Sermão Dia Internacional da Mulher: A Mulher em Tempos de Crise

Esta semana comemoramos o Dia Internacional da Mulher (8/3). Parabéns a todas as mulheres! Quando esta data foi criada o objetivo não era apenas comemorar, mas através de debates, palestras e conferências diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher.

Vamos abrir a nossa Bíblia para ler como foi a criação da mulher. Gênesis 2:18 a 23. Não é interessante que a mulher fez falta ao mundo antes mesmo de existir? Deus viu que não era bom que o homem estivesse só! “O próprio Deus deu a Adão uma companheira. … Eva foi criada de uma costela tirada do lado de Adão, significando que não deveria dominar, como a cabeça, nem ser pisada sob os pés como se fosse inferior, mas estar ao seu lado como sua igual, e ser amada e protegida por ele. PP 46.

Vamos parar um pouquinho e imaginar como seria o mundo sem as mulheres! Eu acho que o mundo seria mais silencioso! Não há como negar que de modo geral as mulheres falam mais que os homens! Talvez, sem querer ofender nenhum homem, as camas não seriam arrumadas toda manhã (para quê, se a noite precisariam ser desarrumadas outra vez?). Estou segura que as fábricas de tintura para o cabelo teriam que fechar! Possivelmente as sapatarias seriam bem pequenas e com pouco movimento. (enquanto o homem precisa de apenas dois pares de sapato, a mulher não fica feliz com menos de 10 a 15 pares).

Possivelmente as contas bancárias teriam menos saques. Mas com certeza o mundo seria menos alegre!  Mas foi o próprio Deus que disse que o mundo sem mulheres não era bom! E então ele criou a mulher com um propósito especial: completar, auxiliar, embelezar! Percebem que no dia em que a mulher levanta feliz, tudo flui com mais alegria dentro do lar? Já quando ela levanta de mal humor… bem, é melhor nem comentar! Deus tem usado mulheres para alcançar grandes e decisivas vitórias.

A Bíblia está repleta de histórias de mulheres que nas mãos de Deus fizeram um grande trabalho e abalaram o mundo. Gênesis 7:13. A Bíblia não cita o nome da mulher de Noé, mas tenho certeza que era uma mulher comprometida com a missão. Ela influenciou seus filhos e suas noras e todos entraram na arca. Se ela tivesse duvidado do plano de Deus, os filhos ficariam divididos e talvez não quisessem entrar na arca! A esposa de Noé é uma mulher desconhecida pelo nome, mas, reconhecida pelo caráter! O que dizer de Joquebede?

Uma escrava no Egito, mas imprimiu nos três filhos o caráter cristão. Que mulher extraordinária! Influenciou o mundo através dos seus filhos! O mais velho: Arão – o primeiro sumo sacerdote da nação; a segunda: Miriam – a primeira profetisa. E o mais novo: Moisés – o líder do povo de Israel até a terra prometida! Outra história impressionante que a Bíblia relata é a história de Ester, uma órfã, que vivia de favor na casa do seu primo. Seus pais morreram e o seu primo a tomou como filha. Era uma menina tímida certamente, mas muito bonita.

Ester 2:5 a 7. Qual era a perspectiva de futuro para Ester? As mulheres não eram muito valorizadas naquela cultura, e uma menina que perdera seus pais e sendo pobre, as chances de ser alguém na vida ficavam, bastante reduzidas. Mas, Ester tinha um valor que ninguém conhecia. Deus sabia e tinha um plano especial para ela. É possível que eu esteja falando para alguém que ainda não descobriu o valor que possui. Mas quero dizer a você que Deus tem um plano especial para sua vida, do mesmo modo que teve para a vida de Ester.

Talvez você seja uma pessoa tímida, cheia de problemas familiares. Quem sabe você  nunca se sentiu capaz de realizar nada de especial. Talvez você leve uma vida comum, porque não sabe o plano incomum que Deus tem para sua vida. De repente tudo mudou na vida de Ester. Seu primo a inscreveu para ser candidata a rainha. Ela foi viver no palácio com outras moças e durante um ano recebeu tratamento de beleza, aulas de etiqueta e tudo o mais que precisaria caso fosse escolhida para ser rainha. Estou certa que durante este período Ester não descuidou da sua comunhão com Deus. Era isso que fazia dela uma moça ainda mais bonita. Ela tinha uma beleza interior que transparecia no seu olhar, e nas suas atitudes. E olha o resultado disso: Ester 2: 17 e 18.

