Sermão e Programa Sugestivo – Dia Mundial dos Desbravadores 2020

Para baixar o arquivo em PDF clique no botão abaixo.

FAZER DOWNLOAD AQUI


Alegria na terra, Maior alegria no céu!

Dia Mundial dos Desbravadores – 12/setembro/2020

Orientações aos Diretores

1 – A Semana do Lenço é de 06 a 12 de Setembro 2020. Motive todo o seu Clube a usar o lenço do desbravador em toda a semana. Se eles já estão tendo aulas presenciais no Colégio, podem usar o lenço. Se ainda estão com aulas online, que usem o lenço assim mesmo dentro de casa. Queremos testemunhar através do lenço, seja em locais públicos ou nas redes sociais mostrando para as pessoas o que é o Clube e convidando amigos para serem desbravadores também.

2 – Se sua Igreja ainda não estiver tendo Cultos presenciais por causa da Pandemia do Coronavírus, então use sua criatividade para adaptar as ideias acima para o Dia Mundial do Desbravador e o Batismo da Primavera. Ao fazer uma transmissão online por Zoom, Youtube, Instagran, Facebook ou outro meio virtual, será necessário reduzir o tempo do programa e criar oportunidades para que o Desbravador seja valorizado e motivado a tomar decisões por Jesus mesmo online. Fale com seu pastor e busquem maneiras de fazer o Batismo da Primavera obedecendo as orientações locais sobre os cuidados (uso de máscara, álcool em gel, distanciamento etc.) Que tudo seja feito com segurança. Talvez em alguns lugares os batismos terão que ser realizados individualmente ou separadamente: um a cada hora, um em cada casa, um a cada dia, etc.

3 – Opções de Hinos para o culto: 219 – Sempre Alegre; 217 – Ando sempre alegre; 230 – Sou feliz com Jesus; 233 – Com Cristo no meu coração.

4 – Você pode imprimir uma folha de papel e entregar para cada um na entrada da Igreja com os dizeres:

“5 motivos que me trazem alegria”

1 – ________________________

2 – ________________________

3 – ________________________

4 – ________________________

5 – ________________________

Escreva o nome de uma pessoa que você quer levar a Jesus: __________

No início do culto, a oração de joelhos pode ser feita de dois em dois, onde eles lerão um para o outro os 5 motivos de alegria e o nome de alguém para testemunhar de Jesus.

5 – Opções de decoração da Igreja: a) Colocar um lenço amarelo gigante na entrada da Igreja. b) Fazer um banner ou cartaz com a frase: Alegria na terra, maior alegria no céu! 70 anos do Ministério dos Desbravadores c) Em frente à Igreja ou em outro local apropriado, prepare um pequeno Museu do Clube, com troféus de Camporis, fotos de acampamentos, recordações do início do Clube, fotos de batismos de desbravadores, etc. Deixe um Diretor Associado ou um Conselheiro responsável por cuidar do “Museu” e explicar sobre os itens do Clube aos mais interessados. d) No Museu do Clube é importante deixar um livro ou umas folhas para a assinatura de todos os que participaram das Comemorações dos 70 anos do Ministério dos Desbravadores.

6 – Desafie os desbravadores e líderes para convidarem os ex-desbravadores para a Comemoração dos 70 anos. A melhor maneira é visitar de surpresa o ex-desbravador com uma Unidade e cantarem o Hino dos Desbravadores na janela da casa.

7 – A Semana da Esperança, 19 a 26 de setembro, será um evangelismo unindo todos os Departamentos da Igreja e começará no próximo sábado. Planeje envolver todo o Clube para convidar familiares, amigos, vizinhos aos programas. Prepare as Unidades para ajudarem na recepção; distribuição de materiais, Bíblias, prêmios; nos momentos de louvor; enviarem convites pelas redes sociais, etc. Motive toda a Igreja em algum momento do Dia do Desbravador para orar pelo Evangelismo.

8 – Participação dos Desbravadores no sermão. Crie oportunidades para que eles leiam os versos bíblicos; ajudem nas ofertas e dízimos e no Momento Infantil.
Outra maneira de tornar mais interativo o sermão é preparar carinhas tristes e felizes
(frente e verso) em papel grosso, ou papelão com um suporte para que alguns Desbravadores escolhidos se levantem ao serem mencionadas fontes de alegria passageira. (Está na parte I b) do sermão). Por exemplo: quando você mencionar “comer
demais”; um desbravador levanta a carinha feliz . Mas quando você explica que se comer demais pode fazer muito mal para a saúde, ele vira a carinha feliz e mostra do outro
lado a carinha triste . E assim por diante em cada “fonte passageira de alegria”. Ao final do sermão eles podem colocar as carinhas felizes ao lado ou em volta do tanque batismal.

