obra é grande”.  É preciso ser transparente, autêntico e honesto com a próxima geração, chamando-a à responsabilidade.

Você deixa um legado quando aponta para Deus – Davi deixa claro ao filho no verso 1 que “o templo não é para o homem, mas para o Senhor Deus”. Apesar do privilégio de receber as honras pelo templo, que inclusive levará o nome do filho, Davi o lembra que não se trata dele, mas de Deus.

Você deixa um legado quando tranquiliza – O rei Davi lembrou a Salomão que o projeto estava bem encaminhado, apresentando nos versos 2 e 3 do capítulo 29 a lista do que já existia. Por vezes, é preciso lembrar nossos filhos e alunos que não estão sozinhos em seus desafios, que podem contar com o nosso apoio, experiência e mesmo provisão.

Você deixa um legado quando confia – Nos versos 5 a 9, o rei Davi pergunta ao povo: “Quem está disposto a consagrar-se hoje ao Senhor?”. Confiar envolve dar liberdade de escolha aos filhos e alunos, inclusive a liberdade de consagrar a vida ao Senhor. Faça sua parte e confie, assim como Davi, que se alegrou com “grande júbilo” pela decisão do povo.

Há milhares de pessoas que só são lembradas quando seu nome está escrito em uma lápide. Faça muito mais que isso. Trabalhe em prol da próxima geração ensinando-a, orientando-a e capacitando-a para uma vida de sentido. Acima de tudo, não esqueça de viver e transmitir o legado de ser feliz, temer ao Senhor e ter grande prazer em Seus mandamentos. A promessa é de que “seus descendentes serão poderosos na terra; uma geração abençoada, de homens íntegros” (Salmo 112: 1-2).


Referências:

Boston, B. O. The sorcerer’s apprentice: A case study in the role of the mentor. 1976. (ERIC Document Reproduction Service No. ED 126671).

Dodd, B. (2015) 12 Steps To Leaving A Godly Legacy To The Next Generation. https://briandoddonleadership.com/2015/04/25/12-steps-to-leaving-a-godly-legacy-to-the-next-generation/

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Redescobrindo o sábado em tempos de pandemia

O sábado é um dia separado para adorar a Deus, testemunhar e intensificar as ações …

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!