Ester se tornou a rainha do reino da Medo-Pérsia. Por sua influência o rei diminuiu os impostos e foi mais bondoso com as pessoas. Por orientação do seu primo ela não declarou a sua origem judia. Certamente o preconceito a teria impedido de ter se tornado rainha. Alguns anos mais tarde, Ester enfrentou a maior crise da sua vida. É na hora da crise que aparece o valor das pessoas. Vamos ler Ester 3:13 e 14. Era para acabar com os judeus e com tudo que eles tivessem. Em todos os lugares aonde chegava a palavra do rei e a sua lei, havia luto, choro e lamentação entre os judeus. O decreto dos medos e persas não podia ser revogado; aparentemente não havia esperança; todos os israelitas estavam condenados a destruição. “Mas a trama do inimigo foi derrotada por um Poder que reina entre os filhos dos homens. Na providência de Deus, Ester, judia que temia ao Altíssimo, tinha sido escolhida como rainha do reino da Medo-Pérsia. Mardoqueu era um seu parente chegado. Na sua situação extrema, eles decidiram apelar a Xerxes em favor do seu povo. Ester devia aventurar-se a ir a sua presença como intercessora. ‘Quem sabe”, dizia Mardoqueu, ‘se para tal tempo como este chegaste a este reino?’ A crise que Ester enfrentava demandava ação fervorosa e imediata; mas tanto ela como Mardoqueu sentiam que a menos que Deus operasse poderosamente em seu favor, seus próprios esforços seriam vãos. Assim Ester tomou tempo para comunhão com Deus, a fonte de sua força. ‘Vai’, mandou ela dizer a Mardoqueu, ‘ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de
dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter
com o rei, e ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço’”. PR 307.
Os acontecimentos se seguiram em rápida sucessão, e vocês conhecem o final da
história. Deus ouviu as orações e operou maravilhosamente em favor do seu povo.
A crise que alcançou o povo judeu, era exatamente a oportunidade que Deus estava
dando para que Ester cumprisse a missão da sua vida! Muitas oportunidades na vida
aparecem em tempo de crise. Estamos vivendo um tempo de crise muito séria em nosso
mundo: crise familiar, crise de valores, crise de fé. E para um tempo como este Deus
está chamando mulheres!

Mas antes de estar pronta para enfrentar a crise, você precisa se conectar com o Rei do Universo, é daí que você vai tirar força para enfrentar as dificuldades que a vida lhe apresentar. É a comunhão que vai lhe preparar para a missão! “A cada um foi distribuída sua obra, e ninguém pode substituir a outro. Cada um tem uma missão de admirável importância, a qual ele não pode negligenciar ou passar por alto, uma vez que seu cumprimento envolve o bem de alguma alma, e a negligência da mesma, a ruína de uma criatura por quem Cristo morreu”. SC 8.

Deus quer usar mulheres na terminação da Obra. Mulheres que compreendam que estamos vivendo os momentos finais da história deste mundo. Mulheres comprometidas com os valores cristãos e dispostas a pagar o preço de não conformação com este mundo. Mulheres que possam ser usadas por Deus para cumprir a missão! “Se onde hoje existe uma mulher, houvesse vinte que fizessem dessa santa missão sua obra acarinhada, veríamos muito mais pessoas convertidas à verdade”. SC 28. Quem sabe, se para um tempo como este: tempo de decadência moral, tempo de desmoronamento da família, tempo de desrespeito pelo ser humano, tempo de falta de amor, tempo de caos no nosso mundo; é que Deus colocou você aqui. Está você disposta a cumprir a missão que Deus lhe confiou? Lembre-se! Deus não precisa de pessoas capacitadas, porque Ele capacita a todos que chama! Ele só precisa de pessoas disponíveis! Está você disposta a cumprir a missão que o Senhor lhe confiou? Coloque-se nas mãos dEle e permita a atuação do Espírito Santo em sua vida e você poderá ser usada como um instrumento de bênçãos!

Amém!

Daise Reis
Terapeuta conjugal e familiar

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Além disso, verifique!

Revista: Nosso Amiguinho – Esperança para Sempre

Arquivo em PDF da revistinha do Nosso Amiguinho – Esperança para Sempre. Facebook Comments Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − nove =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!