9 – No site www.encontreumclube.org você tem os dados dos Desbravadores no mundo, na Divisão Sul Americana, por país etc. Você pode mostrar quando estiver falando dos 70 anos do Ministério dos Desbravadores. Também no site http://adv.st/Diadbv você pode baixar os logos, vídeos e arquivos que podem ser mostrados no programa sobre o Batismo da Primavera, o crescimento dos Clubes na DSA, etc.

10 – O Batismo da Primavera envolve os Departamentos dos Desbravadores, Aventureiros, J.A., Ministério da Criança, Ministério do Adolescente, Escola Sabatina dos menores até os Jovens e a Escola ou Colégio Adventista. Vocês podem fazer um grande batismo unindo todos os Departamentos, ou fazer em cada fim de semana de setembro uma cerimônia batismal de cada área.


Maior alegria no céu!

Sermão para o Dia Mundial dos Desbravadores 12/setembro/2020 Texto principal: Lucas 15:7 e 10.

Introdução

Sejam todos bem-vindos ao Dia Mundial dos Desbravadores. Nossa Igreja está em festa hoje. Temos muitas vitórias para comemorarmos juntos e queremos fazer o que disse o apóstolo Paulo em Filipenses 4:4 “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos”.

I – Motivos de Alegria

Vamos pensar em alguns motivos mais comuns que nos trazem alegria.

a) O que te traz alegria? Receber um presente; tirar nota 10 na prova; saborear a sobremesa favorita; vencer um jogo; fazer um gol; ir a uma festa de casamento; Dia de Natal; Formatura; receber uma surpresa agradável; o Dia de Aniversário.

b) Fontes de Alegria passageira Existem mil maneiras diferentes em que a maioria das pessoas sem Deus no coração buscam encontrar alegria. Muitas dessas coisas são prejudiciais à saúde e trazem somente uma alegria passageira: Comer demais; contar piadas indecentes; bebida alcoólica; cigarro; drogas; jogos de azar; loteria; pornografia; vício em jogos de videogame. Tudo isso pode proporcionar um pouco de prazer no princípio, mas terminará em tristeza, frustração, vergonha, etc.

c) Motivos de Alegria no Clube de Desbravadores No Clube de Desbravadores temos muitas atividades que nos dão alegria como: acampamentos; Investidura; Aventuras com a Unidade; Campori. Por isso que sempre falamos que “Uma vez Desbravador, sempre Desbravador”.

II – Motivos de Alegria na Bíblia

Já vimos alguns exemplos de fontes erradas de encontrar a felicidade. Também vimos algumas coisas que nos trazem alegrias passageiras. No Clube de Desbravadores temos muitas atividades que nos trazem alegria porque estão baseadas na Bíblia, e por isso vamos ver…

a) O que traz a verdadeira alegria?

A Palavra de Deus nos mostra o caminho da verdadeira alegria. Acompanhe em sua Bíblia os bons e saudáveis motivos de alegria:

1. Ir à Igreja nos traz alegria. Salmo 122:1 “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor”.

2. A alegria torna bonito o rosto. Provérbios 15:13 “O coração alegre aformoseia o rosto”.

3. A alegria é um verdadeiro remédio. Provérbios 17:22 “O coração alegre serve de bom remédio”.

4. A Bíblia nos faz felizes. Jeremias 15:16 “Quando as Tuas Palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo”.

5. A amizade dos irmãos é fonte de alegria. Filipenses 4:1 “Meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês são a minha alegria e a minha coroa”.

