Reavivados pelo Espírito de Profecia

Quero revelar a você um segredo pessoal meu. Dentre as disciplinas devocionais que pratico, uma que serve para me revigorar espiritualmente e ajudar continuamente na substituição de maus hábitos por hábitos melhores é a leitura de um legado literário específico: o de Ellen White. Sim, para manter-me num processo contínuo de dar lugar para que Deus vá reavivando e reformando minha vida, uma das coisas que sempre faço é ler os livros dessa “coleção”.

O teólogo Leniberto Miranda considera a autora de tais livros “uma profeta de Deus… inspirada por Deus.” E como a Bíblia ensina que o dom de profecia é “para o desempenho do Seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4:12), esse pastor, ao também colecionar vários livros da escritora e usá-los,[1] é alcançado e beneficiado por esse ministério profético do testemunho de Jesus (Apocalipse 12:17 e 19:10).

Leia também:

Há poucos dias, visitando uma senhora que já tem mais de 80 anos, rodeada por seus filhos, netos e bisnetos, todos firmes na fé, perguntei como ela havia conhecido a Igreja Adventista. Com um sorriso, respondeu: “Nasci na igreja”. E ao contar melhor a história, revelou que seu avô, depois de ter comprado e lido um livro, passara a viver como o povo remanescente, esperando com paciência, até conhecer um pastor que o batizasse e o ajudasse a vir a ser o pioneiro de toda a história do adventismo naquela cidade e região.

Voltando mais ainda no tempo, podemos visualizar, através dos registros históricos, os crentes que “estavam desencorajados após o não retorno de Jesus em 22 de outubro de 1844” sendo incentivados e edificados. A mesma autora do livro que o vovô pioneiro leu no início do século 20, há mais de meio século, recebera “uma mensagem de encorajamento através de uma revelação divina”. Sim, “Deus usou uma jovem mulher”, a senhorita Harmon, “para ajudar a igreja de Deus”[2]. Com Thiago White, seu futuro esposo, ela e vários outros tornaram-se um povo fortemente reavivado e reformado.

Papel do dom de profecia

Um pesquisador cristão enriquece academicamente, a chama da verdade da mensagem divina é acendida e passa a iluminar tantas gerações em uma localidade, e um movimento cristão mundial nasce e prospera por séculos. Tudo apenas como exemplo de tantos outros milhões que passam a ter sua fé reanimada e sua vida reorientada através do talento exercido por uma mesma serva do Senhor. Estas experiências são, visivelmente, amostras de reavivamento e reforma consequentes do exercício do dom de profecia!

O apóstolo Paulo explica que dons como esse são “para os que creem”, e orienta a estes que “busquem com dedicação o profetizar” (1Coríntios 14:22 e 39). Sempre que o povo de Deus esteve em risco de vida, a ordem “crede em Seus profetas” (2Crônicas 2:20) lhes ressoou em claro som, ao longo de toda a história. Inclusive, está profetizado que, ao aproximar-se o fim deste mundo, uma das duas características que identifica o remanescente de Deus é o Espírito de Profecia (Apocalipse 12:17 e 19:10) .[3] Nisto cremos!

A Bíblia é a Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática. Jesus é o nosso único mediador e salvador. A Igreja é o canal de oportunidade de nos mantermos na fé e participarmos da grande comissão cristã. E os testemunhos legados pelos escritos inspirados de Ellen White são a ferramenta divina para que a contextualização disso tudo possa ser relevante o suficiente para nos reavivar e reformar.

Atualmente, estou relendo Caminho a Cristo[4] e minha vida espiritual está sendo renovada pela obra do Espírito Santo. Reavive-se colecionando e lendo, em oração, os livros do Espírito de Profecia. Você pode encontrá-los aqui. Estarei em oração para que você coloque o que tiver aprendido em prática e para que Deus lhe conduza à autêntica experiência de reavivamento e reforma. Para este mesmo propósito, por favor, você pode orar por mim também?

Entenda mais sobre a vida e legado de Ellen White no vídeo abaixo:


Referências:

[1] MIRANDA, Leniberto. Teologia ao alcance de todos: sou herege agora? Só porque eu tenho livros adventistas? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5RX4HRl0cM4&t=0s (minutos 5’44 – 5’53). Acesso em: 02 mar. 2021.

[2] CAMPBELL, Michael W. Daily Bible reading: believe his prophets. Disponível em: https://www.revivalandreformation.org/?id=1322 (Commentary). Acesso em: 02 mar. 2021.

[3] Nisto Cremos: as 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 8ª ed. 2008, O Dom de Profecia, p. 276-292.

[4] WHITE, Ellen. Caminho a Cristo. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 4ª ed. 2000.

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Além disso, verifique!

A igreja e as pessoas com deficiência

Cumprir com a missão de pregar o evangelho tem total relação com a inclusão, especialmente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 9 =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!