6. Falar de Jesus algumas vezes é difícil, mas o resultado é uma grande benção. Salmo 126:6 nos diz que “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria trazendo os seus feixes”. 7. Um dos maiores motivos de alegria deve ser por causa da salvação. Lucas 10:20 “Alegrem-se… porque seus nomes estão escritos nos céus”.

b) O que devemos fazer com alegria. 1. Devemos ser fiéis e entregar nossos dízimos e ofertas com alegria. II Coríntios 9:7 “Deus ama a quem dá com alegria”. 2. Devemos participar do culto e servir a Deus com alegria. Salmo 100:2 “Prestem culto ao Senhor com alegria”. Uma outra versão diz: “Servi ao Senhor com alegria”.

c) “Deus X Alegria” ou “Deus = Alegria”? Algumas pessoas pensam que a alegria é pecado, ou que os cristãos devem ser sempre sérios e carrancudos. Elas imaginam que a vida cristã é um fardo pesado que precisamos carregar, por isso o sofrimento e a dor são a marca dos seguidores de Jesus. Realmente o caminho para o céu é estreito e por muitas vezes enfrentaremos dor e sofrimento mas Jesus veio para nos dar vida e vida em abundância. Deus nos criou para sermos felizes. No Salmo 16:11 lemos que na presença de Deus há abundância de alegrias. Deus coloca alegria no nosso coração. Salmo 4:7

III – Alegria na terra Neste ano de 2020 estamos comemorando os 70 anos de alegrias no Ministério dos Desbravadores

a) Um pouco de história No ano de 1919 o Pr. Arthur Spalding começou um Clube, para seus dois filhos Ronald e Winfred e alguns amigos deles, que chamou de “Escoteiros Missionários” em Madison, Tenessee, EUA. Em 1922 a Associação Geral adotou os nomes de Amigo, Companheiro e Guia para o que era chamado de Classes Progressivas. Hoje se chama de Classes Regulares. O Pr. C. Lester Bond, que era o Departamental dos Missionários Voluntários da Associação Geral, preparou a primeira Especialidade em 1928. O primeiro acampamento de verão aconteceu em Lina Lake, Michigan, EUA, em 1926. A história contada no Fogo do Conselho de um acampamento em 1928, do explorador americano John Fremont impactou muito os juvenis. Eles queriam ser como o desbravador Fremont. Possivelmente a partir de então o nome Desbravador foi usado por Mackim e Johnston nos seus Clubes na Califórnia. Aos poucos os Clubes foram se multiplicando nos Estados Unidos. Em uma quinta-feira, dia 24 de agosto de 1950, a Comissão da Associação Geral votou oficialmente reconhecer o programa do Clube de Desbravadores. Foi também aprovado um Guia para organizar Clubes e que as reuniões fossem semanais ou a cada duas semanas, num dia de semana e que as atividades incluíssem excursões, acampamentos, hobbies e recreação. 70 anos já se passaram mas o Clube continua se desenvolvendo e aprimorando suas atividades de salvação e serviço.

b) Muitas bênçãos Poderíamos citar uma grande quantidade de benefícios que o Clube oferece aos adolescentes, mas agora vou citar 3 principais bênçãos para nossa Igreja: Evangelismo, Conservação, Fábrica de Líderes. Evangelismo – a maior quantidade de pessoas batizadas na Igreja Adventista na América do Sul em todos os meses do ano está na faixa até os 15 anos de idade.

Com as Classes Bíblicas e as atividades espirituais, o Clube ensina sobre a Bíblia e Jesus durante o ano todo. Conservação – O número de apostasia entre juvenis e adolescentes até os 15 anos é 10 vezes menor entre os Desbravadores e aventureiros. Somos a maior instituição de conservação da fé na Igreja. Fábrica de Líderes – mais de 92% dos pastores, mais de 70% dos anciãos, mais de 90% dos Calebes, quase 100% dos jovens que participam do projeto “Um ano em missão” na Divisão Sul Americana foram ou continuam sendo desbravadores. O Clube funciona como se fosse uma “fábrica” de futuros líderes da Igreja. Baseado nessas 3 bençãos nosso sonho é resumido em uma frase: “Em cada Igreja um Clube”, e estamos muito felizes porque em nossa Igreja esse sonho é realidade.

c) Grande alegria Desde o primeiro Clube na América do Sul na Igreja de Miraflores no Perú na década de 50 a formação de Clubes foi rapidamente alcançando todos os países da DSA. Hoje somos 12.272 Clubes com 326.385 desbravadores na América do Sul. Em todo o mundo somos 58.361 Clubes com 1.728.936 desbravadores. (veja números atualizados em www.encontreumclube.org) O crescimento foi quase que estratosférico na DSA com 179.337 desbravadores, aventureiros e líderes em 2010 para 466.293 em 2019. De cada 6 membros adventistas um é desbravador ou aventureiro. Por todas essas bênçãos é que estamos muito felizes hoje.

IV – Maior alegria no céu!

A Bíblia apresenta motivos ainda maiores para ser alegre. Inclusive é retratado como alegria eterna ou perpétua.

a) Alegria eterna para os resgatados. Isaías 35:10. Deus pagou o nosso resgate e não há notícia mais importante do que essa: fomos resgatados do pecado e das mãos do Inimigo, estamos salvos! Por isso temos alegria eterna!

b) Grande alegria por um pecador arrependido. Em Lucas 15:6 vemos a reação do pastor que tinha 100 ovelhas, perdeu uma, mas foi procura-la até a encontrar. “Alegrem-se comigo pois encontrei minha ovelha perdida”. “De todas as alegrias que a vida tem para oferecer, nenhuma se compara à de encontrar um pecador perdido e levá-lo a Jesus”. Comentário Bíblico Adventista Volume 5 p. 901

c) Festa no céu! Ainda em Lucas 15:7 lemos que “haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por 99 justos que não precisam arrepender-se”. Por isso hoje temos o privilégio de fazer festa na terra e saber que há maior festa no céu quando pecadores arrependidos se entregam a Jesus. Depois de participar das Classes Bíblicas do Clube temos hoje esses Desbravadores que em poucos minutos irão ser batizados para perdão dos pecados deles; para terem os nomes escritos no livro da vida no céu. Nenhum motivo de alegria na terra pode ser maior do que este. Podemos ver a alegria no rosto dos que serão batizados, de seus irmãos, pais, de toda a Igreja. Podemos imaginar os anjos do céu saltando de alegria, cantando de alegria, voando de alegria porque mais alguns pecadores aceitaram a Jesus como Salvador.

Conclusão

Lucas 15 nos apresenta 3 parábolas: da ovelha, da moeda e do filho. A ovelha estava perdida, a moeda estava perdida e o filho estava perdido. A situação é de muita tristeza. Mas a história muda completamente quando a ovelha, a moeda e o filho são encontrados, salvos, reintegrados, restaurados. Agora o resultado é alegria, muita alegria, motivo de fazer festa. E Jesus conta essas parábolas para enfatizar que a maior alegria acontece no céu quando o um pecador se arrepende, quando um filho de Deus volta para os braços de Jesus, quando o plano da salvação é aceito. A comemoração dos 70 anos do Ministério dos Desbravadores no mundo é um grande motivo de alegria hoje. Rever as bênçãos de Deus proporcionados ao nosso Clube desde o começo também nos enchem de alegria. Mas o nosso maior motivo de alegria hoje é termos o privilégio de assistir o batismo desses preciosos filhos de Deus. O Batismo da Primavera é um dos maiores batismos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Neste mês de setembro milhares e milhares de Desbravadores, Aventureiros, Jovens e tantos outros estão sendo batizados em toda a América do Sul. Mas agora chegou a sua vez de participar desta festa espiritual. O convite de Deus é pra você agora. Queremos orar por você que ainda não foi batizado para que tome sua decisão agora. Você que se sente como a ovelha perdida e precisa dos braços do bom pastor Jesus Cristo para resgatá-lo, venha à frente. O convite de Jesus também é pra você que precisa voltar para a Igreja, voltar ao convívio dos irmãos. Você que, como o filho pródigo, esteve longe do Pai celestial, precisa voltar a ocupar o seu lugar aqui na Igreja. Você pode se sentir sujo, envergonhado, com medo de ser derrotado novamente, mas nosso amorável Pai do céu quer te dar novas vestes de justiça, novo coração. Então este é o momento para você vir aqui à frente para trazer alegria a todos e fazer festa no céu. Mas há um grupo ainda aqui na Igreja que precisa se levantar. São representados pela moeda perdida. Estou falando com você que está sempre na Igreja, mas sente que está meio perdido, sente que poderia fazer mais para salvar pessoas e tem feito pouco. Se você sente o toque do Espírito Santo no seu coração para estar mais ativo no testemunho, levando o Evangelho aos outros, fique em pé agora. Levante-se para buscar uma reconsagração, um reavivamento e vamos todos nos unir nos momentos finais da história deste planeta, para resgatar pessoas para o reino de Deus e fazer festa no céu!

Oração

Pr. Udolcy Zukowski

Diretor do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros

Divisão Sul Americana

Facebook Comments

sobre baixoguandu

É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES.

Além disso, verifique!

Desbravador Feliz 7 Play

Amigo #Desbravador agora no Feliz 7 Play tem uma área só para você. Acessa Aqui: …

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!